Você sabe quais são os principais erros das agências de marketing digital?

 

As soluções que são criadas a partir dos avanços da tecnologia possibilitam o surgimento frequente de novas agências de marketing, que vêm para abocanhar uma fatia desse mercado promissor. Entretanto, a falta de planejamento e experiência leva os empreendedores a cometer erros que podem ser evitados.

 

Muitos deles diminuem a vida útil dessas agências no mercado. Eles prejudicam a imagem do negócio e, dependendo do caso, até podem afetar um setor inteiro. Por isso, listamos, a seguir, os principais erros que elas cometem e as respectivas consequências de cada um. Observe-os com atenção e aprenda com eles.

 

Continue a leitura e saiba quais são os 5 maiores erros que as agências de marketing digital cometem. Confira!

1. Perder a visão estratégica

Esse erro clássico se revela na falta de um direcionamento que apoie a estratégia da agência. Isso faz com que seja impossível prever o futuro do negócio, impossibilitando o processo de tomada de decisão. Os valores da agência ficam de lado, bem como os sonhos dos seus fundadores, afinal, não há um norte para ser seguido.

 

Uma das consequências da perda de visão estratégica é a agência aceitar qualquer cliente, apenas para faturar e sobreviver.

2. Diversificar demais, segmentar pouco

As agências de marketing digital não existem para resolver todos os problemas dos clientes. Elas precisam focar naqueles que têm conhecimento para oferecer as melhores soluções. Não adianta diversificar demais o portfólio e não ser especialista em nada. Isso faz com que a agência se transforme em mais uma multitarefa entre tantas.

 

Toda agência de marketing digital precisa encontrar o próprio diferencial, um trabalho que seja feito de maneira única e com qualidade acima da média.

3. Errar na precificação do trabalho

Para ganhar clientes e conseguir uma fatia de mercado, muitas agências de marketing digital apelam para um custo extremamente baixo. O fato é que o valor de um serviço é subjetivo, portanto, à primeira vista, pode ser uma boa estratégia. No entanto, se considerarmos o futuro, isso pode colocar a agência em sérios problemas financeiros.

 

Todo trabalho tem um custo, principalmente quando ele é oferecido com qualidade. Cobre o valor justo para entregar o resultado esperado pelo cliente.

4. Prometer e não cumprir os prazos

Outro erro das agências de marketing digital é a promessa de prazos incompatíveis com a realidade. Estratégias de branding ou de marketing de conteúdo, por exemplo, não são elaboradas em poucas horas. Um prazo não cumprido compromete a imagem da agência e pode deixá-la queimada no mercado, afinal, todos de um mesmo segmento se conhecem.

 

Ofereça prazos realistas, de acordo com a complexidade de cada trabalho e a capacidade de produção da equipe.

5. Não conhecer o cliente

Básico, né? O fato é que muitas agências ainda cometem esse erro. Elas ignoram o perfil dos seus clientes e oferecem soluções padronizadas, sem considerar as necessidades apresentadas. Como consequência, acabam fracassando nas ações de comunicação e nos planejamentos que foram feitos.

 

Os erros das agências de marketing digital que citamos acima precisam ser evitados, afinal, eles prejudicam a relação com os clientes e afetam a credibilidade do negócio.

 

Conhece outro erro cometido pelas agências de marketing? Deixe o seu comentário! Vamos lá!