7 cuidados que você precisa tomar com o seu e-commerce

Se você está criando um site de vendas ou já possui um e-commerce funcionando, deve saber que existem alguns cuidados que você precisa tomar com a sua loja virtual. Mas será que você está tomando esses cuidados básicos?

Apesar de serem orientações simples, quando se trata de uma plataforma de e-commerce para vendas online, os detalhes fazem toda a diferença! – tanto para a navegação e experiência do cliente, quanto para que o consumidor se sinta seguro em comprar em seu site de vendas.

Para fazer uma verificação completa no seu site de vendas, conheça os 7 cuidados que você precisa tomar com o seu e-commerce, para que ele obtenha os melhores resultados.

 

Por que tomar cuidados em detalhes?

Elaborar um site de vendas, hoje, é relativamente simples. Já existem ferramentas completas que permitem a criação de lojas virtuais em plataformas, mesmo para aqueles que têm pouco conhecimento no assunto.

Entretanto, um erro bastante comum no desenvolvimento de sites de vendas, especialmente de lojas online, é ignorar detalhes que fazem a diferença para o consumidor.

Da navegação simples e intuitiva, até a clareza nas políticas de compras e entrega, todas as páginas da sua loja online são importantes e podem levar sua marca mais longe.

Confira, a seguir, 7 cuidados que você precisa tomar com o seu site de vendas!

 

1- Proteção de dados dos clientes

Até pouco tempo atrás, os dados dos usuários que entravam em um site de vendas podiam ser coletados e utilizados pelas empresas da maneira que julgassem adequado.

Porém, isso mudou com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, que obriga que todos os sites que coletam dados dos usuários sigam uma série de regras.

Entre as diretrizes, os sites precisam:

  • Oferecer segurança de tráfego, com Certificado de Segurança Digital;
  • Apresentar a política de privacidade, conscientizando o usuário sobre como suas informações serão captadas e utilizadas;
  • Manter um canal de comunicação aberto para que os clientes solicitem a retirada de seus dados pessoais do site;
  • Mostrar uma mensagem de aceite, para que o usuário aprove a sua política de privacidade.

Assim, um dos cuidados que você precisa tomar com o seu e-commerce é se certificar de que está seguindo as diretrizes da LGPD.

Quem não cumprir as regras está sujeito a multas e punições, que podem chegar até 2% do faturamento da empresa (teto máximo de R$50 milhões).

 

 

2- Cópia das imagens do site

Um dos pontos mais importantes de um site de vendas é a apresentação de imagens dos produtos, que são fundamentais para que os consumidores avaliem um item antes da compra.

Ao longo do tempo de operação do e-commerce, certamente você vai criar centenas de imagens demonstrativas e é muito importante criar cópias dessas imagens.

Isso porque, como todo sistema, uma plataforma online é passível de falhas, que podem gerar a exclusão acidental de páginas inteiras.

Com cópias das imagens, se esse tipo de situação acontecer, tudo o que você vai precisar fazer é criar novamente uma página.

Mas se você não possui mais as cópias das imagens presentes no seu e-commerce, a dica é utilizar um programa de recuperação de dados para reverter a exclusão e resgatar essas fotos.

O Recoverit é um dos programas mais recomendados quando se trata de recuperar fotos deletadas de HD, seja do próprio computador ou de um disco rígido externo.

 

 

O software consegue fazer uma varredura pelo dispositivo, com a capacidade de identificar mais de mil formatos de arquivos, incluindo o RAW, que é um tipo de imagem bastante utilizado por fotógrafos.

Quando a varredura é concluída, o usuário consegue visualizar uma miniatura dos arquivos e salvar em uma nova pasta somente aquilo que for importante.

O Recoverit também é útil para recuperar os arquivos da construção do seu e-commerce, os projetos gráficos e de programação das páginas que são enviados para o sistema de hospedagem.

 

3- Páginas com as políticas da loja

Um dos cuidados que você precisa tomar com o seu site de vendas é garantir a presença das páginas que descrevem as políticas da loja.

