Como vender em marketplaces e se destacar: 5 fatores de sucesso!

Vender em marketplaces está se tornando uma estratégia cada vez mais utilizada por lojistas de todo o Brasil. Sites como Mercado Livre e Amazon representam grandes alavancas de crescimento porque oferecem às lojas parceiras diversos benefícios. Entre eles estão tráfego intenso e qualificado, facilidade operacional e ótimo custo-benefício.

No entanto, ganhar destaque nessas plataformas exige estratégia, foco e técnicas avançadas. Como a concorrência é muito grande, hoje é crucial ter ações bem planejadas e oferecer uma experiência de compra incrível para o público. Só assim é possível se destacar da multidão e não ser apenas mais uma loja em meio a tantas outras.

Pensando nisso, iSET e olist reuniram neste texto dicas preciosas para a sua loja vender em marketplaces, encantar clientes e conquistar alta performance de vendas. Continue a leitura para descobrir quais são os 5 fatores de sucesso nos grandes sites!

 

1- Alta reputação

A reputação das lojas é um fator de extrema relevância para vender em marketplaces. Conforme dados da Ebit|Nielsen e Bexs, 40% dos consumidores consideram a avaliação da loja o principal quesito para a decisão de compra – mais importante do que o preço, inclusive!

Lojas bem avaliadas saem na frente da concorrência porque transmitem confiança, segurança e profissionalismo aos clientes. E justamente por isso lideram os resultados de busca dos marketplaces e participam de campanhas exclusivas nos canais.

A reputação de uma loja é fruto de uma série de elementos, com destaque para os reviews deixados por clientes. Nesse sentido, oferecer ao público uma experiência de compra memorável passa, inevitavelmente, por estes pontos:

  • Qualidade do produto
  • Agilidade no atendimento antes e após a compra
  • Eficiência logística
  • Experiência de unboxing

Por isso, vender em marketplaces dedicando atenção a essas etapas pode gerar frutos preciosos para a marca e contribuir positivamente para a alta reputação e atração de clientes!

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

 

2- Anúncios otimizados

Outro fator que impacta diretamente a performance nos marketplaces é a qualidade dos anúncios. Cadastros que têm títulos, descrições e imagens otimizadas ganham destaque nos canais e registram maiores taxas de conversão. Isso porque cumprem papel parecido com o dos vendedores – convencem o cliente a comprar determinado produto.

Um anúncio exemplar para vender em marketplaces geralmente apresenta estes elementos:

  • Título objetivo e otimizado para SEO
  • Descrição detalhada e “vendedora”, com informações técnicas e diferenciais competitivos
  • Imagens de alta qualidade e com fundo branco
  • Perguntas de pré-venda respondidas
  • Bons reviews de clientes

Pegamos como exemplo o anúncio abaixo, de uma oferta da loja olist no Mercado Livre. Veja que o título vai direto ao ponto, que há imagens de alta qualidade e que a avaliação do item é excelente – o olist é Loja Oficial no canal. Não à toa, o produto recebeu o selo de mais vendido na categoria Tablets.

 

Anúncio otimizado da loja olist no Mercado Livre. | Reprodução: Mercado Livre

 

3- Atendimento de qualidade

Oferecer um atendimento de excelência é crucial para o sucesso de qualquer negócio, seja ele físico ou online. Apoiar o consumidor antes, durante e após a compra demonstra preocupação por parte da empresa e humaniza a marca.

Com isso, a loja acelera a decisão de compra do público, aumenta as vendas e ainda fideliza clientes. Além disso, ganha uma divulgação natural – o famoso marketing boca a boca –, já que clientes satisfeitos indicam a marca a outras pessoas. Tem coisa melhor do que isso?

Sendo assim, ao vender em marketplaces, pense em ações para encantar os clientes desde o primeiro contato com a sua loja. Isso inclui:

  • Dar um atendimento personalizado e humanizado
  • Ser ágil no suporte, tanto antes quanto após a compra
  • Proporcionar uma experiência de unboxing memorável
  • Ter atenção redobrada com o pós-venda
  • Incentivar clientes a avaliarem a compra e indicarem sua loja

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

4- Produtos de alta demanda

Mais um fator atrelado ao sucesso nos grandes sites de venda é trabalhar com categorias de alta procura e demanda constante. Deixando de focar em um pequeno nicho ou sazonalidade, a loja alcança públicos mais amplos e garante vendas ao longo do ano todo.

De acordo com dados divulgados pela Ebit|Nielsen na Marketplace Conference 2021, os segmentos que registraram maior fatia de pedidos nos marketplaces em 2020 foram:

  • Moda e acessórios (17%)
  • Casa e decoração (16%)
  • Eletrodomésticos (13%)
  • Telefonia/Celulares (8%)
  • Perfumaria e Cosméticos (8%)
  • Eletrônicos (5%)
  • Informática (5%)
  • Bebês e Cia (4%)

Dessa forma, as categorias acima são boas apostas para quem pretende vender em marketplaces e ganhar dinheiro com o modelo!

 

5- Logística competitiva

Para vender em marketplaces, é preciso mais do que nunca ter uma operação logística azeitada e competitiva. Isso significa, basicamente, ter entrega rápida e oferecer frete grátis. Esses dois fatores ganharam grande relevância na decisão de compra dos consumidores e por isso devem ser olhados com muita atenção.

Um levantamento da Ebit|Nielsen e Bexs revela que 42% dos pedidos realizados nos marketplaces em 2020 envolveram frete grátis. O motivo disso é que entregas gratuitas aumentam – e muito! – a taxa de conversão dos anúncios.

Por esses motivos, investir em uma logística competitiva no seu negócio pode ser decisivo para o sucesso de vendas nos marketplaces!

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

 

Siga as 5 dicas deste texto para vender em marketplaces e se destacar!

Apesar de vender em marketplaces ser uma tarefa relativamente fácil, se destacar da concorrência nesses canais depende de muita dedicação e estratégia. Entre os fatores decisivos para o sucesso nesses canais estão alta reputação, atendimento de excelência e competitividade logística. Porém, a lista não acaba aí.

Para se manter em destaque, é fundamental ficar de olho nas tendências e inovar constantemente. Por isso, focar nas estratégias compartilhadas neste artigo pode fazer toda a diferença na operação e nos resultados da sua loja nos marketplaces.

Você também pode contar com o apoio de parceiros como o olist, que contribuem muito com o resultado de lojas que vendem em marketplaces. O olist é uma solução de vendas completa para quem quer ter destaque em mais de 10 marketplaces diferentes e ganhar competitividade logística e operacional.

Saiba mais sobre como sua loja pode vender em marketplaces com o apoio do olist!

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais