Você ainda não sabe o que é social selling? Social selling é uma tática usada por vendedores que consiste em utilizar as redes sociais com o objetivo de localizar e interagir com os clientes em potencial da sua marca, buscando gerar valor para ela.

Adotar essa estratégia com certeza vai ajudar o seu time de vendas a entrar em contato com seus clientes em potencial e construir relacionamentos consistentes com eles.

Continue lendo e descubra mais sobre como adotar a prática do social selling e como ela vai ajudar o seu negócio.

 

Social Selling e o perfil da sua marca

As redes sociais tem se popularizado cada vez no meio das pessoas, com esse aumento disparado no número de usuários, é extremamente importante manter o perfil da sua marca sempre ativo e visível nesse meio. Mas o que seria um perfil ativo e visível?

Um perfil ativo e visível é aquele que está sempre publicando e compartilhando conteúdo interessante em suas redes sociais, que se preocupa em manter seu público engajado, é aquele perfil que busca sempre estar se aproximando dos seus clientes. E é justamente estas interações que vão fazer sua marca se tornar mais visível no nicho em que ela atua.

O social selling se trata justamente disso, fazer o uso das redes sociais com o intuito de se relacionar com seus potenciais clientes, criando valor para sua marca e buscando gerar mais vendas.

Esta tática é muito valiosa pois ao contrário de usar uma abordagem mais direta, os vendedores optam por buscar pelo usuário com perfil de cliente e se aproximar dele para ganhar confiança. Aumentando assim as chances de convertê-lo em lead.

 

Social Selling na prática

Ter um relacionamento baseado na confiança pode ser o sucesso do seu negócio, o social selling vai te ajudar muito no processo de aproximar sua marca dos seus clientes em potencial.

Entretanto, para que essa estratégia funcione da forma correta e obtenha bons resultados para sua marca, você precisa seguir alguns passos, como por exemplo:

  • Definir sua persona, entender quais são as dores dela e de que forma seu produto ou serviço pode ajudá-la.
  • Descobrir em quais redes sociais ela está presente, o Instagram, Twitter e o Facebook costumam ser mais focados no modelo de negócio B2C, já o LinkedIn geralmente é mais usado para B2B;
  • Utilizar o perfil da sua marca nas redes sociais para procurar perfis de usuários e até influenciadores que encaixem no seu modelo de negócio;
  • Produzir e compartilhar conteúdo de qualidade que seja relevante para sua persona.

É importante se lembrar de sempre acompanhar o feedback que sua marca recebe dos clientes e como está sendo seu engajamento com sua base de seguidores.

Criar um relacionamento sincero e genuíno com seus clientes, vai ajudar a aumentar a credibilidade da sua marca e vai gerar valor à ela. Dessa forma vai aumentar suas chances de adquirir clientes promotores, que vão indicar e promover o seu negócio.

 

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Uso de CRM

Uma boa forma de descobrir em qual rede social os consumidores do seu produto ou serviço são mais ativos, é fazendo o uso de um CRM. O CRM é um sistema usado para gerenciar contatos, além de integrar com várias redes sociais e aplicativos de mensagem, as empresas também usam ele para manter os dados de seus clientes sempre atualizados.

Um CRM atualizado pode armazenar informações valiosas desde perfis nas redes sociais até o histórico de compra do cliente.

 

Redes sociais

Para manter um bom relacionamento com seus clientes nas redes sociais você precisa estar sempre interagindo com eles. É necessário responder às interações realizadas e buscar estimular o engajamento, isso deve ser feito em todas as plataformas.

Agradeça os elogios e fique sempre de olho nas reclamações, busque respondê-las o mais rápido possível.

Também é válido criar ações com o intuito de recompensar de alguma forma os usuários que mais se relacionam com sua marca.

Se tratando de rede social não podemos nos esquecer de falar sobre as publicações, procure sempre manter uma boa frequência de publicação, e tente alternar seu conteúdo entre itens superficiais e avançados. Dessa forma você consegue atingir tanto as pessoas que estão aprendendo sobre o tema, quanto as pessoas que já chegaram no processo de tomada de decisão

 

Adaptando seu conteúdo ao público alvo

Os mercados B2B e B2C estão ocupados por públicos que muitas das vezes são distintos, com gostos e preferências em particular. Pensando nisso, sua marca deve se atentar com o conteúdo que vai ser publicado ou compartilhado em seus perfis, e se questionar se ele é realmente relevante para seu público alvo.

É muito importante que você saiba adaptar suas interações de acordo com o comportamento adotado pelo público alvo de cada rede social, tente sempre falar a mesma língua que seu possível comprador.

Seu conteúdo precisa ser relevante para o cliente e interessante o suficiente para ser compartilhado, não se esqueça de avaliar o resultado de suas postagens e observar qual conteúdo tem chamado mais atenção dos consumidores.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Comece o quanto antes

Seja qual for o nicho em que sua empresa está, com certeza seus concorrentes já estão usando a estratégia de social selling. Isso porque a forma como o cliente se relaciona com o mundo dos negócios, está mudando dia após dia..

É necessário que sua marca possa oferecer algo além do que só preço ou qualidade do produtPensando nisso, produzir conteúdo de qualidade, responder dúvidas, estar sempre atento aos feedbacks e interagir com o cliente é a melhor opção para gerar valor para sua marca.

Neste artigo nós explicamos um pouco sobre o que é social selling e demos alguns exemplos de como essa estratégia funciona na prática.

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