Para obter um bom desempenho na sua loja virtual, ter uma plataforma de e-commerce bem equipada é um dos pontos fundamentais. Além de garantir a modernização do seu comércio, ela reduz custos. Com a ferramenta certa, o empreendedor pode obter diferentes recursos que vão auxiliá-lo a divulgar seus produtos e a oferecer uma boa experiência aos clientes.

 

Para que você fique por dentro dos principais serviços que uma plataforma de e-commerce precisa ter, separamos algumas informações sobre o assunto. Acompanhe!

Checkout transparente

Visto que a maioria dos compradores desiste da compra na hora do pagamento, ter um checkout de difícil manutenção é um grande problema.

 

Por definição, esse tipo de recurso permite que o cliente pague a compra diretamente no e-commerce — isto é, ele não é redirecionado para nenhuma página de cadastro de pagamento. Dessa maneira, o consumidor não corre o risco de perder a compra por causa de algum problema com o servidor, por exemplo.

Recursos de logística e frete

Um dos passos fundamentais após o pagamento é a forma de envio do produto. Por isso, a plataforma de e-commerce precisa ter um bom sistema de integração com empresas que realizam esse serviço.

 

Primeiramente, é essencial ter uma assimilação direta com o Correios, além de ter compatibilidade com os outros serviços oferecidos pela empresa, como SEDEX, PAC e o E-sedex.

 

A plataforma ainda deve ter um sistema logístico para lidar com transportadoras e a possibilidade de customizar o frete, permitindo pelo menos a configuração de dois fretes com a viabilidade de montar uma tabela de CEP, pesos e valores.

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

 

Versão mobile e app

A ferramenta tem que ter uma capacidade responsiva muito apurada, isto quer dizer que o seu sistema tem que ser capaz de se adaptar a qualquer tamanho de tela: PC, smartphone e tablet.

 

Além disso, uma versão mobile bastante dotada de recursos permite que o cliente realize todo o procedimento de compra com facilidade diretamente do seu celular. A questão aqui não é só ter um bom layout para esse tipo aparelho, mas uma estrutura para a interação sem perder todos os recursos oferecidos pela loja.

 

Essa capacidade é um grande diferencial no mercado, além de ser uma maneira de gerar clientes leais.

 

Saiba como funciona esse tipo de sistema e como ele pode ser útil ao seu negócio.

Sistema de chat

Ter um bom sistema de comunicação é outro recurso fundamental. A ferramenta deve ter todo o suporte para tirar dúvidas e solucionar problemas, tanto por telefone, chat online ou via ticket de atendimento. Isso deve acontecer sem nenhuma interferência — é preciso que nada atrapalhe ou atrase a conexão entre o computador do cliente e o seu.

 

Utilize nosso cupom “isetjivo” e ganhe 15% de desconto no momento do pagamento, além de 40 dias gratuitos para teste!

 

Ter um sistema simples é outra característica importante, com a possibilidade de envio de mensagens prontas quando necessário, além de atalhos de atendimento e a opção de alternar conversas.

Integração da plataforma de e-commerce com marketplace

A possibilidade de vender os seus produtos em grandes lojas como Walmart, Submarino, Americanas e Casas Bahia é um passo essencial para aumentar seus lucros. Uma plataforma que não fornece integração com marketplaces está prejudicando o crescimento do lojista.

 

Além de ser uma grande tendência, a capacidade de divulgação é bastante vantajosa. Portanto, a plataforma de e-commerce deve ter um sistema que disponibiliza essa integração.

 

Depois de conferir as nossas dicas, você já sabe quais são os principais recursos que uma plataforma de e-commerce precisa ter. Está interessado em contratar uma? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.