O ERP é um sistema de gestão que torna a rotina das empresas mais ágil e precisa. Com ele, processos que geralmente ocupam grande parte do dia são simplificados, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.

Ele pode ser utilizado por diferentes segmentos de empresas, inclusive por quem vende no e-commerce. Neste conteúdo você vai entender alguns dos recursos que tornam o dia a dia do e-commerce mais eficiente.

 

O ERP e o seu papel no e-commerce

O ERP é um sistema que oferece suporte para quem trabalha no e-commerce. Isso porque ele tem recursos que otimizam o trabalho e também evitam erros na operação. Veja abaixo 4 das principais funcionalidades que são encontradas em um ERP e que podem fazer a diferença em momentos de alta nas vendas, como a Black Friday:

 

Integração com soluções de e-commerce

Na rotina de uma loja virtual, um dos principais desafios é fazer a gestão de diferentes canais de venda. Imagine precisar acessar a plataforma de e-commerce e diversos marketplaces para cadastrar os produtos a serem vendidos. Ainda, verificar todos os dias quais foram as vendas em cada canal, inclusive em datas movimentadas como a Black Friday.

Este é um processo que pode ser simplificado com o uso de um ERP. Nele, você cadastra todos os produtos e depois envia para o canal integrado desejado, facilitando o seu trabalho.

Ao realizar vendas, os pedidos são recebidos no ERP de forma centralizada, para que você não precise acessar diversos sistemas para verificar o que foi vendido. Assim, você não esquece nenhum pedido e ainda economiza seu tempo.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

 

Controle de estoques

Um dos pontos que merece muita atenção é o estoque. Quando falamos em vender online, o controle de estoque interfere diretamente na experiência do cliente com a compra. Se ele comprar um produto no e-commerce e você não tiver o item disponível para enviar, precisará entrar em contato solicitando a troca do produto, ou então, o cancelamento da compra.

Neste caso, você pode perder uma venda e deixar o cliente insatisfeito. Por isso, o ideal é que a sua loja virtual e os marketplaces estejam sempre com as quantidades de produtos atualizadas.

Mas como fazer isso? Aqui entra novamente o papel do ERP. A partir do momento em que as integrações foram realizadas, sempre que houver uma movimentação de estoque no ERP, as novas quantidades serão refletidas nos canais de venda conectados de forma automática.

Dessa forma, você não vende produtos sem estoque e ainda garante uma melhor experiência para o seu cliente.

 

 

Processamento centralizado dos pedidos

Outro processo rotineiro em um e-commerce é verificar tudo que foi vendido. Para isso, basta acessar cada um dos canais de venda e buscar os pedidos recebidos. Mas como ficar atento e não esquecer nenhum pedido quando as vendas aumentarem? O ERP te ajuda a manter tudo em ordem.

Pelo fato de todos os canais de venda estarem conectados ao ERP, sempre que uma venda for realizada ela pode ser importada para o sistema. Dessa forma, todas as vendas ficam em um só lugar, facilitando a emissão das notas fiscais, a separação dos produtos que serão enviados e até a análise de performance de cada canal.

Além da agilidade, as chances de esquecer um pedido são praticamente nulas, pois conforme eles são enviados, a situação dos pedidos muda no ERP. Sendo assim, basta utilizar os filtros e verificar se algum pedido ficou para trás.

 

Emissão de notas fiscais com agilidade

Após receber os pedidos no ERP, um dos próximos passos é emitir as notas fiscais. Uma das vantagens do ERP é que, ao importar o pedido, todas as informações do cliente e do produto comprado também são importados.

Portanto, não é necessário digitar nenhuma informação, o que evita erros na hora de emitir as notas.

Previamente, também é recomendado cadastrar as naturezas de operação no sistema com a ajuda de um contador, visto que elas são necessárias para que a nota seja emitida. Assim, as informações referentes a impostos são preenchidas de forma automática e você não precisa se preocupar mais com isso.

Quando todas as notas fiscais estiverem geradas, elas podem ser emitidas de uma só vez, sem a necessidade de enviar uma a uma para o Sefaz. Isso economiza muito tempo em um dia de trabalho, aumentando a eficiência da operação.

 

Agilize seu e-commerce com um ERP

O ERP pode ser um grande aliado no seu e-commerce. Com ele, os processos que envolvem o anúncio de produtos nos canais de venda, verificação das vendas, controle de estoques e notas fiscais ficam mais ágeis e com menor possibilidade de erros.

O Tiny é um ERP especialista em e-commerce, que conta com estes e outros recursos que otimizam a rotina de uma loja virtual. Aproveite a parceria do Tiny ERP com a iSet e experimente 30 dias grátis + 3 meses com 50% OFF.

 

Saiba 7 cuidados essenciais para você conquistar melhores resultados e uma gestão aprimorada.

 

Leia também:

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 

9 Dicas de integrações para sua loja virtual – 7 Minutos de e-commerce