Uma das principais dúvidas de quem vende online, neste momento, deve ser essa: como fazer uma gestão eficiente de frete em tempos de coronavírus?

 

Esse questionamento se torna ainda mais forte diante da necessidade de isolamento social causada pela pandemia, já que as compras pela internet surgiram como alternativa para atender a população.

 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o volume de vendas cresceu 40% na primeira quinzena de março, em comparação com o mesmo período de 2019.

 

E considerando que a entrega é uma das maiores preocupações de quem vende online, o setor de transporte de cargas foi reconhecido entre os serviços essenciais. Ou seja, não pode ser interrompido durante a pandemia.

 

A medida foi publicada no Decreto 10.282, assinado pela Presidência da República em 20 de março de 2020.

 

Mas a suspensão temporária logo que o coronavírus chegou ao Brasil e as limitações impostas para conter o avanço da doença afetaram diretamente os custos e prazos de entrega.

 

Com tudo isso, é natural que você tenha dúvidas, lojista! Afinal, como garantir o frete em tempos de coronavírus? Por isso, nós separamos algumas dicas. Confira!

5 dicas para o frete em tempos de coronavírus

1- Adote medidas de higiene

Um estudo de uma importante revista científica, a New England Journal of Medicine, dos Estados Unidos, revelou quanto tempo o coronavírus pode sobreviver em cada superfície.

 

De acordo com a pesquisa, o vírus resiste por até 3 dias em objetos de plástico e de aço inoxidável. Já em superfícies de papelão, como as caixas que você utiliza para enviar suas mercadorias, ele não sobrevive por mais de 24h.

 

Assim, para conter o avanço do vírus, o cuidado com a higiene é fundamental. Para a sua segurança e a de seus clientes, é importante que você adote medidas de prevenção.

 

Esses cuidados devem ser tomados no seu ambiente de trabalho e também no manuseio das embalagens.

 

O ideal é que você mantenha o ambiente arejado, faça limpeza das superfícies regularmente, utilize álcool gel 70% e lave as mãos constantemente.

 

Especialistas da área da saúde indicam que um pano úmido com água e sabão ou detergente é suficiente para a limpeza dos locais. E para desinfetar objetos que chegam da rua, se não tiver álcool gel, você pode utilizar uma solução de 4 colheres de chá (20 ml) de água sanitária para cada 1 litro de água.

 

Para tranquilizar seus clientes, pode ser interessante que você divulgue em suas redes sociais as medidas que está adotando para manter tudo limpo em sua loja. Assim eles terão certeza do seu cuidado e, provavelmente, vão se sentir mais seguros ao realizar uma compra, não é verdade?

 

Vale a pena também orientar os seus clientes sobre os cuidados que devem ser tomados ao receber a mercadoria em casa. Afinal, por mais que você seja cuidadoso, a encomenda faz um percurso até chegar ao destino.

 

Você pode fazer isso afixando uma mensagem na parte externa da embalagem ou enviando um e-mail.

 

Quer saber mais sobre como trabalhar durante a pandemia de coronavírus? Então confira este artigo com 8 dicas para continuar vendendo com segurança!

2- Aumente o prazo de entrega

Desde o início da pandemia, empresas de transporte já informaram o acréscimo de alguns dias no prazo de entrega das encomendas. Os Correios, por exemplo, adicionaram 3 dias na previsão para todo o Brasil, e 5 dias para o estado de Santa Catarina.

 

Essa medida foi necessária por conta de problemas de restrição de entregas, como bloqueios de cidades ou fechamento de comércios locais. Além da necessidade de fechamento de agências, em alguns casos, para proteção de funcionários do grupo de risco do coronavírus.

 

Por isso, uma dica é você também aumentar o tempo previsto informado para os clientes da sua loja. Assim, vai apresentar uma estimativa mais realista e diminuir as chances de atraso.

 

Se antecipando ao problema e dando um prazo maior, você pode evitar cancelamentos de compras ou reclamações por causa da demora.

3- Se mantenha bem informado

Para tomar as melhores decisões para o seu negócio, é importante que você esteja ciente do cenário atual.

 

Se informe diariamente sobre as medidas que estão sendo tomadas pelos governos para contenção da pandemia e como elas podem afetar o e-commerce.

 

Mas lembre de procurar sempre fontes oficiais, como agências de notícias do governo federal, por exemplo. Ou então, veículos de comunicação de sua preferência.

 

Uma dica é sempre checar informações recebidas por mensagem no celular. Hoje em dia, existem muitas agências de checagem de notícias. E com uma simples busca no Google você pode tirar a dúvida.

 

Há também sites e blogs especializados em comércio eletrônico que estão produzindo conteúdo específico para auxiliar você lojista neste momento.

 

Procure ainda saber sobre o funcionamento das transportadoras que você utiliza para enviar suas encomendas. Algumas estão trabalhando em horários reduzidos ou atendendo de forma diferenciada oferecendo até mesmo coleta em domicílio.

 

Então, antes de sair de casa para fazer suas postagens, é indicado que você veja como deve proceder.

 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, sugerimos também a leitura deste outro artigo exclusivo com dicas para despachar suas mercadorias durante o Covid-19.

4- Crie campanhas (mas atenção!)

Você já deve ter percebido que, para atrair clientes, diversos e-commerces estão oferecendo frete grátis.

 

Mas antes de também oferecer esse benefício ao seu cliente, esteja atento! Porque esse tipo de campanha exige muito planejamento.

 

Afinal, é o seu negócio que vai arcar com o custo da entrega. Então esteja certo de que o seu orçamento está preparado e que isso vai ser realmente vantajoso agora.

 

Uma alternativa pode ser oferecer o frete grátis para produtos específicos, e não para todo o seu estoque. Ou ainda, para entregas em uma determinada região que tenha um custo menor para você.

 

Enfim, pense em todos os detalhes com bastante cuidado! Estude e planeje como oferecer o frete grátis.

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

5- Busque alternativas de frete

O momento que estamos vivendo requer cautela. São tempos de bastante instabilidade, que exigem adaptações.

Você quer um exemplo? Muitos varejistas que antes vendiam apenas em lojas físicas, se viram obrigados a migrar para o meio online para continuar vendendo.

 

Isso significa que você lojista deve estar sempre atento e buscando por alternativas para o seu negócio. Principalmente, quando se trata da entrega das suas encomendas.

 

Afinal, você não pode correr o risco de ficar impossibilitado de enviar as mercadorias, seja por causa de alterações no funcionamento da transportadora ou do preço do frete em tempos de coronavírus.

 

Nesse caso, a saída para você ampliar as opções de entrega do seu negócio pode estar em uma plataforma de gestão de fretes.

 

Com essa tecnologia, é possível fazer cotação de entregas simultaneamente com várias transportadoras. E assim comparar opções e escolher a que melhor atende às necessidades do seu negócio.

 

E você faz tudo isso pelo seu computador, diretamente em um site, sem precisar sair de casa. O que é ótimo, principalmente neste momento!

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

 

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Além da cotação e geração de fretes, ele te oferece ferramentas como a calculadora de fretes e o rastreamento de encomendas. E tudo isso sem mensalidade ou limite mínimo de envios.

 

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Por Gabriela Voigt | Melhor Envio