Ter seu próprio negócio na Internet, além de ser muito rentável, nem sempre demanda um grande investimento. Para ganhar dinheiro no mercado virtual, basta ter vontade de empreender!

Neste sentindo, o comércio online de livros é um dos mais vantajosos. O segmento possui características que facilitam a venda e a experiência de consumo dos internautas, uma vez que o que se busca no produto é o conteúdo, não importando tamanho, cor e especificações técnicas – como no comércio de roupas e eletrônicos.

Outra vantagem é que mais e mais amantes da leitura buscam seus romances preferidos ou pesquisam novas histórias na comodidade de casa. Para quem adora ler, se aventurar neste segmento também é uma oportunidade de descobrir novos títulos e conhecer mais leitores.

Veja aqui algumas dicas para que você entre com o pé direito no mercado de vendas de livros e garanta o sucesso do seu e-commerce.

Conheça o mercado

Você já sabe que é no segmento de livros em que quer atuar, certo? Para começar, tenha em mente que este negócio, assim como vários outros, possui diversos nichos: romances, biografias, contos de terror, business, livros de bolso, e-books e por aí vai.

Cada categoria possui públicos e concorrentes diferentes. Por isso, antes de fazer suas escolhas, faça uma pesquisa de mercado para verificar as características de cada uma. Assim fica mais fácil identificar o melhor nicho de acordo com os recursos – capital inicial, local para armazenamento dos produtos, formas de envio – que você tem em mãos.

Quer entender melhor? Por exemplo: se você ainda não tem um espaço para o estoque, uma saída é partir para a venda de livros digitais. Agora se já tem muitos títulos antigos e raros, pode explorar o mercado de sebos online.

Monte seu acervo

Ao escolher o nicho e com quais gêneros você vai trabalhar, fica mais fácil montar o acervo da sua loja virtual. Se optar por livros usados, veja os títulos que tem em casa e que estão em bom estado. Vale a pena também verificar com parentes e amigos se eles querem se desfazer de alguns livros que não leem mais.

Grandes redes de livrarias costumam fazer liquidações de estoque, vendendo a preços mais baixos para pequenas lojas do segmento e livreiros. Esta pode ser uma boa oportunidade para quem está começando e não vai vender obras de gêneros muito específicos.

Também pesquise as principais editoras que trabalham com os gêneros da sua loja online. Faça uma proposta, apresente seu negócio e fique por dentro de como funciona a aquisição de livros em cada uma delas.

Defina o preço

O preço de cada obra deve ser definido considerando-se alguns aspectos. O primeiro, claro, é o custo destes livros e os de funcionamento da sua loja. O preço do livro deve cobrir estas despesas e ainda deixar uma margem de lucro.

Outro aspecto importante é o posicionamento da sua loja no mercado. Se você pretende possuir um serviço diferenciado (como uma entrega mais rápida que os outros, ou ainda a disponibilidade de livros estrangeiros, ou difíceis de encontrar) pode usar uma margem mais alta, pois as pessoas estão dispostas a pagar por estes benefícios.

Por outro lado, você pode também decidir competir por preço, reduzindo as suas margens para vender mais barato e tentar compensar na quantidade.

Ofereça mais informação sobre as obras

Com acervo e preços definidos, chegou a hora de cadastrar os produtos no e-commerce. Esta fase é muito importante, pois quanto mais informações você oferecer, mais seu cliente se sentirá seguro na hora da compra, principalmente se ele estiver buscando um livro apenas por indicação, ou seja, que ainda não leu.

As informações básicas são título, autor, editora, número de páginas e gênero. Escolha uma imagem de capa com uma boa resolução e capriche na apresentação do seu site, pois isto também influencia na escolha do cliente.

Além da sinopse, faça uma boa resenha do livro, pois este conteúdo com certeza vai ajudar o consumidor a formar uma opinião sobre a obra. Se você não tiver condições de escrever as resenhas, permita que os internautas deixem seus comentários e impressões do livro. Isso também é bacana para promover interação e conhecer melhor seu público.

Facilite a busca

Ao cadastrar seus livros, não se esqueça de incluir palavras-chave para otimizar o site nos sistemas de busca. Além disso, tenha uma plataforma de e-commerce que permita a pesquisa por nome do autor, título da obra e número de ISBN, o que é muito importante neste segmento.

O ISBN é um sistema internacional que identifica numericamente os livros. Ter esta informação na sua loja vai facilitar a procura por títulos e dar mais credibilidade ao seu negócio.

Divulgue sua loja

Prepare um e-mail marketing e dispare para a sua lista de e-mails para divulgar o e-commerce, principalmente para os contatos que você sabe que adoram ler. Mas não pare por aí. Para saber onde o seu público está, garanta presença nas redes sociais e produza conteúdo para os principais canais, entre eles o Facebook e o Twitter e também sites e fóruns especializados em livros.

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Separe um recurso para investir em anúncios patrocinados por meio do Facebook Ads e Google Adwords. Porém, se a verba estiver pequena, busque parcerias com blogueiros influentes na rede. Você pode enviar uma obra gratuitamente pedindo a eles que façam uma postagem sobre o livro citando a sua loja pela cortesia.

Viu só quantas oportunidades de sucesso o mercado de vendas online de livros oferece? Agora é só arregaçar as mangas e dar início ao seu negócio. Depois, divida com a gente a sua experiência!

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