O crescimento exponencial das vendas do segmento de cosméticos e beleza é uma ótima razão para você considerar criar uma loja virtual de perfumaria online.

O setor de Beleza, Perfumaria e Saúde compõe 15,2% dos pedidos realizados no primeiro trimestre de 2021, de acordo com o 7° Relatório NeoTrust. Esse é o segmento com segundo maior volume, ficando atrás apenas do setor de Moda e Acessórios, com 16,6%.

 

 

Além disso, ainda de acordo com o mesmo relatório, o volume de compras é muito mais entre as mulheres, porém o ticket médio de compras é maior entre os homens.

Esses dados são essenciais para você entender melhor as vantagens de criar uma loja virtual de perfumaria online e quais as melhores opções de produtos e estratégias para usar.

É importante lembrar também que criar uma loja virtual não significa abrir mão da loja física. Para quem já tem um negócio, o ideal é apostar no conceito omnichannel, ou seja, explorar as oportunidades nos diversos canais.

Se você quer saber as melhores dicas para criar uma loja virtual no nicho de perfumaria online, leia este post até o final!

 

Vantagens de criar uma loja virtual de perfumaria

Atualmente, mesmo diante das dificuldades do país no campo econômico, o e-commerce tem conseguido crescer exponencialmente nos últimos anos, comprovando que as vendas pela internet configuram excelentes oportunidades de negócios para quem deseja empreender.

Com a facilidade de acesso à internet por parte da população e até a praticidade para criar uma loja virtual, não existe mais restrição. Empresas de todos os segmentos e tamanhos podem ampliar suas oportunidades de venda ao criar uma loja virtual.

Saiba quais as vantagens de criar uma loja virtual de perfumaria:

 

Segmento em destaque no e-commerce

Em meio ao cenário positivo do e-commerce, um dos destaques é justamente o mercado de beleza e cosméticos.

Na 39ª edição da Webshoppers, da e Bit/Nielsen, essa categoria é apontada – como destacamos no início do texto – como a responsável por impulsionar o crescimento do e-commerce.

 

Crescimento de pedidos

A relevância do setor é fomentada, principalmente, pelo faturamento do e-commerce brasileiro que cresceu 16,3%, para R$ 61,9 bilhões, impulsionado pelo aumento de 21% no número de pedidos, alcançando 148 milhões de compras online, frente a 123 milhões em 2018, segundo dados da 41ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen — em parceria com a Elo.

Em 2021, foi a segunda categoria a receber mais pedidos em todo o e-commerce no Brasil. As categorias de Cosméticos e Perfumaria e Moda e Acessórios lideraram o ranking das mais pedidas, além de serem as mais recorrentes e com pedidos de menor ticket médio, tendência que também deve se manter forte em 2022.

Todos esses dados são encontrado no último relatório da Neotrust, baixe aqui.

 

 

Ainda segundo o estudo da eBit/Nielsen, as categorias com ticket médio baixo são as principais responsáveis pelo expressivo aumento no número de pedidos no e-commerce.

 

Como criar uma loja virtual de perfumaria

Ao analisar as oportunidades em criar uma loja virtual de cosméticos para vender produtos de perfumaria online, considere algumas questões primárias:

 

Novidades do setor de perfumaria online

Não são apenas as mulheres que têm investido em beleza e impulsionado o crescimento do setor. O segmento masculino, apontam os especialistas, praticamente dobrou nos últimos cinco anos.

Dados da Euromonitor Internacional indicam que o faturamento de cosméticos direcionados para os homens cresceu 30%.

O Brasil figura entre os principais mercados mundiais, e as empresas nacionais ganham representatividade. Foi o que aconteceu com a compra da Avon pela Natura. O negócio fechado em maio de 2019 deu origem à quarta maior empresa mundial do setor.

 

Regulamentação

O setor de perfumaria online está submetido à regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Se você fabricar ou revender produtos desse ramo, precisa ficar de olho nos registros, legislações, autorizações, regularizações e taxas que podem ser aplicados nos produtos vendidos em seu e-commerce.

Portanto, ao criar uma loja virtual de cosméticos e perfumaria, é importante ter tudo isso em ordem. Dessa forma, passará confiança e profissionalismo aos seus visitantes, seus futuros clientes.

 

Legislação

No Brasil, é importante abrir empresa e obter um CNPJ antes (ou depois) de criar uma loja virtual. Afinal, sem CNPJ, não é possível gerar notas fiscais e comprar produtos junto aos melhores fornecedores desse nicho de e-commerce.

Veja algumas leis e decretos do nicho de perfumaria online, segundo o Sebrae:

  • Decreto 1 .277-N/79: aborda produtos de higiene, cosméticos e perfumes;
  • Lei 5.991/73: dispõe sobre controle sanitário de cosméticos;
  • Lei 6.360/76: dispõe sobre vigilância dos empreendimentos de cosméticos;
  • Lei 9.782/99: cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Depois de ler e ponderar sobre a legislação, você pode começar a planejar seu negócio de perfumaria online e criar uma loja virtual.

Então, agora que você já sabe os detalhes mais importantes para criar uma loja virtual para vender produtos de perfumaria online, confira abaixo o passo a passo completo:

 

1- Comece o planejamento

Fazer um planejamento estratégico para a sua perfumaria online economiza tempo e dinheiro a longo prazo!

Com ele, você pode identificar potenciais problemas e desafios que poderiam atrasar suas operações por dias ou meses. Caso você veja dificuldade nesta etapa, uma boa opção é contratar uma empresa especializada.

