Apesar de ser muito prático comprar produtos pela internet, algumas lojas transformam esse processo em um verdadeiro desafio para o consumidor. Como ele não tem acesso ao item físico para ver e tocar, precisa de uma eficiente descrição de produto para ter a certeza das características, funcionalidades e benefícios do que está comprando.

 

A descrição de produto auxilia o cliente no processo de compra, explicando termos e mostrando informações importantes. Ela funciona em parceria com imagens e vídeos — diminuindo a necessidade de ver o produto pessoalmente e reduzindo as chances de, nesse ato, o consumidor sair com o item da loja. Trata-se da garantia da sua conversão em vendas.

 

Continue a leitura e saiba como fazer uma descrição de produto eficiente para o seu e-commerce.

Adote um tom de voz

Para conquistar o público durante a leitura da descrição dos produtos, adote um tom de voz explicativo e compatível com o e-commerce. Se é um pet shop, por exemplo, os termos utilizados devem ser próximos da realidade de quem tem um bichinho de estimação.

 

Além de se aproximar de quem está lendo, a loja on-line transmite unidade por meio do conteúdo. Independentemente dos produtos, todos precisam ter o mesmo tom de voz da sua marca. Isso também torna mais fácil o entendimento do consumidor em relação às características e benefícios.

Escreva o que o cliente quer saber

Algumas lojas virtuais descrevem todos os seus produtos da mesma maneira — com qualidade e tecnologia para a vida do consumidor. No fundo, isso não diz nada. Portanto, escreva o que o cliente quer saber! Em vez de atribuir adjetivos aos produtos, fale dos seus benefícios.

 

Julgar uma panela elétrica como bonita é algo subjetivo, pois a beleza é um padrão que muda de acordo com a opinião de cada um. Escolha, então, falar de suas funcionalidades e reforce todas as características do produto. Mostre como ele pode ser útil no cotidiano, facilitando a vida do consumidor.

Tire todas as dúvidas sobre os produtos

Você conhece bem o seu público? Então, aproveite para tirar todas as dúvidas que ele tenha sobre os produtos.

 

Informar que um smartphone tem certificação IP68 não significa muita coisa — principalmente se o cliente sabe poucos detalhes técnicos do produto. Mas dizer que pode molhar o aparelho é algo mais explicativo. Pense com a cabeça do consumidor. Mencione as dimensões do produto, explique como suas tecnologias ajudam no dia a dia, dê dicas de uso e, principalmente, não deixe termos pouco conhecidos sem um detalhamento.

 

Na dúvida, o cliente vai sair do e-commerce e buscar a resposta fora. Lá, ele pode achar outra oferta do mesmo produto. Não é o que você quer, não é mesmo?

Capriche nas palavras-chave

Outro ponto importante para que você capriche na descrição de produto é o correto uso das palavras-chave. Geladeira ou refrigerador, chip de celular ou SIM Card — como o consumidor encontra o seu produto na internet? Use ferramentas como o Google Trends para descobrir os melhores termos.

 

As palavras-chave mais buscadas pelo seu público devem ser usadas de maneira orgânica nas descrições dos produtos, ou seja, devem ser inseridas naturalmente nos textos, sem que soem forçadas ou pareçam plantadas propositalmente ali.

 

Fazer uma descrição de produto eficiente aproxima o e-commerce do consumidor. Isso facilita o processo de compra, pois ajuda a tirar as dúvidas de alguém que não consegue tocar ou ver o produto naquele momento e precisa de informações objetivas para garantir que suas necessidades serão atendidas.

 

Agora que você está preparado para redigir boas descrições de produto, assine nossa newsletter e receba por e-mail outras dicas e informações para fazer uma boa gestão de e-commerce.

 

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