O varejo digital é um ambiente muito abrangente e acessível que está vivendo um crescimento exponencial a alguns anos.

Esse é um lugar cheio de oportunidade para empreendedores de todos os tamanhos em busca de um objetivo em comum: construir um negócio lucrativo e estável através dos marketplaces.

E os números não mentem, pois, segundo a 42ª edição do Webshoppers, considerado o mais amplo relatório sobre e-commerce do país, elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento de todo e-commerce brasileiro em 2020.

Dado o aumento da procura por esse modelo de negócio, também acabou se ampliando o interesse dos vendedores por um hub de integração, que é considerado a ferramenta de principal auxílio para esse estilo de comércio.

 

Mas afinal de contas, o que é um hub de integração?

Caso você já tenha ouvido falar, mas não entendeu muito bem sobre o que se tratava, vamos te explicar agora o que é de fato um integrador de marketplaces.

O hub de integração centraliza a auxilia em todo o processo de gerenciamento de vendas no ambiente virtual, e mais especificamente nos marketplaces.

Ou seja, ele tem como principal função fazer a integração entre todos os canais de venda do seu negócio.

Com todos os canais integrados, todas as informações são disponibilizadas em um único painel, onde o lojista consegue fazer todo o gerenciamento do seu negócio, desde a criação e exportação de produtos até emissão de notas fiscais, por exemplo.

Já que você agora sabe de modo geral sobre o que se trata o hub de integração e quais seus benefícios, leia o artigo até o fim e veja alguns pontos importantes para se atentar na hora de escolher o seu primeiro.

 

 

Especialista em integração com marketplaces

Se o objetivo do seller é expandir e melhorar o seu negócio nos marketplaces, antes de qualquer coisa ele precisa começar sua pesquisa pelos integradores que possuem familiaridade e parcerias com empresas que atuam nesse modelo.

Além disso, é sempre bom visitar páginas e perfis para descobrir com quais marketplaces esse hub possui integração e, se for com algum que você já trabalha ou pretende, melhor ainda.

Geralmente, um hub de integração de qualidade possui funcionalidades exclusivas com canais de venda parceiros, fique atento a isso.

 

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Estrutura da empresa

Após estabelecer quais empresas possuem especialização em marketplaces, o próximo passo é fazer uma análise e pesquisa mais profunda de quais são os melhores estruturalmente.

Métodos de observação:

  • Avaliações feitas pelos clientes;
  • Comentários em fóruns como o Reclame aqui;
  • Se ela é bem recomendada por outros lojistas;
  • Possui uma boa organização digital: site e redes sociais;
  • Cases de sucesso.

A primeira impressão é geralmente a que fica, portanto, a que se mostrou mais confiável para você de acordo com esses requisitos que listamos merece ser considerada, acima de tudo, porque conseguiu construir uma boa reputação.

 

Faz um bom atendimento

Quando se diz respeito a algo que está interferindo diretamente na sua operação, não se pode esperar. É normal aparecer algumas dúvidas e obstáculos durante a jornada de venda, porém é nessa hora que o serviço de suporte do hub de integração deve aparecer e resolver a questão da forma mais ágil possível.

Essa dica também vale para os sellers, nos dia de hoje a base de tudo é uma boa comunicação, logo o melhor tipo de atendimento existente é aquele realizado de forma humanizada, atenciosa e proativa.

Atenção: fique de olho nos integradores que apenas disponibilizam um único canal de atendimento e não oferecem outras alternativas para entrar em contato, como, por exemplo, telefone, WhatsApp e e-mail.

 

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Possui um sistema com estabilidade

Esse ponto está, de certa forma, relacionado com a parte estrutural do hub de integração, pois, antes de qualquer coisa, ele precisa otimizar e agilizar suas vendas no marketplace e não o contrário.

No papel todos podem até prometer um serviço 100% eficaz que é à prova de quedas, mas, na prática, já é outra história.

Isso se deve, primeiro, devido ao aumento considerável no tráfego de pessoas comprando online, principalmente em datas sazonais. A maioria dos lojistas hoje em dia fecha parcerias com os integradores justamente para não deixar a loja sobrecarregada.

Mesmo que não seja um trabalho nada fácil para o sistema, pois o fluxo de informações com dezenas de SKUs recebe constantes atualizações, é fundamental que consiga dar conta sem travar ou cair. Afinal de contas, o bem-estar financeiro do seu negócio depende dele a partir de agora.

Lembrando: é aí que mora uma das relações mais custo-benefício de se possuir um hub de integração, todo esse processo é realizado sem a necessidade do seller arcar com a contratação de funcionários para conseguir dar conta do fluxo.

 

Conclusão

Conforme a projeção mais recente realizada pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do comércio digital no país, para 2022, a tendência é que a receita do e-commerce cresça por volta de 9%, alcançando mais um faturamento recorde de R$ 174 bilhões neste ano.

É preciso se destacar positivamente, oferecendo a melhor experiência de compra. Porém, para conquistar esse nível você precisa antes de qualquer coisa ter a operação do seu negócio em pleno funcionamento e controlada.

Caso você tenha se interessado pela possibilidade de trabalhar com um hub de integração completo e com integração com mais de 70 marketplaces, que vão desde dos de nicho até os de catálogo amplo, a Plugg.to é o lugar certo para você.

 

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