O que é engajamento social?

Engajamento social é o conceito que define o nível de interação e proximidade entre uma marca e seus consumidores. Ou seja, quanto maior o engajamento, maior é a relação de proximidade entre as duas partes.

Ter um bom engajamento é muito importante porque, além dele indicar o resultado das suas estratégias de comunicação, ele mostra o nível de satisfação dos clientes com sua marca.

Também demonstra a credibilidade que a organização está conquistando dentro do nicho em que você atua.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre engajamento social e dar algumas dicas de como o uso bem feito do Instagram e das redes sociais podem ajudar você e a sua empresa a aumentar seu engajamento!

 

Presença forte nas redes sociais

Que as redes sociais são canais de comunicação extremamente populares nos dias de hoje, já não é mais novidade. A questão é, como você vai usar algo tão poderoso para ajudar sua empresa a crescer e se aproximar ainda mais dos seus clientes?

Uma das melhores formas de criar uma relação mais próxima com seu cliente é sabendo quem ele é!

Portanto, procure saber mais sobre quem você está se relacionando.

A partir disso, você consegue ter uma noção de quais são as preferências e os gostos do seu público. É baseado nestes dados que você pode montar sua estratégia de comunicação com o objetivo de aumentar a satisfação do público, oferecendo para ele o que ele realmente procura.

 

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Público engajado

Muitas pessoas acreditam que ter um bom engajamento nas redes sociais está ligado a ter um grande número de curtidas por publicação e um perfil lotado de seguidores. Porém, isso não é verdade.

Ter um público engajado vai além disso, um público engajado é aquele que salva, compartilha, comenta e interage com sua marca, eles gostam do seu conteúdo, e isso pode ser mensurado de diversas maneiras.

Um bom engajamento se dá devido a uma junção de fatores, por exemplo:

  • Cliques;
  • Curtidas;
  • Salvos;
  • Mensagens diretas;
  • Menções;
  • Comentários;
  • Tempo de tela;
  • Compartilhamentos.

 

 

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Conteúdo salvável e compartilhável

Foque em criar conteúdo que seja de qualidade e que os usuários compartilhem com outras pessoas e salvem sua publicação.

Conteúdos que geram identificação, por exemplo, têm muitas chances de serem compartilhados, pois é uma maneira da pessoa expressar o que ela pensa usando as palavras da outra.

Existem muitas pessoas que têm dificuldade de se expressar sozinhas.

Estas duas métricas são muito importantes para o Instagram ranquear seu conteúdo; pois todo tipo de interação que é feita demonstrando que o usuário não está sendo passivo perante a publicação, é valorizada pelo aplicativo.

O Instagram também reconhece que quando os usuários gastam um tempinho para interagir com sua postagem, salvar ou compartilhar ela, mostra que seu conteúdo tem relevância, que ele atrai atenção das pessoas. Isso aumenta o seu engajamento com o público também.

 

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Consistência

Mantenha a consistência, busque sempre manter um ritmo de postagem, estar postando conteúdo de qualidade no feed e nos stories.

Se planeje bem, caso você julgue necessário fazer alguma mudança no formato do seu conteúdo, faça testes sobre a nova estratégia adotada, tenha paciência e dê tempo para seu público possa se acostumar com seu novo modelo.

Mesmo tema

Busque postar conteúdos relacionados ao seu nicho e, de preferência, que tenham o mesmo tema, sempre trazendo conteúdo com novidade e qualidade, mas se tratando de coisas relacionadas entre si.

Isso faz com que as pessoas comecem a associar aquele tema em específico com sua empresa, dessa forma sua empresa ganha credibilidade no nicho, você consegue aprofundar seus conhecimentos em um tema mais específico, isso tudo somado com material de qualidade, é capaz de tornar sua marca referência no assunto.

Redes sociais diversas

Procure usar mais de uma plataforma, algumas redes sociais possuem números absurdos de usuários, mas nem todas permitem que as pessoas façam buscas ativas tão precisas.

Portanto, opte por usar mais de uma plataforma e se esforce para manter todas suas redes sociais com conteúdo de qualidade.

Se sua empresa estiver presente em mais de uma rede social, você terá acesso a um número maior de pessoas, e vai aumentar as chances delas encontrarem sua marca.

Tente criar um conteúdo que seja relacionado entre uma plataforma e outra, sempre use suas redes sociais para divulgar seu conteúdo e convidar as pessoas a conhecer seus outros perfis.

Conteúdo legendado

Usar legendas nos seus posts faz com que você consiga uma retenção de tela maior, pois grande parte das pessoas que estão no Instagram, usam o aplicativo no mudo ou não podem podem escutar o conteúdo na hora, por esse motivo é sempre bom que seu conteúdo seja legendado.

Criando engajamento

Use toda criatividade possível para aumentar seu engajamento utilizando as ferramentas que o próprio Instagram disponibiliza.

Stories: tente utilizar algumas ferramentas do aplicativo para complementar seus stories, como por exemplo uma caixa de perguntas, ou uma enquete, são formas de incentivar as pessoas a interagirem com seu conteúdo.

Reels: busque condensar seu conteúdo para caber nos 30 segundos que a ferramenta Reels disponibiliza, isso faz com que as pessoas consumam seu vídeo até o final, quanto mais tempo as pessoas ficarem consumindo seu conteúdo melhor.

 

 

Hashtags: fazer o uso das hashtags vai ajudar a difundir sua marca e espalhar ela para mais pessoas.

Vídeos: o uso de vídeos com qualidade no Instagram faz bastante sucesso, devido a facilidade de consumir conteúdo nesse formato, portanto, apostar em vídeos tanto no IGTV, quanto no feed é sempre uma boa opção.

Neste artigo, nós falamos um pouco sobre o que é engajamento social e o quão importante ele é para sua empresa, além de dar algumas dicas de como aumentar o engajamento da sua marca no Instagram e nas redes sociais.

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