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Neste post, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que rodeia atrair clientes usando os marketplaces

 

Embora os marketplaces não sejam algo tão novo no mercado de e-commerce, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como usá-los em parceria com a loja virtual. Se este é o seu caso, aproveite este conteúdo completo que criamos para você. Vamos lá?

Como atrair clientes do marketplace para a loja virtual

Aqui está uma das maiores vantagens para quem deseja melhorar o posicionamento de mercado: atrair clientes. Em um marketplace, você tem mais chances de aparecer do que boa parte de quem não está.

 

Atrair clientes depende de uma estratégia estruturada de marketing digital, que contemple diversos canais de comunicação com os consumidores e que seja assertiva, no sentido de estar direcionada para o público-alvo que você imagina para o seu empreendimento.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

É por essa razão que o marketplace se torna atrativo para muitos lojistas. Não é preciso investir tanto em ações para atrair clientes porque o próprio shopping virtual faz isso.

 

No momento em que ele precisar de um produto ou serviço seu, sua marca estará na lembrança dele, fazendo com que você seja a primeira opção de compra dele. Estar em um marketplace também é isso: aumentar a sua vitrine, dar maior visibilidade ao seu negócio e nutrir admiradores que possam se tornar clientes futuramente, além de atrair clientes.

 

O marketplace já possui marketing e plano de mídia próprio. Ou seja, ele já investe em estratégias e esse investimento é benéfico também para os vendedores ou lojas. O que você ganha com isso? Enquanto eles conseguem visibilidade para o site, você consegue para os seus produtos.

 

Atrair clientes do marketplace para a loja virtual é fundamental para a sobrevivência do negócio, conseguir investimentos e evitar perdas. Porém, para os vendedores, a alta competição exige que eles busquem maneiras de se destacar e conquistar a preferência dos consumidores.

 

Pensando nisso, separei algumas dicas de como conseguir isso:

Conquiste espaço na buy box

A buy box é a oferta de destaque para determinado produto em um marketplace. Os demais vendedores ficam em posições secundárias, o que dificulta a conversão.

 

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Dessa forma, é desejável sempre que possível conseguir ocupar essa posição. Como os critérios são definidos pelo marketplace, a melhor maneira de se alcançar isso é o e-commerce buscar maneiras de se diferenciar nos quesitos normalmente avaliados nesse sentido, como reputação, preço, frete e estoque.

Invista em qualidade

A entrega de um produto de qualidade, no prazo, com um bom atendimento pré e pós-venda devem ser planejados para garantir a satisfação do consumidor e, consequentemente, atrair clientes. Isso inclui não descuidar dos sites de reputação e das redes sociais.

 

Nesse sentido, ter uma experiência positiva com determinada marca pode fazer com que o comprador dê prioridade por essa opção na próxima vez que buscar um produto no marketplace — preferindo-a até mesmo em relação à oferta principal.

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

 

Essa relação de confiança é construída nos detalhes e fazer um planejamento detalhado de como proporcionar a melhor experiência possível nas diversas etapas é fundamental para conquistar a fidelização e a recorrência na compra.

Mantenha contato permanente com o marketplace

Busque informações sobre as campanhas de marketing mensalmente para poder atrair clientes. Ofereça preços e vantagens diferenciadas de acordo com as negociações com seu gerente executivo dentro do marketplace. Negocie destaque nas redes sociais da empresa, banners no site ou peças de e-mail marketing da plataforma.

 

Essa etapa também é importante para que você fique ciente sobre mudanças de regras e oportunidades oferecidas aos sellers. Saber antecipadamente sobre alterações em critérios como a escolha das ofertas de destaque ou a possibilidade de uso de tecnologias diferenciadas pode colocar sua loja à frente da concorrência.

Ofereça cupons de desconto

Forneça ofertas exclusivas, utilize a estratégia de desconto progressivo, apresente condições diferenciadas de frete a partir de determinado valor gasto, etc. São pequenos detalhes que podem ajudar a construir a fidelização, atrair clientes e o aumento do ticket médio.

Seja atrativo

Tenha fotografias bonitas e comerciais, com diversas opções que demonstrem tamanho e cores. Além de passar uma boa imagem para sua marca, esse o contato que o cliente tem com a mercadoria.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Como o consumidor não tem a opção de ver o produto pessoalmente, é fundamental explorar recursos para tornar essa experiência o mais próximo da realidade possível para atrair clientes. Por isso, invista em fotografias profissionais, de boa qualidade, que permitam zoom. Além disso, vale explorar recursos como vídeos e outras opções interativas.

