O atendimento ao cliente é um dos pontos cruciais para o sucesso de um e-commerce, especialmente considerando que no ambiente online torna-se mais desafiador proporcionar uma experiência personalizada para os clientes.

Com isso em mente, é muito importante ficar sempre atento às tendências de atendimento que vêm se tornando mais populares no mercado, para que seja possível garantir a satisfação dos visitantes e clientes em potencial.

Afinal, muitas vezes um bom atendimento pode ser o diferencial necessário para concretizar uma decisão de compra.

Para isso, fique por dentro de algumas tendências para o ano de 2022 do atendimento no site e nas redes sociais e veja como sair à frente de seus competidores desde já.

 

Chat online e Chatbots

No mercado de hoje, ter um chat online em seu e-commerce é algo esperado por seus visitantes.

Quando falamos das redes sociais, como Instagram ou Facebook, sabemos que este recurso já está incluído automaticamente no mesmo, sendo possível conversar com seus clientes em tempo real através das páginas de sua empresa.

 

 

A agilidade no atendimento é um fator importante para ajudá-lo a reter visitantes em sua página e inclusive possui um grande impacto em suas conversões.

Com o chat online no site, vêm a questão dos chatbots, essencialmente inteligências artificiais com respostas pré-configuradas para ajudar seus clientes de uma maneira mais efetiva.

Os chatbots são uma solução que pede pouco investimento, mas consegue melhorar a produtividade e eficiência de sua equipe de atendimento no site e nas redes sociais.

Através dele, os visitantes podem ter perguntas frequentes respondidas, além de agirem como um facilitador para a obtenção de dados de contato do visitante, como seu e-mail.

Leia também: Facebook ads para e-commerce : saiba como iniciar suas campanhas.

 

Ofertas e convites proativos

Outra tendência esperada para 2022 é a ideia de abordar visitantes que chegam até seu site através de convites proativos.

Este é um recurso presente nas melhores plataformas de chat online, e serve essencialmente para chamar o cliente para uma sessão de chat, oferecendo assistência.

Convites proativos podem ser configurados para enviar mensagens diferentes de forma automática, baseado em qual página o visitante está acessando.

Muitas vezes, oferecer ajuda na hora certa é tudo que falta para fechar uma venda.

 

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Além disso, uma técnica que vem se tornando cada vez mais popular é utilizar os próprios convites para anunciar descontos e ofertas especiais aos visitantes.

Estes servindo também como um bom método de chamá-los ao chat para que possam entrar no funil de vendas de sua empresa.

Você já deve ter se deparado com a situação de entrar em uma página e a janela de chat abrir sozinha com mensagens como:

“Olá! Posso ajudá-lo?” ou “Estamos com promoções nesta categoria de produtos, converse comigo para saber mais!”

Estes são os convites proativos.

 

Soluções omnichannel e integrações

Antes de falar sobre a importância do atendimento omnichannel, é importante entender o que este termo representa.

Omnichannel, conceitualmente, trata de oferecer múltiplos canais de comunicação conectados para oferecer uma experiência unificada ao cliente, este sendo o fator diferencial em relação à ideia de Multichannel.

 

 

Utilizando esta estratégia, você poderá conectar o seu chat online no site com diferentes outras fontes de contato, como o Call Center de sua empresa, ferramenta de e-mail.

Também existe a possibilidade de integrar com outras plataformas de atendimento, como o Facebook Messenger utilizado em sua página na rede social.

O omnichannel possibilita o acesso a todas as sessões de chat, iniciadas em diferentes aplicativos, a partir de uma única plataforma. Ele consegue manter o histórico das mesmas, permitindo que sua equipe responsável por atender o cliente possa acompanhar tudo, em um só lugar.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Atendimento mobile

Algo que vêm se tornando cada vez mais comum é a ideia de ser atendido por empresas a partir de aplicativos de chat em nossos smartphones ou tablets, como o próprio WhatsApp.

Especialmente no Brasil, essa tendência já se instalou e muitos negócios, especialmente de menor porte, utilizam a ferramenta para comunicar-se com seus clientes.

O atendimento mobile é importante, visto que mais de 50% do tráfego online ocorre a partir destes dispositivos.

Entretanto, por mais prático que seja utilizar aplicativos de mensagem como o WhatsApp, é importante buscar profissionalizar o atendimento utilizando plataformas que oferecem mais segurança ao cliente.

Existem diversos motivos para seu e-commerce ter um aplicativo para dispositivos móveis, entre eles, está a possibilidade de aumentar o engajamento com seu público alvo a partir do atendimento proporcionado nestas plataformas.

Isso ajuda na fidelização do cliente e permite manter um contato mais próximo.

 

 

Você está preparado para aderir às tendências de 2022?

Agora que conhece alguns dos principais aspectos esperados para esse ano em relação ao atendimento no site e nas redes sociais, certifique-se que sua loja está pronta para receber mais clientes e seja inteiramente compatível com dispositivos móveis com os recursos da iSET.

E claro, ofereça uma solução omnichannel com o JivoChat, a plataforma completa para você conseguir impressionar seus visitantes e vender mais, conectando seu chat, e-mail, telefonia e canais de atendimento nas redes sociais.

 

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