Em um mercado cada vez mais competitivo e digital, estar presente nas mídias online com conteúdo de valor está se tornando fundamental para quem pretende atrair clientes. Este é seu objetivo no momento? Então saiba como encontrar bons profissionais de Inbound Marketing!

 

Eles farão, por meio de uma série de estratégias, com que sua empresa seja encontrada mais facilmente por potenciais clientes. Suas principais ferramentas são o SEO, o Gerenciamento de Redes Sociais e o Marketing de Conteúdo.

 

Porém, por ser um conceito relativamente novo no Brasil, encontrar profissionais totalmente prontos para desenvolver a função pode ser uma tarefa um tanto complicada.

 

A boa notícia é que você pode contratar perfis que se encaixem em algumas das funções exigidas na metodologia e realizar treinamentos que vão agregar conhecimento ao colaborador.

Perfil do profissional de Inbound Marketing

Normalmente, quando se busca um colaborador para uma função específica, uma das primeiras coisas a se avaliar é sua formação na área. Porém, no caso do Inbound Marketing, as coisas não funcionam bem assim. Isso porque o conceito ainda não chegou às universidades brasileiras.

 

Assim, no momento de procurar o profissional ideal, alguns pontos em comum podem ser analisados, já que não são todos os profissionais de marketing que se encontram capacitados para elaborar e colocar em prática estratégias eficientes de Inbound.

 

Veja algumas delas:

 

  • certificação — apesar de o Inbound Marketing ter chegado há pouco tempo por aqui, já há empresas renomadas no setor que oferecem esse tipo de capacitação;
  •  ter conhecimentos em Gestão de Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo, E-Commerce, Web Analytics, SEO e outras ferramentas ligadas à metodologia;
  •  ter uma boa redação, pois esse quesito fará toda a diferença dentro das estratégias;
  • falar inglês — é por esse idioma que hoje se aprende mais a respeito do Inbound, pois há materiais completos a respeito;
  •  ter disposição para conhecer todos os detalhes da empresa, podendo criar planejamentos muito mais eficientes.

Onde encontrar os profissionais de Inbound Marketing

Como comentamos no início, se você procurar por alguém com formação específica ou que seja, de fato, especialista na área, pode acabar ficando frustrado. Mas, por alguns meios, é possível encontrar o perfil desejado por sua empresa.

 

Por isso, trouxemos 4 dicas que podem lhe ajudar a recrutá-los:

 

  1. publique em grupos relacionados à área em suas mídias sociais, descrevendo todas as características necessárias ao futuro colaborador;
  2. pesquise em mídias sociais mais voltadas ao lado profissional, como o Linkedin. Lá é possível analisar a formação, especializações, perfil e outros dados pertinentes à contratação, como as empresas em que o candidato já trabalhou e quem são os seus contatos;
  3. peça para que mostrem, na prática, algumas de suas aptidões, como o desenvolvimento de conteúdos, estratégias de SEO e o que mais achar relevante para o perfil que está procurando;
  4. além dos dados que estão no currículo, busque analisar características importantes a esse tipo de profissional, como criatividade, vontade de aprender, capacidade de planejar, se busca se desenvolver na profissão, além de outros requisitos importantes para a sua equipe.

Agora que você já sabe mais sobre como encontrar ótimos profissionais de Inbound Marketing, confira nosso post sobre Como Fazer sua Empresa de Publicidade Crescer!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também:  TwitterFacebookInstagramLinkedIn YouTube.