Com o avanço da tecnologia cada vez mais pessoas estão conectadas com a internet, portanto, existe um enorme público online, abrir uma loja virtual tem se mostrado um negócio cada vez mais lucrativo.

Para você que pensa em abrir uma loja virtual, mas ainda não sabe qual seria a melhor opção e nem saber por onde começar, leia esse post até o fim e descubra tudo sobre o assunto.

Vamos lá!

 

Loja virtual gratuita

Para quem se pergunta se é possível criar uma loja virtual grátis, a resposta é sim.

Hoje em dia muitas plataformas oferecem a oportunidade de você criar uma loja virtual básica, de forma completamente grátis.

 

Vantagens de criar uma loja virtual grátis

Para quem quer começar a empreender nos dias atuais, uma ótima opção é escolher por uma loja virtual grátis. Veja as vantagens abaixo:

 

  • Abrir sua loja virtual grátis é super fácil, além disso, não precisa de investimento inicial, o que chama muito a atenção dos menos experientes e dos que não tem muito dinheiro para investir.
  • Criar uma loja virtual grátis também é prático, o que faz o empreendedor economizar bastante tempo com o processo de criação de templates mais complexos e completos.
  • Possui configurações amigáveis, o usuário consegue registrar seus produtos e configurar sua loja dentro das opções disponíveis.  

 

Quer saber dicas de como escolher o melhor template para e-commerce? Então, clique aqui!

 

Desvantagens de criar uma loja virtual grátis

Porém, criar uma loja virtual grátis também tem suas desvantagens. Dentre as desvantagens de criar uma loja virtual grátis estão:

 

  • O fato de que, as plataformas que disponibilizam essa opção gratuita, na grande maioria das vezes, não oferecem um suporte ou algum tipo de atendimento para suas lojas virtuais.
  • Além de que, por se tratar de uma opção gratuita, as lojas virtuais abertas assim não possuem muitas opções de integração, o que pode reduzir o alcance da sua marca e até mesmo dificultar algumas tarefas.
  • Algumas plataformas também limitam o número de produtos que poderão ser cadastrados na sua loja virtual, o que com certeza não é legal para uma empresa que pretende crescer no mercado online.
  • Por ser uma plataforma gratuita, você vai estar compartilhando o mesmo servidor que várias outras lojas que estão sendo hospedadas, se sua loja tiver muitos acessos, seus clientes vão ter que lidar com uma página um pouco mais lenta.

 

 

Criar uma loja virtual usando uma plataforma profissional

Já para as pessoas que querem começar a empreender e possuem uma quantia em dinheiro disponível para usar como investimento inicial, existem também algumas plataformas escaláveis que podem oferecer inúmeros benefícios para quem quer criar sua loja virtual.

As plataformas de e-commerce pagas normalmente são mais profissionais, uma vez que foram criadas especificamente para a criação de lojas online. Veja abaixo as vantagens das plataformas paga:

 

  • Por ser uma plataforma paga, elas conseguem oferecer um suporte humanizado, atencioso e, consequentemente, mais eficaz; capacitado para atender suas necessidades e resolver suas dúvidas.
  • Múltiplos temas: disponibiliza várias opções de temas e cores para sua loja virtual, com direito a temas personalizáveis. Isso faz toda diferença na hora de deixar a loja virtual do jeitinho que você deseja e com a cara da sua marca!
  • Responsividade: oferecem layouts e templates gratuitos que se adaptam a diferentes tamanhos de tela e dispositivos móveis.
  • Integrações permitem que sua loja virtual se integre com as principais formas de pagamento, frete, sistemas de gestão, ERPs, dentre várias outras funcionalidades que podem ajudar bastante no dia a dia do empreendedor online.   
  • Atualizações periódicas com o intuito de sempre melhorar a plataforma e a experiência dos usuários. 

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

 

Desvantagens de criar uma loja virtual usando uma plataforma paga

A maior desvantagem dessa opção é o fato de que ela é paga. Isso faz com que o empreendedor tenha que realizar um investimento inicial para criar sua loja virtual.

Existem inúmeras plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, cada uma delas traz consigo características distintas. Para quem quer entrar no mundo do e-commerce escolher uma boa plataforma é essencial.

Escolher entre uma plataforma escalável e uma plataforma gratuita pode determinar o futuro do seu negócio.

Nesse post, vimos um pouco mais sobre como criar uma loja virtual grátis, algumas das vantagens e desvantagens dessa técnica, também acompanhamos sobre as plataformas escaláveis e a diferença entre as duas.

Agora resta a você escolher qual dos dois modelos de plataforma se encaixa melhor no seu negócio!

Leia também:

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.