Isso porque, caso você tenha algum problema com o cliente, as políticas podem servir como base de informação sobre como cada procedimento vai ser realizado.

As políticas da loja são divididas em alguns grupos principais: política de entrega, política de privacidade e política de troca e devolução.

É muito importante que você busque referências e pesquise sobre como criar uma política de trocas para sua loja virtual, adaptando as regras de acordo com a proposta do seu e-commerce.

Lembre-se que todas as políticas precisam contemplar o que está estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

 

 

4- Meios e canais de comunicação

Um dos maiores motivos de reclamação dos consumidores sobre sites de vendas em geral é a dificuldade em conseguir contatar uma loja online.

Muitos e-commerces não deixam claros os métodos de contato ou quanto tempo leva para que o cliente obtenha um retorno sobre a sua dúvida.

A falta de métodos de contato bem estabelecidos afeta tanto o interesse em uma primeira compra, quanto o desejo de continuar adquirindo produtos de um site de vendas.

Por isso, um dos cuidados que você precisa tomar com o seu e-commerce é definir como os consumidores podem entrar em contato com a marca, oferecendo sempre mais de uma opção.

Além disso, é fundamental contar com uma equipe para atendimento e realizar treinamentos com esse time para que os clientes tenham uma experiência de qualidade.

 

5- Organização da plataforma

Você sabia que em poucos segundos um visitante consegue “ler” o seu site de vendas e definir se deve continuar ou não a navegação?

E um dos elementos que mais impactam para a desistência da visita em uma página é o aspecto visual, especialmente quando falamos da organização da plataforma.

A organização do site é essencial para que o usuário sinta que consegue navegar sem complicações. Nesse caso, quanto mais intuitivo melhor.

Além de pensar na organização ideal quando você cria um site, é fundamental fazer verificações de tempos em tempos para descobrir o que pode ser melhorado no site.

 

6- Marketing do e-commerce

Quando você cria um site de vendas, você ganha uma plataforma completa para divulgar seus próprios produtos.

Basta observar os grandes sites de compras da atualidade: enquanto você navega pelas páginas, outros produtos são sugeridos e há a presença de banners promocionais que chamam a atenção.

Isso faz parte do marketing da marca e é um dos cuidados que você precisa tomar com o seu e-commerce.

Você pode criar campanhas promocionais, cupons de desconto, banners para anunciar um produto específico, enfim.

Lembre-se sempre de manter uma cópia desses arquivos, seja em um HD ou em um cartão SD. Esses documentos podem ser úteis para campanhas futuras.

E se você passar pela situação de um SD corrompido, um software para recuperar arquivos será a solução mais simples para resgatar os documentos.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

7- A logística das entregas

Por fim, o último dos cuidados que você precisa tomar com o seu e-commerce é a criação de uma estrutura logística para suas entregas.

Os Correios representam o meio de entrega mais frequente entre os sites de vendas, especialmente aqueles de pequeno porte. Entretanto, o custo e o tempo de envio podem prejudicar sua marca.

Além disso, cenários como uma greve de profissionais ou mesmo a pandemia, que fez aumentar as queixas no Procon sobre os Correios, também afetam o seu negócio.

Assim, uma dica é buscar alternativas logísticas. Empresas de transporte têm se especializado em atender pequenos lojistas, o que pode ser útil para manter as entregas do seu e-commerce.

Cuidados básicos, grandes resultados

Em um site de vendas, cada elemento impacta na qualidade de navegação que, por sua vez, influencia no sucesso da loja online.

Por mais que esses 7 cuidados que você precisa tomar com o seu e-commerce pareçam simples, eles são capazes de gerar uma experiência melhor para o usuário.

E quando o visitante do seu e-commerce tem uma boa experiência, você ganha: seja um cliente ou um divulgador.

Assim, ao tomar esses cuidados básicos, você pode ter grandes resultados e garantir o sucesso a longo prazo do seu site de vendas.

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