Imagine revender uma plataforma de e-commerce com a sua marca, com total liberdade sobre a precificação, e terceirizando toda a parte técnica necessária como infraestrutura e desenvolvimento. Este é modelo de negócio Whitelabel.

 

Podemos dizer que, hoje, há praticamente todo tipo de serviço na internet, pois ela é vista como um dos principais canais para adquirir e fidelizar clientes, independente do mercado de atuação da empresa.

 

Afinal, o consumidor está cada dia mais presente nesse meio e entende que ele é o que mais atende às suas necessidades. Apesar disso, ainda há muito espaço para crescimento quando falamos, principalmente do comércio eletrônico. Por isso, é preciso inovar e encontrar alternativas para que a presença nesse ambiente seja diferenciada, além de oferecer destaque para que a empresa tenha vantagens perante os seus concorrentes.

 

Nesse post, vamos falar sobre o que é Whitelabel, um dos modelos de negócios que mais se consolida na internet. Ficou interessado? Então, acompanhe e tire suas dúvidas!

O que é Whitelabel?

A tradução literal para Whitelabel é “marca branca”. Quando aplicamos esse termo ao e-commerce, chegamos em um modelo de negócio em que empresas oferecem as suas plataformas para que outros negócios possam vender seus produtos.

 

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Na prática, ao invés da empresa gastar recursos desenvolvendo uma solução tecnológica para vender seus itens na web, ela contrata uma outra que é especialista nessa ação. Ou seja, ela adquire uma solução “pré-pronta”, não precisando contratar uma equipe para esse desenvolvimento.

 

Há casos em que é possível também trabalhar no modelo de revenda, ou seja, o negócio fornece os produtos para que a empresa que detém uma plataforma de e-commerce possa vendê-lo livremente.

Como surgiu o Whitelabel?

Pode até não parecer verdade, mas o Whitelabel surgiu no mundo da música. Há algum tempo, as gravadoras forneciam músicas para DJs famosos remixarem da sua maneira e divulgá-la para seu público. Isso ajudou muitas delas a bombarem nas rádios e boates.

 

Na internet, a primeira ação de Whitelabel aconteceu em 2001. Nela, um varejista do e-commerce fornecia telefones para as empresas venderem seus produtos e ganharem comissão com a sua própria marca.

Quais as vantagens do Whitelabel?

Dentre as vantagens que a adoção desse modelo pode trazer, destacamos:

 

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  • Menor chances de cometer erros, pois está deixando toda parte de tecnologia com um parceiro que sabe do assunto;
  • A empresa fica livre para focar no que sabe fazer, sem perder tempo com algo que não é sua especialidade;
  • Redução de custos;
  • Aumento da satisfação do cliente, que terá mais chances de viver uma boa experiência de compra;
  • Rapidez no desenvolvimento da solução, ou seja, a loja online poderá ir ao ar muito mais rápido.

Qual a diferença do Whitelabel para uma franquia?

O modelo de Whitelabel pode muitas vezes ser confundido com o modelo de franquia. De fato, eles são muito parecidos, principalmente quando se trata de fornecimento de uma solução para alguém replicá-la.

 

Porém, o modelo de Whitelabel é muito menos burocrático e muito mais flexível, pois ele não exige um investimento financeiro inicial muito grande e também é totalmente adaptável para as marcas que contratam essa solução. Ou seja, é um modelo que atua muito mais nos “bastidores” da venda do que na questão da definição do que será vendido.

 

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