fbpx

São com simples gestos que uma empresa mais sustentável faz sua parte para um planeta mais sustentável

 

Indo muito além dos lucros, as empresas possuem um papel de extrema importância na sociedade: elas geram empregos e movimentam a economia, entregando produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas, atendem às suas necessidades e geram inovação.

 

Porém, com grandes poderes econômicos, vêm grandes responsabilidades sociais. E, por isso, é fundamental que qualquer companhia seja também uma empresa mais sustentável.

 

Apesar de esse ser um conceito bastante complexo, e nem sempre bem compreendido, tornar sua empresa mais sustentável é muito menos complicado do que a princípio pode parecer. Pode acreditar: ações simples nesse sentido são capazes de transformar radicalmente a rotina do negócio, bem como sua relação com os clientes. 

 

Por isso, confira neste post como tornar a sua empresa mais sustentável!

O que é ser sustentável

Ser sustentável significa utilizar os recursos que temos disponíveis de forma racional e consciente, sem comprometer a sua disponibilidade para as gerações futuras, ou seja, garantindo a sua preservação.

 

Podemos também dizer que a sustentabilidade é o desenvolvimento económico baseado no equilíbrio entre os recursos que possuímos e como os utilizamos para nosso benefício.

 

Qualquer negócio pode se transformar em uma empresa mais sustentável! Todos podemos fazer pequenas contribuições diárias, na nossa casa, no nosso trabalho, todos podemos adotar no nosso cotidiano atitudes sustentáveis simples que ajudem o ambiente, melhoram a qualidade de vida e preservam os recursos para as próximas gerações.

Como tornar a sua empresa sustentável

Um empreendedor pode tornar a sua empresa mais sustentável com a adoção de algumas práticas simples, como: reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias. E é disso que irei falar aqui.

 

Existem diferentes maneiras de fazer sua empresa mais sustentável

1- Adote a documentação eletrônica

O grande empecilho é o que fazer com esses papéis após o fim de sua utilidade. Se a organização quer se tornar uma empresa mais sustentável o primeiro passo é eliminar a papelada.

 

Um solução barata, simples, rápida e sustentável é adotar um sistema online de controle de documentos, reduzindo assim, o consumo de papel, mas também de espaço e trabalho de arquivamento.

 

Essa ação também aumenta a segurança de documentos importantes e confidenciais.

 

Nessa ótica, a informatização de documentos é uma grande aliada de uma empresa mais sustentável a cada dia. 

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

2- Reduza o consumo de água e energia

Coloque torneiras temporizadas em todas as pias, além de utilizar arejadores (peneirinhas acopladas na saída de água), restritores e reguladores de pressão nas torneiras. 

 

Essas ações simples para salvar o planeta e até mesmo economizar na conta de água requerem investimento, mas com certeza pode ser um ótimo lugar para aplicar seu dinheiro, uma vez que o retorno a médio e longo prazo é muito grande para uma empresa mais sustentável. 

 

Com relação à diminuição da utilização de energia, sempre que possível, é fundamental, optar por equipamentos novos e com melhores classificações de consumo. Além disso, é interessante implantar temporizadores em aparelhos elétricos e eletrônicos, organizar os espaços de forma a aproveitar melhor a luminosidade solar e implementar lâmpadas com sensores de movimentos.

3- Revise a infraestrutura

Esse passo faz parte do anterior e também é essencial para ter uma empresa mais sustentável.

 

Esteja com a manutenção de sua empresa em dia, para evitar vazamentos. Se você possui sistema de ar condicionado, mantenha portas e janelas sempre fechadas. Opte por lâmpadas de LED com sensores de presença para ambientes que não possuem muito fluxo de pessoas (banheiro, depósito, cozinha). Aproveite a luz do Sol para iluminar o ambiente e economizar energia.

4- Escolha os fornecedores certos

Para tornar a sua empresa mais sustentável, é preciso levar em conta toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até o modo de distribuição dos produtos aos seus clientes. Isso é importante porque garante que o todo o fluxo produtivo se baseie em práticas que contribuam para o equilíbrio ambiental.

 

Por esse motivo, procure sempre por fornecedores que possuem padrões de qualidade e garantias de respeito com o meio ambiente e com os direitos dos seus trabalhadores

 

Além disso, ambas as companhias podem, em conjunto, procurar as soluções mais adequadas às necessidades do negócio ao mesmo tempo em que contribuem para a manutenção do equilíbrio ambiental, social e econômico!

5- Faça o uso do transportes alternativos

O estímulo à sustentabilidade passa necessariamente pelo controle efetivo da emissão de gases tóxicos, os quais não só poluem o ar, como prejudicam em grande medida todo o ambiente.

