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Atualmente, o sucesso nas vendas de um e-commerce dependem de muitos fatores, como o atendimento, o design da loja virtual, os meios de pagamento e entrega, dentre outros. Cada detalhe faz diferença hoje em dia para a percepção dos visitantes à um e-commerce.

 

No mundo contemporâneo, a experiência do cliente é decisiva para a finalização de compra e isso inclui muitas ações que um dono de e-commerce deve tomar. Não basta mais saber como vender online, é necessário ter um diferencial. 

 

Claro que é preciso ter uma plataforma completa, que seja capaz de oferecer uma experiência de compra inigualável para o cliente. É por meio dela que você tomará outras ações.

 

Neste post, falaremos saber uma técnica que pode atrair usuários, facilitando a vida deles e os deixando mais satisfeitos e fidelizados em relação à sua marca e que pode te ajudar a ter sucesso nas vendas: a lista de desejos. Sim, ela tem todo este poder!

 

Vou mostrar como é importante apostar na lista de desejos e os bons resultados que ela pode trazer para o seu e-commerce! Continue lendo!

O que é a lista de desejos

A lista de desejos, basicamente, permite que um cliente crie uma lista com os produtos que deseja comprar ou acessar posteriormente dentro de um e-commerce.

 

As listas normalmente só são salvas quando o visitante se cadastra ou faz login na loja virtual. Ele pode favoritar produtos que se interessa na loja durante a navegação pelo site, essa coleção é salva na lista de desejos que ele pode acessar depois para decidir quais deseja realmente comprar.

 

Normalmente, para os donos de e-commerce que adotam este diferencial, é possível gerenciar a lista de desejos dos clientes e, em algumas plataformas de e-commerce mais completas, até visualizar um relatório de produtos mais desejados. Além de ter acesso à configurações que permitem personalizar o nome e o ícone da lista de desejos.

 

Interessante, não é? Com essas configurações, é possível criar muitas estratégias de marketing, só é preciso ter imaginação e conhecimento! Continue lendo e saiba mais!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Importância e funcionalidades da lista de desejos

Se você já fez de tudo e procura por um diferencial para alavancar suas vendas online, implementar a lista de desejos na sua loja online pode ser a resposta!

 

Essa possibilidade é um facilitador para os seus clientes, eles não irão perder ofertas vantajosas se tiverem seus produtos de interesse salvos! Isso já uma grande vantagem da lista de desejos para e-commerce, uma vez que as chances de uma venda se concretizar podem crescer!

 

Além do mais, com as lista de desejos, você poderá conhecer mais os gostos dos seus clientes, antes mesmo antes deles realizarem qualquer compra! Você entenderá melhor os desejos de consumo do seu público-alvo e poderá traçar estratégias de marketing mais certeiras à partir disso!

 

Percebe como isso pode ser benéfico tanto para os seus visitantes e clientes quanto para o seu e-commerce? E não acabei ainda!

 

Implementando esse diferencial na sua loja virtual, é possível melhorar o “mix de produtos” do seu negócio, ou seja, acrescentando produtos mais pedidos à loja e retirar os que não vendem. Os mix de produtos fazem justamente isso, e sabendo o que é mais e menos desejado, fica fácil montá-los e vendê-los!

 

Oferecer listas de desejos é uma maneira também de reduzir taxas de abandono de carrinho para aqueles que demonstram interesse em certos produtos, mas não vão comprá-los no momento.

 

Ademais, quando o cliente se cadastra na sua loja virtual para ter acesso à funções como a lista de desejos, normalmente, deixam em troca um e-mail de contato. Com isso, você juntar essas duas novas informações (e-mail do cliente + produtos de desejos dele) e criar e enviar um e-mail marketing

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Avise o seu cliente por e-mail quando o produto de desejo dele que estava em falta irá chegar no estoque da loja! Ou, avise-o quando a mercadoria que ele marcou como favorita está em promoção, eles vão ‘’correndo’’ para comprar!

 

Seja como for, você já deve ter entendido que habilitar esse recurso na sua loja virtual lhe possibilitará muitos benefícios! E essa é a importância da lista de desejos para a sua loja virtual. 

 

Além disso, se leu com atenção deve ter percebido que dei algumas dicas de como usar a lista de desejos ao seu favor, mas ainda vou ensinar como criar e usar a lista de desejos de forma que realmente te ajude a ter sucesso nas vendas! Confira!

Usando a lista de desejos

Primeiramente, estabeleça objetivos e metas! Pense em quais vantagens você pode oferecer aos seus clientes, como descontos, presentes e outros. As pessoas não fazem listas à toa, portanto, crie listas de desejos variadas dependendo do nicho de mercado do seu negócio.

 

Bons exemplos: aniversário, Natal, casamento, chá de bebê, Bodas, chá de panela, dentre outros.

 

Agora pense no desenvolvimento da lista de desejos, veja se a plataforma de e-commerce onde sua loja virtual está hospedada possui essa função, verifique se há integração com sistema de lojas físicas ou de estoque e se é possível personalizar o design.

 

Depois de desenvolvê-la, é hora de coletar dados! As listas de desejos trazem novos insumos de comportamento individual, como interesse, preferências de consumo, listas de e-mails dos amigos que compram os presentes e outros. O uso inteligente desses dados pode te ajudar e muito a ter sucesso nas vendas!

 

Agora comece a usar estratégias de marketing em cima de todos estes dados coletados. 

 

Se você já tem os dados de aniversário dos seus clientes, por que não sugerir a eles a criação de uma lista de desejos online via e-mail marketing ou até por mensagem direta em redes sociais?

 

EBOOK – Aumente suas vendas por meio das redes sociais

 

As listas são efetivas ao dar aos consumidores uma maneira fácil de relembrá-los sobre um item desejado e, sob a ótica de negociação, demonstrar aos fornecedores o nível de interesse em seus produtos que vai além das vendas. Por isso, crie notificações e as envie para seus clientes cadastrados quando algum produto desejado estiver em promoção ou quase acabando!

 

Por fim, não esqueça que, por meio das listas de desejos, sua marca vai conquistar novos clientes – aqueles que adquirirem os itens como presente. Lembre-se de ativá-los após isso e mantenha o ciclo de relacionamento. Aproveite a oportunidade de ampliar sua base!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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