São diversos os fatores que podem levar sua loja online ao sucesso: conhecimento de mercado, pesquisa, investimento, contatos, bons produtos, divulgação eficiente e, claro, muito trabalho. Todos esses pontos devem estar muito bem alinhados para você obter êxito em um mercado tão competitivo como o atual.

Assim como nas lojas físicas, um negócio virtual requer público. Entretanto, em meio aos concorrentes, seu produto ou serviço precisa se destacar e ser reconhecido para atrair o interesse das pessoas, gerar tráfego para seu empreendimento, e, com isso, alavancar suas vendas e seu status no mercado.

A seguir, vamos descrever as principais maneiras para aumentar os acessos ao seu site e revelar qual a importância de cada um deles para o sucesso de seu negócio online.

Foque no seu público

Para vender efetivamente um produto ou serviço é necessário conhecer seu público-alvo. Descubra seus desejos e necessidades para oferecer algo de valor coerente com esses sentimentos, despertando seu desejo de compra.

Por isso, é preciso ter foco na segmentação. Afinal, você quer atrair quem realmente se interessa pelo que está oferecendo, e não somente curiosos. Seus anúncios precisam ser específicos, com um objetivo claro para chamar atenção de potenciais clientes.

Uma chamada ou um texto muito genérico podem captar tráfego sem qualidade, ou seja, aquele que não serve para seu negócio, uma vez que não vai adquirir produtos e nem divulgar sua loja. E isso pode ser um transtorno para seu negócio se você estiver pagando por clique recebido.

Conteúdo é rei!

O conteúdo de sua página é vital para seus negócios. Títulos chamativos, textos, descrições e informações relevantes aliados ao produto oferecido são fundamentais para atrair e fidelizar clientes. Mas se busca uma arma poderosa para gerar tráfego para sua loja online, crie um blog para seu e-commerce. Foque em conteúdo comercial, procure oferecer informações de valor ao seu público.

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Por exemplo, se você vende equipamentos relacionados à saúde, produza artigos de qualidade dando dicas de saúde para seu público. Além disso, seu blog ajudará em duas outras dicas que virão a seguir: buscas online e mídias sociais.

Seja encontrável

O tráfico orgânico, proveniente dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc), é muito importante para o sucesso de sua loja online. Para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, é preciso entender sobre as práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Se você não possui investimento para contratar uma agência, procure entender como funciona o Google Analytics e comece agora mesmo a colocar em prática estratégias de linkbuilding, inserção de tags, trabalho com palavras-chave. Isto ajudará a melhorar o posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de busca.

Ao entender melhor, perceberá que um blog ajudará bastante a colocar em prática as estratégias mencionadas acima. Não se esqueça de sempre monitorar seus resultados.

Redes Sociais

Outra excelente forma de gerar tráfego e de manter um relacionamento com os clientes são as redes sociais, como o Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, entre outras. Essas ferramentas são ótimas para disseminar conteúdo e interagir com seu público, por meio de textos, fotos, vídeos e, principalmente, respondendo dúvidas, críticas e sugestões. Se o seu conteúdo for criativo, certamente será curtido e compartilhado.

Além disso, é um ótimo canal para promover promoções, estimular a interação dos usuários com perguntas e conversações, e, finalmente, divulgar os artigos de qualidade do seu mais novo blog.

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

Avalie cada ação e resultado

Medir os resultados de suas ações, seja por meio dos relatórios do Facebook, do Google Analytics ou qualquer outra ferramenta, é muito importante para definir se sua proposta está atingindo o público esperado, e como está indo sua taxa de conversão nas campanhas. Caso os resultados sejam positivos, procure entender o motivo e adote a estratégia em outros canais (levando em consideração as peculiaridades de cada meio). Em caso negativo, mude já e repense suas estratégias.

Campanhas patrocinadas

Investir em campanhas pagas é uma ótima maneira de gerar tráfego qualificado para sua página. São várias alternativas, sendo que as mais utilizadas são o Google AdWords e o Facebook Ads. Com essas campanhas é possível segmentar seus anúncios e atingir exatamente o público mais suscetível à compra. Entretanto, como o nome já diz, requer investimento.

Divulgação compartilhada

Procure fazer parcerias para troca de links e guest post (artigos de autor convidado). Esses links ajudarão a divulgar sua loja online, além de contribuir com o SEO.

Newsletter

Outra ótima maneira de atrair visitas para sua loja online, divulgar artigos do seu blog, conquistar novos clientes e atingir os antigos, é publicar uma newsletter.

Busque maneiras para aumentar sua base de assinantes e escolha uma ferramenta que auxiliará na personalização de mensagens e no envio. Hoje é possível encontrar ferramentas gratuitas que, inclusive, oferecem relatórios de resultado.

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

Através de uma newsletter é possível manter contato com clientes e usuários divulgando artigos de interesse, promoções de produtos ou notícias importantes sobre a empresa. Quer mais?

Essas são nossas dicas para melhorar o tráfego de sua página, um dos fatores primordiais para o sucesso de seu negócio. Mas lembre-se: antes de qualquer iniciativa, planeje cuidadosamente e avalie os riscos. Um passo errado pode por a perder todo um trabalho. Mas uma decisão acertada certamente alavancará sua empresa e suas vendas.

Se você, prezado leitor ou leitora, tiver mais dicas ou quiser compartilhar suas experiências, deixe seu comentário e divida suas opiniões conosco. Até a próxima!

Além disso, siga a gente em nossas redes sociais: TwitterFacebookInstagram e YouTube.Também possuímos várias dicas incríveis lá!