O crescimento em ritmo acelerado do e-commerce no Brasil mostra além de qualquer dúvida: é um excelente negócio vender online. Se você está considerando começar a sua própria loja virtual, seu primeiro questionamento provavelmente será sobre o quê, exatamente, você deve comercializar.

Vamos ver hoje alguns passos para tornar esta escolha mais fácil. Acompanhe:

 

Seus gostos, conhecimentos e paixões

Se você está começando sem nenhum direcionamento específico, pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar com assuntos que sejam do seu interesse. Avalie dentro das áreas que você mais gosta, onde há espaço para o comércio de itens relacionados.

O seu know-how sobre determinado assunto é um fator que ajudará a sua loja a se diferenciar dos concorrentes. Além disso, se é muito mais feliz trabalhando com o que se realmente gosta!

 

Segmentação é fundamental

Imaginemos que você sempre gostou de esportes, e decidiu que vai vender online artigos esportivos. Como você irá competir com os gigantes do ramo? Seria impossível ir de frente contra empresas grandes e bem estabelecidas.

Por isso, procure por segmentos específicos dentro deste mercado para se especializar. Talvez um esporte específico ou mesmo algum tipo de material ou equipamento. Uma loja virtual especializada em hidroginástica, material para yoga ou mesmo camisas de times de vôlei, por exemplo, tem chances muito melhores que uma que tentar vender de tudo, além da sua marca adquirir credibilidade com um público específico.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Apelo junto ao público

Uma vez definida a sua área de atuação, você deve começar a estudar qual será a aceitação do público para os itens. De nada adianta possuir um largo catálogo de mercadorias que ninguém tem interesse!

Para isto, estude o seu público alvo. Entenda quais são os seus interesses e necessidades e foque nos itens relacionados a isto.

 

Margem de lucro

Com uma seleção de mercadorias já definida, levante com alguns fornecedores qual seria o custo de aquisição para cada um deles. Some a isto os seus custos com a loja e compare com o preço que você pretende oferecer na loja. A diferença entre o preço de venda e o seu gasto com cada item é a sua margem de lucro.

Se a margem for muito pequena fica complicado lucrar com eles, a não ser que sejam itens com um volume muito grande de vendas.

 

Sazonalidade

Alguns itens têm demanda constante o ano inteiro, enquanto outros por uma infinidade de fatores varia com a estação do ano. Você deve conhecer bem este ciclo antes de tomar decisões.

Os itens de demanda perene devem ser priorizados, justamente pela sua estabilidade. Mas isto não quer dizer que mercadorias sazonais devem ser ignoradas. O importante é saber a hora certa de comprar e vender.

 

Qualidade

Quando você opta por vender um determinado produto, você coloca a sua reputação em jogo. Se o produto é de má qualidade, certamente isto tem implicações negativas para o fabricante, mas a impressão ruim também afeta a sua loja. Afinal, foi uma decisão sua vender aquele produto. Sempre se pergunte se você compraria aquilo, ou daria de presente para alguém sem problemas. Se não, é melhor procurar outro fornecedor.

Com o passar do tempo, sua linha de produtos irá mudar e se aperfeiçoar naturalmente. Fique atento às métricas de venda de cada item, ao comportamento do seu público alvo e às flutuações do mercado, para saber quando deve incluir itens novos ou deixar de oferecer algum.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Atendimento

Para você que está pensando em vender online, um ponto muito importante também é o atendimento que sua marca consegue fornecer para o público e para seus clientes.

Não basta investir apenas nos produtos para vender online, você precisa pensar sobre como serão feitas as etapas de atendimento. Como :

  • Responder as interações nos canais de comunicação da empresa: redes sociais, sites, ligações etc;
  • Tirar dúvidas sobre seus produtos ou serviços;
  • Acompanhar o desempenho e o desenvolvimento da sua loja virtual.

Para fazer um bom atendimento não há obrigatoriamente a necessidade de contratar novas pessoas, você pode selecionar dentro da sua própria organização os profissionais mais habilidosos para cuidar destas operações online.

Um atendimento eficaz e competente tem a capacidade de trazer grandes resultados para você que quer vender online, além de trazer muita credibilidade para sua marca.

 

 

Agora que você já sabe como funciona uma loja online, também já sabe decidir o que vender online e como manter uma boa qualidade de atendimento, só lhe resta colocar todo esse conhecimento em prática.

Boas vendas!

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