O título já diz tudo! Abrir uma loja virtual é muito mais fácil e rápido do que você pode imaginar!

 

A tecnologia acompanhou as demandas do mercado e, em pleno século XXI, as tarefas envolvendo a operação e a administração de um e-commerce se tornaram extremamente simplificadas. Para ingressar no mundo virtual com um negócio online, hoje em dia, é preciso apenas querer!

 

Você deseja levar seu negócio para a Internet, mas está com dúvidas? Fique calmo. A Internet não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário! Confira a lista abaixo e conheça características que tornam o empreendedorismo online um excelente negócio!

1 – Grande potencial

O setor de e-commerce está em pleno desenvolvimento no Brasil. A cada ano aumentam as estatísticas de abertura de novos negócios, assim como os números de consumidores e de compras! E a boa notícia é que a tendência é de crescimento ainda maior para os próximos anos. O empreendedor inteligente deve aproveitar o momento para ingressar no mercado, fidelizar os clientes e se firmar como marca de vendas online. A hora é agora!

2 – Pouca burocracia

Se você pensa que abrir uma loja na Web vai significar perda de tempo com processos burocráticos, saiba que está completamente enganado! Para começar a vender online você precisa apenas registrar um domínio próprio (www.minhalojavirtual.com.br) na Internet. Todas as outras questões técnicas – como o registro do CNPJ para emissão de notas fiscais – ocorrerão de forma simples, envolvendo exatamente os mesmos trâmites necessários para um negócio físico.

 

3 – Operação simples

A gestão e a manutenção de uma loja virtual não exigem conhecimento técnico em programação. Hoje em dia há plataformas de e-commerce modernas e práticas, que possuem inúmeras funções automatizadas justamente para poupar ao gestor o máximo possível de trabalho. Os programas podem ser operados com enorme facilidade, já incluindo sistemas para gerenciamento de pagamentos e entregas. Tudo sem complicação! Ou seja, qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor virtual, sem qualquer dificuldade!

4 – Custos e estrutura reduzidos

Ao optar pela abertura de uma loja virtual você estará decidindo por um negócio com custos e estrutura reduzidos. Para fazê-lo funcionar, será preciso contratar bem menos funcionários do que uma loja física exigiria. Além disso, também não haverá despesas com aluguel ou compra de ponto comercial. E você ainda poderá manter o estoque da maneira que for melhor, inclusive na sua própria casa. Ou seja, as despesas serão mínimas, o que significa margem de lucro maior!

 

5 – Amplo alcance de público e vendas

Vender online é fácil simplesmente porque não existe barreira física no mundo virtual. Operando a plataforma, de dentro de um apartamento em São Paulo ou Goiânia, você poderá atingir consumidores de todo o território nacional. O que isso querer dizer? Boas vendas e dinheiro no bolso! É o amplo poder de alcance do e-commerce que faz dele uma opção tão simples e segura para empreender.

6- Investimento inicial mais baixo

Muitas vezes conseguir um bom ponto para montar uma loja física é trabalhoso e requer, em alguns casos, um alto investimento para que a loja fique bem localizada. Além, é claro, dos gastos extras com documentação, decoração, reformas e diversas outras burocracias desgastantes.

 

Já no meio digital isso não acontece, pois basta comprar um domínio, escolher uma boa plataforma de e-commerce, criar um layout agradável e funcional para o usuário, oferecer diferentes formas de pagamento e pronto, sua loja está preparada para vender!

 

Assim, o investimento em uma loja virtual é inicialmente muito mais baixo, se comparado a uma loja física.

 

7- Maior praticidade no processamento de pedidos

A gestão das vendas de uma loja virtual é mais prática e organizada do que a de uma loja física. As informações sobre todos os pedidos ficam agrupadas em uma área dedicada da plataforma da loja. Por lá, é possível fazer um controle cuidadoso de cada pedido feito. As informações são acessíveis e detalhadas, permitindo que todas as etapas do pedido fiquem registradas no mesmo lugar. Isso diminui as chances de erro, oferecendo segurança para você e o consumidor.

 

A loja virtual não só promove a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um controle cuidadoso de cada pedido. A gestão de vendas com o auxílio de uma plataforma de e-commerce é muito mais prática e organizada. Todas as etapas do processamento do pedido são registradas e as informações são acessíveis e detalhadas. Dessa forma, a segurança da transação é garantida tanto para o consumidor quanto para o lojista.

8- Facilidade na implantação de ações promocionais

É fato que criar ofertas e ações promocionais é importante para aumentar o volume de vendas, fazer crescer o tíquete médio de compras, divulgar a marca e conquistar novos clientes. Na loja virtual você defini brindes personalizados de acordo com grupo de clientes, usa banners diferenciados para chamar a atenção do visitante e ainda pode criar cupons de desconto!

 

9- Ferramentas integradas

As plataformas costumam contar com algumas integrações que facilitam tanto a vida dos lojistas como a dos clientes, como controladores de fraude, analytics, marketplaces, recursos de marketing e muito mais! Ter todas essas informações à mão e sem a necessidade de perguntar a um vendedor, como aconteceria nas redes sociais ou em uma loja física, é algo que pode fazer toda a diferença para a experiência de compra do consumidor.

10- Facilidade de monitoração de desempenho

Graças à característica de registros e históricos, a loja virtual oferece um grande diferencial para quem tem um negócio: a chance de acompanhar de perto o desempenho da empresa sem perder nenhum dado. Além disso, com os dados oferecidos ainda é possível mostrar produtos do interesse de cada cliente e enviar mensagens quando itens são abandonados no carrinho, fazendo com que a compra se concretize e fazer outras ações de remarketing e fidelização.

11- Mais comodidade

Com a rotina cada vez mais agitada, as pessoas buscam pela praticidade na hora de fazer as suas compras. A comodidade de comprar, pagar e receber sem sair de casa é muito vantajosa, se comparada à ida até o estabelecimento físico. Mas a comodidade também vale para o dono do negócio, já que você também poderá trabalhar de casa!

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

12- Variedade de meios de pagamento

Não há nada mais frustrante para um consumidor do que desejar comprar algo e a loja não aceitar a forma de pagamento que ele tem disponível naquele momento. Na loja virtual, você pode integrar com diversas integrações de meios de pagamento e oferecer as mais variadas formas aos seus clientes!

13- Diversidade nas formas de divulgação

Com a diversidade de formas de divulgação online é possível que os usuários acessem mais rapidamente a sua loja virtual e convertam em clientes. Com um e-commerce, você pode investir em uma comunicação massiva na internet. Conte com soluções como o e-mail marketing, técnicas de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais.

 

Gostou das dicas? Está decidido a abrir seu e-commerce? Confira nosso link com os 10 passos para abertura de uma loja virtual! Aproveite e deixe também seu comentário!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram eYouTube.

 


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais