O social selling é uma metodologia que tem o objetivo de atrair clientes por meio das redes sociais. Por meio da construção de um bom relacionamento com o público, uma empresa tem a oportunidade de alavancar novas vendas.

Essa estratégia permite ainda uma geração maior de novos leads, e um processo de vendas bem mais próximo do cliente. Em vez de ligações do telemarketing, uma conversa pelo WhatsApp por ter um retorno em vendas muito melhor.

 

Vantagens do social selling

O que é social selling é fácil compreender. Entretanto, é preciso verificar algumas vantagens dessa estratégia.

A primeira é a melhor conexão com o público-alvo. Por isso, é necessário que uma empresa tenha uma presença relevante nas redes sociais. Nesse cenário, produzir conteúdo interessante para os clientes é fundamental.

Outro benefício é o foco nos clientes certos. Uma empresa que invista no marketing tradicional, por exemplo, nem sempre alcança as pessoas que ela deseja. Nas redes sociais, ocorre o inverso. O cliente que interagiu com a marca está naturalmente atraído pela solução ou produto que ela oferece.

Com isso, eles ficam muito mais à vontade para conferir uma nova oferta pelas redes sociais ou até mesmo por aplicativos de mensagens. Quanto mais honesta e aberta for uma conversa entre a empresa e o cliente, melhores serão os resultados em vendas.

 

O que não fazer ao aplicar o social selling?

O social selling abre muitas oportunidades para as empresas. Por outro lado, ele pode ser contra produtivo se aplicado de maneira incorreta. Portanto, social selling não significa bombardear o cliente com centenas de mensagens nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

É importante lembrar que o social selling é um método de interação com os clientes, e não uma venda próxima do varejo.

 

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Social Selling. Mais pessoal do que muitos imaginam

O nome social selling, sobretudo em Inglês, transmite uma ideia de coletividade. É como se uma empresa estivesse em uma roda de conversa com seus clientes. Entretanto, não é bem assim. Social Selling tem a ver com personalização.

Apesar do “selling” no nome, há muito pouco de venda direta nessa estratégia. Na realidade, o social selling é sobre estar na hora certa e no lugar certo para entregar algum valor ao cliente por meio de relações mais pessoais.

 

Os desafios do social selling

É claro que o social selling tem diversos benefícios. Por outro lado, ele também oferece alguns desafios para as empresas. Compreendê-lo é muito mais simples do que executá-lo no dia a dia.

Uma das primeiras dificuldades para os gestores é convencer a diretoria e os próprios colaboradores de que o social selling funciona. Como é do conhecimento de todos, os vendedores não podem esperar para bater suas metas. Por isso, muitas técnicas de vendas são diretas e até mesmo incisivas.

O social selling vai para uma direção oposta. É um processo de relacionamento com o cliente com foco no longo prazo. Além disso, é preciso a colaboração de toda a empresa.

Isso inclui os setores de atendimento, marketing, vendas, entre outros.

O outro desafio, e esse é um dos mais importantes, é sobre a criação de conteúdo. Ele tem a obrigação de ser relevante para o cliente e interessante o bastante para ser compartilhado. É necessário ainda que uma equipe avalie o resultado dessas postagens, e indique o que mais tem atraído a atenção dos consumidores.

 

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Como conquistar clientes com o social selling?

Utilizar o social selling em redes sociais por meio de um CRM é uma excelente estratégia. Isso porque esse software permite a integração com diversas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Um dos principais benefícios é a comunicação rápida e dinâmica. Quando uma empresa utiliza um CRM, tem a oportunidade de atender os clientes provenientes de diversos canais. Caso um deles utilize o WhatsApp, e outro o Facebook Messenger, não há problemas.

Afinal, todas essas mensagens são encaminhadas para a mesma caixa de entrada. Todas elas podem ser respondidas diretamente pelo CRM, sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro.

Para os clientes, isso faz toda a diferença. Eles são atendidos rapidamente e podem resolver seus problemas quanto antes. Se a empresa não tem funcionários suficientes, há outra solução inovadora. O CRM permite a criação de um chatbot.

Esses bots conseguem reproduzir a linguagem humana, e podem ser programados para responder perguntas frequentes. Com isso, a empresa garante que os seus clientes possam ser atendidos 24 horas e 7 dias por semana.

Outra maneira de conquistar clientes via social selling é por meio da captação automática de leads realizada pelo CRM. Também a partir da integração com as redes sociais e aplicativos de mensagens, o software cadastra automaticamente no banco de dados os clientes em potencial que mandaram alguma mensagem.

Por isso, é tão relevante a produção de conteúdo de qualidade. Somente assim as pessoas terão algum incentivo para entrar em contato com a empresa.

Ao serem captados pelo software, esses clientes em potencial recebem um cartão de lead. Nele, a empresa pode preencher os dados mais relevantes para a prospecção. Além disso, esses leads também são encaminhados para o funil de vendas, que pode ser visualizado por meio do CRM.

Com isso, a empresa consegue acompanhar toda a jornada de compra do cliente. Caso algum deles tenha dificuldades para avançar para o próximo estágio do funil, os gestores já sabem que aquele lead precisa ser melhor trabalhado.

 

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Social Selling. Toda empresa precisa começar hoje

Independentemente do segmento, se uma empresa analisar o mercado, vai confirmar que seus concorrentes já estão realizando o social selling. Isso porque está comprovado que cada vez mais os clientes se relacionam de forma diferente com os negócios.

Eles precisam ter alguma conexão maior do que apenas o preço ou a qualidade do produto. Todo negócio deve ser muito mais do que isso.

Portanto, produzir conteúdo relevante, estar sempre disponível para conversar e interagir com a área de comentários, e ouvir o cliente é o caminho mais certo para se obter algum sucesso nos negócios.

É preciso lembrar que toda venda é baseada na construção de relacionamentos. Ao investir nisso, um negócio tem muito mais chances de bater as suas metas no fim do mês.

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