Um desafio recorrente entre empresas e marcas (sejam elas pequenas ou grandes) que possuem sites para promover e vender seus produtos e serviços é o de aumentar a taxa de conversão de suas lojas virtuais. Para quem não conhece o termo, taxa de conversão é a medida do número de potenciais clientes que chagam a realizar uma ação. No contexto de um site, é normalmente o percentual de visitantes que fazem uma compra.

Por vezes, detalhes que passam despercebidos ao lojista influenciam negativamente o consumidor, que deixa de comprar determinado item por uma falha de acessibilidade do site ou por um botão de compra pouco visível. Como o iSET quer ver as vendas da sua loja online deslancharem, trazemos aqui algumas dicas de design que farão a diferença na hora de aumentar o número de conversões da sua página.

Dê atenção aos call to action!

Os botões call to action são peça fundamental no processo de conversão. O termo call to action (ou “chamar para a ação”, em tradução livre) é usado para elementos no site que solicitam uma ação do usuário – o clique. Normalmente, quando clicados, esses botões realizam um ato concreto (como a compra de um produto) ou levam a outra seção da página com mais informações, dentre outras coisas.

Quando o cliente está no seu site, ele procura por esse botão que irá permiti-lo efetuar a compra. Se ele demora mais de alguns segundos para achá-lo, normalmente desiste da compra – e você perde uma venda certa. Para que isso não aconteça, você deve dar destaque ao call to action. Eis alguns dos recursos que você pode recorrer para que ele salte aos olhos do consumidor:

  • Utilize um bom tamanho: quanto maior é o elemento, maior é sua importância.

  • Coloque-o em posições de destaque: o topo ou centro da página chamam mais a atenção.

  • Utilize o espaço em branco: colocar o botão em áreas vazias, sem ter que lutar por atenção com outros elementos, faz com que ele se sobressaia.

  • Capriche na chamada: um botão com a frase “Compre aqui o seu produto” atrai muito mais o cliente do que uma frase que diz simplesmente “Clique aqui”.

  • Atenção às cores: é importante que o call to action tenha cores chamativas e que contrastem bem com o fundo do site e os elementos à sua volta. Um botão da cor amarela com fundo azul é um bom exemplo de hierarquia visual clara.

Faça testes A/B

Fazer um teste A/B é ótimo para saber o que está e o que não está funcionando no seu site. Mas o que é um teste A/B? É simples: ele consiste em comparar duas versões (A e B) de uma web page a fim de descobrir qual delas apresenta melhor performance. No caso, são mostradas as duas páginas, simultaneamente, a dois grupos semelhantes de visitantes; vence a versão que apresentar a maior taxa de conversão.

Você pode testar basicamente todos os elementos que compõem a página e que podem afetar o comportamento e as ações do cliente: cor e posicionamento dos botões call to action, imagens, banners, textos, links e por aí vai. Fazendo diferentes comparações entre esses elementos, você descobrirá qual ou quais tipos de modelo agradam mais ao potencial consumidor.

Use imagens

Utilizar as imagens certas no seu site pode aumentar consideravelmente a taxa de conversão, e por diferentes motivos. Uma figura positiva, como a de uma pessoa sorrindo ou uma criança brincando, é capaz de trazer à tona no cliente bons sentimentos, como felicidade e alegria, e fazer com que ele crie laços com a marca. Muitas pessoas compram algo por razões emocionais, e essa identificação criada entre consumidor/empresa a partir dos sentimentos despertados facilita o processo de compra.

Falando em identificação, nada melhor do que colocar algumas fotos de clientes satisfeitos. Além de evocar o bom e velho “gente como a gente”, ver imagens de outros consumidores felizes com o produto ou serviço aumenta a confiança de quem ainda não está seguro sobre a compra. Adicione às fotos alguns depoimentos e a fórmula mágica está pronta.

Crie também uma mascote para o seu site! Muitas empresas vêm adotando essa prática, uma vez que esses desenhos ajudam a construir um elo junto ao consumidor, que guarda na mente a marca mais facilmente quando associada a uma mascote simpática.

E aí, gostou das dicas? Para saber tudo sobre E-Commerce, é só acompanhar o blog da iSET!

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