fbpx

O Mercado Livre é um dos principais marketplaces da América Latina atualmente. Muita gente procura por como vender no Mercado Livre diariamente e o site destaca-se como uma das plataformas mais utilizadas por lojistas e donos de e-commerce, pois, atualmente, é possível integrar uma loja virtual externa e potencializar ainda mais o lucro.

 

Uma das grandes vantagens de se vender no Mercado Livre é a grande visibilidade dos produtos. Mas, além disso, o marketplace possui milhões de visitantes por mês; facilidade para vender, principalmente iniciantes e muitas opções para atingir maior público. O Mercado Livre é uma forma de complementar a sua renda e de aumentar as vendas da sua loja virtual.

 

Quando se fala em vender no Mercado Livre, muitos lojistas ficam confusos sobre o funcionamento do marketplace. Isso é completamente normal. Quer saber como vender no Mercado Livre? Então, continue acompanhando o post.

Se cadastre

Para se cadastrar no play, talvez, de todos os marketplaces existentes hoje, ele seja o mais simples, pois você não precisa, necessariamente, ter uma empresa e nem um CNPJ para vender nele, precisa apenas fazer um cadastro com seu nome e CPF, cadastrar o produto, subir o anúncio e em poucos minutos, você estará disponível para que qualquer um compre seus produtos e até mesmo serviços.

 

Para se cadastrar para vender no Mercado Livre, acesse o marketplace e clique em “Criar uma conta”. Preencha o formulário, verifique seu e-mail e pronto! Você também pode decidir se deseja criar uma conta para empresa ou pessoa física.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

Cadastro dos produtos

Este passo é importante para quem já tem uma loja virtual, pois está acostumado com a personalização. Ao vender no Mercado Livre, você encontra algumas restrições em relação aos templates, padrão de fotos, inserção de links e vídeos, além dos caracteres permitidos para, por exemplo, a formação de títulos.

 

Além disso, há a possibilidade de apenas um anúncio por produto, em vista disso, fique esperto para as opções disponíveis para dá-las mais atenção, a fim de equilibrar a relação ”personalização” e ”informação”.

 

Nas configurações da sua conta, vá em “Vendas >> Anúncios” e clique em “Anunciar”. Decida se irá vender individualmente ou em massa.

 

A partir daí você estará cadastrando o seu anúncio para vender no Mercado Livre.

 

Selecione entre Produtos, Veículos, Imóveis e Serviços. Escreva um título para o seu anúncio e selecione a categoria do seu produto: considerando o título do anúncio, o Mercado Livre sugere uma categoria para o produto que você pretende vender.

 

Powered by Rock Convert

 

Verifique se todos os dados estão corretos, incluindo se a categoria está correta e informe dados complementares, se necessário.

 

Adicione as fotos relativas ao produto (posteriormente, falaremos sobre isso) e preencha a ficha técnica. Agora é só informar se produto em questão é novo ou usado. Também insira o preço do produto.

 

Saiba aqui quais a vantagens de integrar sua loja virtual nos marketplaces!

 

A cada venda feita, haverá cobrança de uma comissão fixa, dependendo do tipo de anúncio que tenha feito: Gratuito, Clássico ou Premium. Os anúncios são gratuitos e você só paga quando realizar uma venda.

Descrição e título importam

Neste passo, você vai fazer uma descrição completa de seu anúncio no marketplace, que tire todas as dúvidas de seu cliente. Informe a marca, se possui garantia, assim, você irá diminuir o número de perguntas realizadas no anúncio e com certeza deixará o cliente mais seguro a respeito do produto. Dessa forma, suas vendas podem aumentar e sua loja atrairá mais clientes!

 

E lembre-se de completar toda a informação, o seu anúncio do marketplace não pode deixar de ter o nome, cor, tamanho e o modelo do produto e as especificações técnicas ou as principais características.

 

Os títulos são a primeira visão que seus possíveis clientes terão do produto que você deseja vender no Mercado Livre. É por eles que o cliente encontrará o item que deseja.

 

Por isso, o título precisa ser ideal para vender no Mercado Livre, precisa ser simples, atraente, instrutivo e precisa conter a menor quantidade de palavras possível, o ideal é escolher uma palavra-chave que muitos usuários pesquisam.

Use imagens de qualidade

O conteúdo de seus anúncios do marketplace precisa ser de alta qualidade, pois é assim que você vender no Mercado Livre de modo mais eficaz, de nada basta um ótimo título, uma descrição completa, sem um foto que atraia compradores.

 

O seu produto precisa ser o centro das atenções, por essa razão, invista em imagens de boa qualidade que chamem a atenção e ajudem na escalabilidade do seu produto, focando no tema abordado e paletas de sua marca.

 

Descubra como atrair clientes usando o Marketplace aqui!

Mantenha sempre uma boa reputação

Se o seu desejo é vender no Mercado Livre, não deixe de pensar na reputação que você tem neste site. A reputação influencia no seu posicionamento e na preferência das pesquisas.

 

Para ganhar uma boa reputação siga as dicas citadas  acima e invista em manter seus clientes satisfeitos. Venda produtos de qualidade e confiança, cumpra os prazos de entrega e utilize embalagens seguras, a fim de evitar que ela seja danificada.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

O cliente precisar estar sempre feliz com a sua marca, com suas perguntas respondidas de forma educada e atenciosa mantendo-o seguro a respeito da compra,  as chances de obter boas qualificações certamente irão aumentar, e, consequentemente, você venderá mais!

 

Respostas rápidas são essenciais dentro do marketplace, essa ação pode aumentar suas vendas significativamente, uma vez que os e-costumers procuram agilidade no atendimento online. É universal o desejo de esclarecer nossas dúvidas de modo prático e rápido. Por isso, preste atenção no atendimento que está dando aos visitantes dos seus anúncios, e trate-os de forma educada e prestativa.

 

Claro que vender no Mercado Livre não te impede de ter um e-commerce!

 

Mesmo que vender Mercado Livre tenha muitas vantagens, como a visibilidade que ele vai proporcionar ao seu negócio, o baixo custo de publicidade e a grande oportunidade do aumento de vendas do seu negócio, ter uma loja virtual é essencial.

 

Confira o post e conheça 4 motivos pelos quais você deve investir em marketplace o mais rápido possível!

 

Seguindo as dicas acima citadas, tenho certeza que você irá terá muito sucesso ao vender no Mercado Livre! Boa sorte e boas vendas!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.


Comentários

Comentários

Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
Post criado 107

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo