Saiba como aumentar as vendas na Black Friday vendendo em marketplaces

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A Black Friday é um dos eventos mais importantes do ano para o comércio, estamos falando de um dia inteiro de promoções em diversas categorias de produtos.

Geralmente comemorada na data da 4ª sexta-feira de Novembro, a Black Friday traz consigo excelentes oportunidades para os clientes comprarem seus produtos com preços promocionais e dos lojistas venderem mais.

A primeira vez que o evento de Black Friday aconteceu no nosso país, foi no ano de 2010 sendo feito de forma completamente online.

De lá pra cá o evento cresceu de forma absurda com o passar dos anos e foi se tornando cada vez mais popular e rentável.

Para aproveitar ao máximo a alta demanda durante a Black Friday e aumentar suas vendas, apostar nos marketplaces pode ser uma ótima alternativa, eles podem aumentar a visibilidade da sua loja e te ajudar com estratégias de divulgação em grupo.

Leia o artigo até o fim e descubra como vender mais durante a Black Friday utilizando os marketplaces.

 

Vantagens de utilizar os marketplaces para vender durante a Black Friday

 

1- Maior visibilidade

Os marketplaces podem ser considerados como enormes shoppings virtuais, eles agregam uma porção de lojas diferentes sob a credibilidade e a força de grandes nomes do mercado, como por exemplo:

  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • Submarino etc.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2019, 95% dos brasileiros que fazem compras online, utilizam os marketplaces.

Portanto, se juntar com essas plataformas é ótimo para apresentar seus produtos e sua marca para inúmeros consumidores que talvez jamais iriam conhecer sua loja.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

2- Maior praticidade na divulgação

Durante o evento a divulgação sem dúvidas é um fator decisivo para chamar a atenção dos consumidores.

Como já era de se esperar, competir com grandes nomes do mercado pode ser uma tarefa muito complicada, uma vez que essas organizações investem pesado em marketing.

Quando sua marca está integrada a um marketplace, você consegue se beneficiar dos esforços de divulgação já feitos pela própria plataforma, isso acontece de forma bem estruturada e com recursos que talvez sua empresa não teria acesso.

 

3- Maior fidelização

Datas tipo a Black Friday apresentam um aumento significativo na demanda, expondo sua marca para novos consumidores.

Por isso, estamos falando de uma ótima oportunidade para conquistar de vez esses clientes, isso através de preços competitivos e um pós venda de qualidade.

É essencial que sua empresa mantenha contato constante com o cliente, oferecendo o suporte que ele precisa e faça pesquisas de satisfação para encantá-lo e garantir que ele volte a comprar da sua empresa.

 

Dicas para aumentar as vendas na Black Friday

A Black Friday desse ano vai acontecer no dia 26 de Novembro, durante o evento os lojistas podem esperar um enorme crescimento das vendas, trata-se de um cenário onde o consumidor já está esperando encontrar oportunidades de adquirir produtos com descontos promocionais.

O marketplace representa uma boa oportunidade para sua empresa aumentar as vendas durante o evento, para isso existem alguns cuidados a serem tomados. Como por exemplo:

 

1- Verifique se esse é o melhor marketplace para sua marca

Existem diversos modelos de marketplaces disponíveis hoje em dia para começar a vender.

A ideia do marketplace é ser voltado para vender diversos tipos de produtos, como livros, calçados, eletrônicos, roupas, dentre diversos tipos de mercadorias. Porém, existem alguns que trabalham apenas especificamente com um nicho de mercado.

Por isso, para aumentar suas vendas nessa Black Friday, opte por anunciar seu produto dentro do marketplace que mais se adequa à ele.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

 

2- Veja se é possível suprir a demanda

Quando falamos em suprimentos, estamos nos referindo às caixas de papelão utilizadas para os envios, as etiquetas da impressora, plástico bolha para as embalagens, o papel apropriado para impressão das notas fiscais e tudo que envolve o processo de entrega do seu produto ao cliente.

São pontos que alguns lojistas acabam deixando passar despercebidos e que podem fazer sua empresa deixar de lucrar, pois são itens essenciais para realizar vendas e satisfação de clientes.

Nessa parte de suprimentos, você precisa agir com muita cautela, tudo que é utilizado na sua cadeia logística para fazer o embalo e o envio de cada produto precisa de atenção para que não falte nada necessário para atender sua demanda.

Com a visibilidade que o marketplace é capaz de proporcionar para sua marca, durante o evento de Black Friday, o número de pedidos que sua organização vai receber será superior ao que você está acostumado.

Então qualquer imprevisto que venha acontecer você terá que contorná-lo o mais rápido possível para conseguir entregar o item em tempo hábil para seu cliente.

 

3- Prepare seu estoque

Durante o evento de Black Friday, a oferta é grande mas a demanda também é muito alta, isso acontece por causa das grandes ofertas e promoções oferecidas por marketplaces e lojistas.

Se você já está acostumado a vender durante esta data, é interessante fazer uma pesquisa sobre seu volume de vendas dos anos anteriores e descobrir qual foi o percentual de aumento durante o evento de Black Friday.

A partir disso, utilize esses dados para se preparar para o evento deste ano.

Vamos supor que sua marca vendeu durante a Black Friday do ano passado 20% a mais do que o normal.

Com essa informação você pode calcular que é necessário aumentar seu estoque no mínimo 20%, para suportar a demanda durante o evento e ter um estoque otimizado.

Caso você nunca tenha vendido através de marketplace durante os eventos da Black Friday passados, é recomendado calcular o quanto sua empresa vende mensalmente e aumentar de 20% a 30% o seu estoque.

Isso vai ajudar sua empresa a garantir que não irá faltar produtos para suprir a demanda durante todo o evento.

Ter um bom contato com seu fornecedor também é essencial para conseguir comprar seus produtos com um preço mais competitivo e consequentemente poder revendê-los com preços mais atraentes para seus clientes.

 

Leia este post e aprenda sobre o controle de estoque e a sua importância para o sucesso de seu negócio!

 

4- Construa bons anúncios

É muito importante caprichar nos anúncios e utilizar boas imagens.

Aposte em fotos bem tiradas, com alta qualidade e que mostrem o produto por diversos ângulos, isso pode ser um diferencial da sua loja no marketplace quando comparada aos concorrentes.

Depois de conseguir o clique, você deve manter o visitante o mais informado possível.

Por isso, não se esqueça de elaborar boas descrições, nelas ofereça todas as informações relevantes, como dimensões do produto, cores, opções de personalização, formas de uso etc.

Isso é muito importante para sanar todas as dúvidas do consumidor na hora da compra.

 

 

5- Conquiste boas avaliações

As avaliações deixadas pelos clientes são de extrema importância para sua loja.

Elas constroem a sua reputação e fazem com que os próximos visitantes se sintam mais seguros para comprar de você.

Além disso, é importante lembrar que algumas plataformas costumam dar prioridade para os anúncios que possuem boa avaliação, destacando-os dos demais. Diversos marketplaces também possuem opções capazes de filtrar por produtos com melhores reviews.

Garantir que seu produto é de qualidade, entregar o que promete e cumprir com os prazos de entrega, são boas formas de aumentar sua possibilidade de ganhar cinco estrelas como avaliação.

Nesse artigo nós vimos algumas das vantagens de utilizar um Marketplace para vender durante a Black Friday e como aumentar suas vendas utilizando essa plataforma. Agora resta a você lojista escolher qual é a melhor opção de marketplace que se adapta melhor ao seu nicho de mercado.

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SEO em Categorias | Black Friday 2021


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