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Atualmente, uma grande quantidade de empreendedores estão começando ou migrando seus negócios para a internet. Desta forma, é muito comum o aumento de concorrência e, consequentemente, a necessidade de destaque sobre os demais e-commerces. E é aí que definir um excelente design para e-commerce se torna importante!

 

Você sabia que o design para e-commerce pode atrair ou afastar o seu cliente logo na primeira dobra? Quantas vezes você já não sentiu uma sensação genuinamente boa quando comprou online em uma loja bonita, simples e intuitiva? E quantas vezes você já não se sentiu perdido ou inseguro de realizar uma compra em um e-commerce bagunçado, feio e desajustado?

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

 

Bom, pensando nisso, eu decidi separar para você 6 dicas imbatíveis de design para e-commerce que definitivamente irão aumentar suas vendas e melhorar drasticamente a experiência de compra do seu cliente. Confira!

Design simples, bonito e intuitivo

A sua loja não precisa ter o design para e-commerce mais bem elaborado e nem o mais chamativo para fazer seus clientes se interessarem e se sentirem seguros no momento de finalizar a compra.

 

Para isso, é muito simples: basta fornecer um design para e-commerce simples, bonito e intuitivo, ou seja, entregue ao seu cliente uma loja que ele consiga comprar sem distração (simples) e de maneira rápida, fácil e prática (intuitivo).

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

Quer saber como fazer isso? Bom, é mais fácil perguntar o que NÃO fazer:

Não deixe seu cliente confuso

Não espalhe milhares de banners super coloridos e chamativos em sua loja. O seu cliente precisa entrar, escolher o que ele quer comprar de maneira rápida e intuitiva e ir para o checkout. Ele não tem e nem deve perder tempo olhando banners e conteúdos sem relevância para o objetivo final: realizar uma compra.

Não coloque obstáculos na jornada de compra

Como dito anteriormente, o cliente precisa entrar em sua loja virtual, visualizar os produtos e categorias de maneira descomplicada, escolher os produtos que quiser, ir para o checkout, preencher os dados estritamente necessários e finalizar a compra.

 

Se o seu processo de compra possui qualquer coisa além disso no meio do caminho, algo está errado e deve ser analisado.

Não utilize conteúdos defasados

Há várias funcionalidades que são consideradas defasadas em uma loja virtual e você definitivamente não deve ter em seu design para e-commerce. Algumas destas funcionalidades que já saíram de moda há muito tempo são: banners ou qualquer outra funcionalidade em Java, lista de categorias na lateral, etc.

 

Agora que você já tem a base de como um design para e-commerce deve ser, podemos prosseguir para as outras dicas relevantes para seu e-commerce:

Experiência de usuário (User Experience)

A experiência de usuário com certeza é uma das partes mais importantes quando se almeja alcançar o sucesso da sua loja virtual.

 

É pensando na experiência de usuário que você definirá como facilitar o processo de compra tão falado na dica anterior. Ou seja, definir corretamente onde ficarão as informações importantes para o design do seu e-commerce, como por exemplo as categorias, filtros, busca inteligente, destaques de produtos, breadcrumb, etc. faz parte da experiência de usuário.

 

Em nosso post “User Experience: 5 problemas de usabilidade que atrapalham o seu negócio” você consegue várias dicas de como otimizar a experiência de usuário da sua loja virtual. Clique aqui para ler o post completo.

Mantenha sempre o padrão nas imagens e descrição

No momento em que for definir quais imagens e descrição dos produtos serão utilizadas em seu e-commerce, tenha em mente que, apesar de não ser uma “regra”, é altamente recomendado que você siga um padrão para toda a sua lojae para todos os produtos.

 

As fotos dos produtos possuem alto poder de decisão de compra, além de aumentar a segurança do seu cliente. Por isso, escolha sempre fotos de produtos com qualidade altíssima, boa iluminação, em diferentes ângulos e que despertem a confiança do seu consumidor.

 

Caso não queira perder tempo nesta tarefa tão importante, lembre-se que há sempre vários profissionais da área que poderão lhe ajudar com isso e que terão um conhecimento gigantesco sobre as melhores composições e o melhor ângulo e iluminação.

 

Sobre as descrições dos produtos, elas também possuem um papel fundamental no design para e-commerce e credibilidade de uma loja virtual. É na descrição que você irá auxiliar o seu cliente no processo de compra, juntamente com as imagens, e o ajudará a ter certeza de que aquele produto é o que ele quer e precisa.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Por isso, descreva todas as informações que o seu produto possui, seus benefícios e detalhes técnicos. Além disso, capriche nas palavras-chave, ofereça um conteúdo relevante e tire todas as possíveis dúvidas que poderão vir a surgir.

 

Tudo bem, já falamos da “beleza”, digamos assim, da sua loja virtual, mas também precisamos falar sobre o que realmente funciona e o que não funciona.

 

De nada adianta ter um design para e-commerce lindo e maravilhoso se na hora do vamos ver nada funciona, as informações não carregam – ou demoram muito para carregar – ou o design não opera corretamente em dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets, etc.)

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

 

É levando isso tudo em consideração que nós precisamos urgentemente falar sobre design responsivo, plataforma mobile e velocidade da loja virtual.

Design responsivo ou plataforma mobile?

Uma loja virtual com design responsivo nada mais é do que um design para e-commerce que se adapte a diversos dispositivos móveis, como celular, tablet, notebook, televisão, etc. sem perder navegabilidade.

 

Ou seja, o design para seu e-commerce deve possuir uma interface inteligente que ofereça uma boa experiência de usuário e de compra ao seu consumidor, independente da interface que ele estiver utilizando.

 

Já na plataforma mobile, é desenvolvido um design do zero totalmente voltado para dispositivos móveis. Geralmente, até mesmo possui uma URL própria, mais conhecida como “m.” antes da URL padrão.

 

Qualquer uma das opções são boas em um design para e-commerce, entretanto, pode-se dizer que o design responsivo é obrigatório e a plataforma mobile é um diferencial excelente.

 

Saiba como funciona esse tipo de sistema e como ele pode ser útil ao seu negócio.

Velocidade

Pensar na velocidade da sua loja virtual é extremamente necessário visto que, em um e-commerce, utiliza-se muitos links, imagens e conteúdos gerais que, a medida que forem se acumulando, podem deixar sua loja com lentidão causando insatisfação e frustração em seus consumidores.

 

Saiba como lidar com essa situação de maneira rápida e eficaz.

 

Um cliente insatisfeito e/ou frustrado nunca é venda, certo? E é por isso que esta questão é muito importante e você deve estar sempre atento.

 

Algumas soluções que podem melhorar a lentidão da sua loja virtual ou aumentar a velocidade da mesma são:

 

  • Hospedagem em nuvem, onde você não precisará se preocupar com o desempenho e oscilações visto que através destes sistemas é possível escalar automaticamente os recursos em momentos de pico;
  • Infraestrutura com tecnologia em CDN a fim de reduzir o tempo de carregamento da sua loja virtual através de uma “cópia” das páginas em vários servidores, de várias regiões diferentes.
  • Possuir um certificado de segurança ativo que, além de ajudar a proteger os dados dos seus clientes e passar mais confiança ao seu consumidor, também entregará uma resposta positiva da velocidade da sua loja para o Google, ajudando a aumentar sua indexação.

 

Existem várias ferramentas no mercado que podem te ajudar a conferir a velocidade da sua loja virtual. As mais conhecidas são:

 

  • Think with Google;
  • Gtmetrix;
  • PageSpeed Insights.

Mantenha constante a inovação do design para seu e-commerce

E por último mas não menos importante, é sempre necessário ficar de olho nas atualizações e tendências do mercado. Só assim você terá certeza que a sua loja virtual está de acordo com o design para e-commerce ideal.

 

Além disso, é sempre de bom tom investir em inovação e na busca de novos recursos e funcionalidades que ajudarão a tornar a experiência de compra do seu cliente mais completa, aumentando a satisfação e provavelmente o tornando um cliente fidelizado.

 

É preciso sempre observar as métricas da sua loja virtual a fim de identificar melhorias no design para e-commerce que devem ser tomadas. Além do mais, apenas assim você terá conhecimento de como o seu mercado anda atuando e como você poderá estar sempre um passo a frente dos seus concorrentes.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

 

Lembre-se que todas lojas virtuais de sucesso possuem sempre um fator em comum: a inovação!

 

Agora que você sabe como desenvolver um excelente design para e-commerce, não perca tempo e aperfeiçoe sua loja virtual!

 

Bom, espero que essas dicas tenham sido úteis para você! Se sim, não se esqueça de inscrever-se em nosso blog e compartilhar este post em suas redes sociais. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil!

 

Já possui uma loja virtual e gostaria de aumentar suas vendas? Saiba como clicando aqui!

 

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Luana Pina
Sou Designer Gráfico, responsável por Elaborar e Administrar os Conteúdos das Mídias Socias da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia e, nas horas vagas, praticante de Hipismo.
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