Mantenha a descrição dos produtos atualizada

O texto deve ser claro e conter todas as informações necessárias de composição, tamanho, cor, voltagem, etc., com o máximo de detalhes possível. Mantenha uma linguagem adequada ao seu público.

 

Além das especificações técnicas, é preciso antecipar possíveis dúvidas que podem surgir sobre o produto. Essa simples atitude pode aumentar as taxas de conversão, reduzir o suporte, evitar a devolução de produtos devido ao rompimento de expectativas e diferenciar sua mercadoria em relação aos outros concorrentes.

Conquiste boas avaliações

A reputação da sua loja virtual é um fator de suma importância para atrair clientes: ela influencia se sua oferta entrará no buy box ou não, melhora a percepção da marca e passa credibilidade para os consumidores interessados em adquirir o produto.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Por isso, incentivar o review de produtos e a avaliação dos clientes após a compra é uma forma de se posicionar positivamente frente a futuros consumidores. Para isso, pode ser enviado um e-mail após a entrega da encomenda solicitando que o comprador avalie sua experiência e até mesmo oferecer incentivos para aqueles que completarem a ação, como descontos em aquisições futuras.

Invista em publicidade

A publicidade é um fator determinante para o sucesso de qualquer e-commerce. Por isso, não conte somente com os investimentos realizados pelo marketplace. Faça anúncios em mídias pagas direcionados para suas mercadorias.

 

Você pode, por exemplo, criar páginas em redes sociais e divulgar seus produtos. Pode criar conteúdos que sejam direcionados ao público que você deseja atingir e compartilhá-los em um blog onde haja publicidade a respeito do marketplace do qual você faz parte.

 

Opções não faltam quando o assunto é divulgação de produtos e serviços é a possibilidade de atrair clientes. Inovar e criar diferenciais é isso: encontrar uma maneira de chegar até os seus clientes e estabelecer um relacionamento de longo prazo.

Defina seu posicionamento de mercado

Como você quer que sua marca seja conhecida? Que tipo de imagem você quer que as pessoas tenham da sua empresa? Você, como personificação da marca, quer transmitir uma mensagem jovem, arrojada moderna ou uma imagem de seriedade e tradicionalismo?

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Procure responder a essas perguntas para ter bem definido que tipo de valor você pode agregar a seus consumidores e busque alinhar tudo a essa postura. O intuito é gerar identificação.

Invista na retenção do cliente

Seu diferencial deve ser tão bom, mas tão bom, que seus clientes jamais pensarão em abandonar a sua marca por isso. Um delivery de livros, por exemplo, é uma ideia que pode funcionar muito bem para os leitores e dificultar a entrada de concorrentes com o mesmo serviço.

Nunca pare de melhorar

Atrair clientes é um eterno exercício de análise e aplicação de novas ideias, de tentativas, de ajustes e de aprofundamento do conhecimento sobre seus clientes e seu mercado. É manter-se atualizado em relação às novidades que têm a ver com o mundo do e-commerce e estar pronto para superar as barreiras que se apresentam ao longo do seu caminho.

 

Posicionamento de mercado é algo que se conquista com o tempo, trabalhando duro para que sua marca seja conhecida — e reconhecida — pelos consumidores. Portanto, mãos à obra!

Ofereça produtos exclusivos

É claro que você não vai anunciar todos os seu produtos no marketplace, pois sua intenção com esse canal de vendas é atrair clientes para que a próxima compra delas seja dentro da sua loja virtual, onde sua receita é maior. Por isso, pense em produtos exclusivos, que podem ser um diferencial da sua loja perante a concorrência.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Diferencial é algo que agrega valor à experiência do cliente, que faz com que ele perceba a vantagem de manter um relacionamento com a sua marca. Uma embalagem que seja reaproveitável como uma caixa para guardar pertences, por exemplo, pode ser considerada um diferencial!

Apresente sua loja virtual para o cliente

Até que sua loja conquiste credibilidade e força de marca no segmento de atuação, sempre que tiver a oportunidade de ter contato direto com o cliente, é fundamental que você apresente sua marca e sua empresa para essas pessoas. Se sua loja conseguir conquistar a credibilidade por meio do marketplace, a chance de o cliente voltar a comprar diretamente na própria loja é maior.

Atendimento de qualidade

Falando em atrair clientes, o atendimento de qualidade é a melhor forma. Além de ser uma maneira excelente de fidelizar o consumidor, ainda serve para apresentar outros produtos que ele não comprou ou até mesmo lançamentos da loja.

 

O maior diferencial que você pode oferecer é sempre a valorização do cliente, que é expressa no atendimento. Um atendimento diferenciado pode fazer com que mais pessoas se engajem com a sua marca e convidem outros consumidores a fazer parte da sua legião de seguidores.

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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