Como em outros segmentos do e-commerce, para criar uma loja virtual de sucesso é preciso dedicar algum esforço ao planejamento do negócio.

Analisar com antecedência os fatores críticos é primordial, uma vez que é nesse momento que o gestor pode definir com mais precisão os melhores nichos de mercado para o negócio, afinal você pode segmentar ainda mais a sua perfumaria online.

Então, é essencial determinar o público-alvo da perfumaria online, a área de atuação e outros detalhes que influenciam no posicionamento da marca no e-commerce.

  • Dica: independentemente da opção, garantir produtos de qualidade é o primeiro passo para ter um negócio bem-sucedido no setor de cosméticos e perfumaria.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

2- Escolha a plataforma de e-commerce

Não dá para pensar em como criar uma loja virtual de perfumes sem pensar também em como o site e-commerce será construído.

Portanto, é preciso escolher uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual para vender produtos de perfumaria online.

É importante se lembrar que, enquanto estiver operando tudo a partir de uma plataforma gratuita, a sua loja virtual será limitada. Isto é, só poderá trabalhar com uma determinada quantidade de produtos, por exemplo.

Logo, caso o seu empreendimento cresça, será preciso contratar uma plataforma e-commerce com alta escalabilidade para o seu negócio crescer e ter todos os recursos que sua empresa precisa.

Esse tipo de plataforma lhe proporcionará todo o suporte e as atualizações que precisar para manter sua loja virtual no ar com segurança, possibilidade de expansão e de escalabilidade.

Leia também um artigo dedicado para você que quer escolher uma plataforma de e-commerce para criar uma loja virtual e começar a vender.

 

[rock-convert-cta id=”49571″]

 

3- Faça o planejamento de marketing

Assim que criar uma loja virtual operante, deve-se iniciar a sua divulgação. Para tanto, fazer um planejamento estratégico de marketing é essencial.

O sucesso de uma empresa, de fato, está cada vez mais dependente de suas estratégias de marketing digital. Hoje em dia, é preciso investir muito nessa área para fazer sucesso.

Portanto, não deixe essa etapa de fora, estabeleça objetivos e estude formas de alcançá-los por meio do marketing.

Existem inúmeros formatos e cada um pode se adequar melhor para cada nicho de mercado online. Se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing digital, leia este post sobre:5 estratégias de marketing digital para impulsionar seu e-commerce.

 

Dicas para ter uma perfumaria online bem-sucedida

Invista na experiência do cliente

Além de contar com os produtos de qualidade e um planejamento bem feito, criar uma loja virtual e ter sucesso com uma perfumaria online também depende muito do tipo de experiência proporcionada aos seus clientes.

Pensando no momento da compra, certifique-se de contratar uma plataforma de e-commerce que ofereça a melhor experiência, desde a seleção dos produtos até a finalização da compra. Priorize aquela que oferece one page checkout.

Também é importante ter um sistema de vendas online focado em conversão para criar uma loja virtual. Ou seja, avalie as ferramentas oferecidas para a gestão da loja, quanto mais recursos e integrações, melhor!

Afinal, para aproveitar os avanços da tecnologia, é imprescindível ter um sistema com integrações funcionando.

 

Segmente seu negócio

Como a indústria de Beleza e cosméticos já conta com muitos concorrentes, o nicho poderá ajudá-lo a ter uma concorrência menor, a se especializar num determinado tipo de produto e conquistar a fidelidade dos seus consumidores.

Sendo assim, escolher criar uma loja virtual para vender perfumaria online é bastante interessante, mas pense nas possibilidades de nicho. Por exemplo:

 

Perfumaria para homens

Como dito no início desse post, o público masculino está cada vez mais vaidoso e interessado nessa área.

Dados da Euromonitor Internacional indicam que o faturamento de cosméticos direcionados para os homens cresceu 30%.

 

 

Perfumaria e cosméticos naturais, orgânicos, sustentáveis, veganos e/ou livres de crueldade animal (cruelty free)

Atualmente as pessoas têm aumentado a sua preocupação com a origem dos cosméticos que consomem.

Neste movimento, produtos que não levam tantos processos químicos na produção, que utilizam matéria-prima natural e/ou que não fazem testes com animais estão sendo cada vez mais valorizados e procurados.

Ainda que possam ser mais caros, o alto valor agregado nos produtos faz com que a demanda exista.

Caso você opte por este nicho, a dica é buscar as certificações adequadas, como a PEA (Projeto Esperança Animal).

 

Perfumaria infantil

Esse é um nicho de mercado pouco explorado, ideal para você que busca criar uma loja virtual diferente e inovadora. Portanto, investir em perfumaria online para crianças pode ser a chave para o sucesso do seu negócio online!

 

Temas para sua loja virtual

Utilizar um tema compatível com seus produto é fundamental para proporcionar ao visitante uma experiência completa em sua loja virtual. Pensando nisso, nós da iSET desenvolvemos temas que se encaixam perfeitamente em certos nichos de mercado.

Para você lojista que já vende ou quer vender no mercado de perfumaria, o tema ideal para sua loja é o Sense.

 

mockup-sense-2560x1828

 

O tema Sense é a união entre delicadeza, charme e sensualidade que sua loja virtual precisa, ideal para vender produtos de moda feminina e acessórios em geral, sex shop, maquiagem, perfumes e peças íntimas.

Veja todos os temas disponíveis na plataforma iSET.

Essas foram as dicas para você criar uma loja virtual para vender produtos de perfumaria online com tudo que você precisa saber!

Agora, siga as estratégias que demos nesse post e aplique hoje mesmo para criar uma loja virtual com muito sucesso neste nicho de mercado online!

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!