 

Sendo assim, para tornar sua empresa mais sustentável, incentive seus colaboradores a utilizarem transporte público ou bicicleta ou crie um programa de caronas, para que pessoas que morem perto e possuem horários parecidos possam ir juntas ao trabalho.

 

Se a sua empresa precisa fazer entregas, priorize as entregas de bicicleta ou até mesmo a pé quando possível. E, caso precise fazer a utilização de transporte motorizado, faça de modo bem planejado para que ele seja o menos agressivo possível ao meio ambiente.

 

Uma ideia criativa por exemplo é a construção de um bicicletário que é um meio de estimular o uso de transporte alternativo. Legal, não é?

6- Recicle mais, gerencie o lixo e evite o plástico!

Incentive clientes e colaboradores a utilizarem menos plástico. Ofereça benefícios para os clientes que optarem por não levar as embalagens embora ou que não utilizarem sacolas. Ofereça também locais para que eles depositem as embalagens dos produtos para o descarte e reciclagem correto.

 

Além disso, busque sempre incentivar o seus consumidores e funcionários a terem hábitos que sejam menos degradantes ao Meio Ambiente. 

 

Além de transmitir hábitos que sejam mais sustentáveis, você ainda consegue fidelizar os clientes à sua marca e criar um relacionamento diferenciado com o consumidor final.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Para se tornar uma empresa mais sustentável é essencial criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.

 

A organização deve se preocupar em separar os resíduos, buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais e criar campanhas de redução do uso de descartáveis.

 

Uma empresa mais sustentável precisa criar uma cultura de sustentabilidade em seu cotidiano. Isso significa que a companhia deve fomentar práticas voltadas para o uso consciente de recursos, o que inclui a diminuição do consumo de materiais voltados à alimentação e aos serviços de limpeza, como os materiais descartáveis.

 

Desse modo, é muito importante estimular que os funcionários tragam seus próprios utensílios de cozinha, como canecas e garfos de metal ou madeira. 

7- Analise os dados de consumo

Analise todos os seus dados de consumo, como água, energia, papel, materiais descartáveis etc. É necessário obter informações até mesmo sobre os resíduos produzidos.

 

Esse acompanhamento é relevante porque possibilita à empresa compreender o quanto suas iniciativas a favor de práticas de sustentabilidade estão realmente funcionando.

 

Logo, com base nos dados analisados, uma empresa mais sustentável pode aperfeiçoar suas ações de caráter positivo, melhorar as que não estão sendo eficientes e planejar novas estratégias para se tornar mais sustentável.

8- Envolva a equipe

Embora seja fundamental para propagar a ideia de sustentabilidade, também é imprescindível envolver todos os funcionários no processo. As pessoas devem se sentir parte atuante nas ações implementadas, entendendo sua importância, seu porquê e os benefícios que essas práticas trazem a médio e longo prazo.

 

Nenhuma dessas ações que já citei no post surtirá o efeito desejado se a companhia não for capaz de convencer seus colaboradores a adotar práticas sustentáveis

 

Nessa perspectiva, a empresa deve implementar políticas de conscientização cujo foco é mostrar ao seu quadro de funcionários que a sustentabilidade é importante.

 

Uma maneira de fazer isso é por meio da criação de campanhas constituídas de diferentes atividades voltadas aos seus empregados. Podem ser oferecidos cursos de curta duração e palestras. Outra possibilidade é estabelecer parcerias com organizações voltadas para a preservação ambiental com o intuito de que os colaboradores tenham contato com pessoas que trabalham diretamente com isso.

9- Adote home office

Para muitas empresas que desejam se tornar mais sustentáveis essa prática é inviável devido ao estilo de venda e nicho de negócio. Porém, se trabalhar em casa é uma opção que funciona para a sua empresa, adote-o!

 

A parte mais legal de trabalhar em casa é que ela não só trás benefícios individuais, mas também para todo uma comunidade e até para o planeta Terra!

 

Se 86% dos trabalhadores americanos vão de carro para o trabalho, trabalhando em casa, o óleo economizado seria equivalente à um terço das importações anuais do Golfo Pérsico da América. Incrível, não é?

 

Além disso, os trabalhadores que demoram 25 minutos para ir ao trabalho economizariam 109 horas por ano fazendo home office.

Sendo assim, isso com certeza é uma prática muito sustentável

 

Para praticar o home office e se tornar uma empresa mais sustentável, deixe que seus funcionários escolham um ou dois dias da semana para trabalharem em casa

 

Gostou do post e se pronto para tornar sua empresa mais sustentável? Deixe seu comentário!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.


Comentários

Comentários

Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
Post criado 109

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo