O que é Social Selling e como usar para vender mais?

O social selling é uma metodologia que tem o objetivo de atrair clientes por meio das redes sociais. Por meio da construção de um bom relacionamento com o público, uma empresa tem a oportunidade de alavancar novas vendas.

Essa estratégia permite ainda uma geração maior de novos leads, e um processo de vendas bem mais próximo do cliente. Em vez de ligações do telemarketing, uma conversa pelo WhatsApp por ter um retorno em vendas muito melhor.

 

Vantagens do social selling

O que é social selling é fácil compreender. Entretanto, é preciso verificar algumas vantagens dessa estratégia.

A primeira é a melhor conexão com o público-alvo. Por isso, é necessário que uma empresa tenha uma presença relevante nas redes sociais. Nesse cenário, produzir conteúdo interessante para os clientes é fundamental.

Outro benefício é o foco nos clientes certos. Uma empresa que invista no marketing tradicional, por exemplo, nem sempre alcança as pessoas que ela deseja. Nas redes sociais, ocorre o inverso. O cliente que interagiu com a marca está naturalmente atraído pela solução ou produto que ela oferece.

Com isso, eles ficam muito mais à vontade para conferir uma nova oferta pelas redes sociais ou até mesmo por aplicativos de mensagens. Quanto mais honesta e aberta for uma conversa entre a empresa e o cliente, melhores serão os resultados em vendas.

 

O que não fazer ao aplicar o social selling?

O social selling abre muitas oportunidades para as empresas. Por outro lado, ele pode ser contra produtivo se aplicado de maneira incorreta. Portanto, social selling não significa bombardear o cliente com centenas de mensagens nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

É importante lembrar que o social selling é um método de interação com os clientes, e não uma venda próxima do varejo.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Social Selling. Mais pessoal do que muitos imaginam

O nome social selling, sobretudo em Inglês, transmite uma ideia de coletividade. É como se uma empresa estivesse em uma roda de conversa com seus clientes. Entretanto, não é bem assim. Social Selling tem a ver com personalização.

Apesar do “selling” no nome, há muito pouco de venda direta nessa estratégia. Na realidade, o social selling é sobre estar na hora certa e no lugar certo para entregar algum valor ao cliente por meio de relações mais pessoais.

 

Os desafios do social selling

É claro que o social selling tem diversos benefícios. Por outro lado, ele também oferece alguns desafios para as empresas. Compreendê-lo é muito mais simples do que executá-lo no dia a dia.

Uma das primeiras dificuldades para os gestores é convencer a diretoria e os próprios colaboradores de que o social selling funciona. Como é do conhecimento de todos, os vendedores não podem esperar para bater suas metas. Por isso, muitas técnicas de vendas são diretas e até mesmo incisivas.

O social selling vai para uma direção oposta. É um processo de relacionamento com o cliente com foco no longo prazo. Além disso, é preciso a colaboração de toda a empresa.

Isso inclui os setores de atendimento, marketing, vendas, entre outros.

O outro desafio, e esse é um dos mais importantes, é sobre a criação de conteúdo. Ele tem a obrigação de ser relevante para o cliente e interessante o bastante para ser compartilhado. É necessário ainda que uma equipe avalie o resultado dessas postagens, e indique o que mais tem atraído a atenção dos consumidores.

 

Se você chegou a conclusão de que existe algo errado com a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa, essas 5 dicas certamente irão te ajudar bastante!

 

Como conquistar clientes com o social selling?

Utilizar o social selling em redes sociais por meio de um CRM é uma excelente estratégia. Isso porque esse software permite a integração com diversas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Um dos principais benefícios é a comunicação rápida e dinâmica. Quando uma empresa utiliza um CRM, tem a oportunidade de atender os clientes provenientes de diversos canais. Caso um deles utilize o WhatsApp, e outro o Facebook Messenger, não há problemas.

Afinal, todas essas mensagens são encaminhadas para a mesma caixa de entrada. Todas elas podem ser respondidas diretamente pelo CRM, sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro.

Para os clientes, isso faz toda a diferença. Eles são atendidos rapidamente e podem resolver seus problemas quanto antes. Se a empresa não tem funcionários suficientes, há outra solução inovadora. O CRM permite a criação de um chatbot.

Esses bots conseguem reproduzir a linguagem humana, e podem ser programados para responder perguntas frequentes. Com isso, a empresa garante que os seus clientes possam ser atendidos 24 horas e 7 dias por semana.

Outra maneira de conquistar clientes via social selling é por meio da captação automática de leads realizada pelo CRM. Também a partir da integração com as redes sociais e aplicativos de mensagens, o software cadastra automaticamente no banco de dados os clientes em potencial que mandaram alguma mensagem.

Por isso, é tão relevante a produção de conteúdo de qualidade. Somente assim as pessoas terão algum incentivo para entrar em contato com a empresa.

Ao serem captados pelo software, esses clientes em potencial recebem um cartão de lead. Nele, a empresa pode preencher os dados mais relevantes para a prospecção. Além disso, esses leads também são encaminhados para o funil de vendas, que pode ser visualizado por meio do CRM.

Com isso, a empresa consegue acompanhar toda a jornada de compra do cliente. Caso algum deles tenha dificuldades para avançar para o próximo estágio do funil, os gestores já sabem que aquele lead precisa ser melhor trabalhado.

 

Descubra aqui como aumentar as vendas da sua loja virtual na iSET!

 

Social Selling. Toda empresa precisa começar hoje

Independentemente do segmento, se uma empresa analisar o mercado, vai confirmar que seus concorrentes já estão realizando o social selling. Isso porque está comprovado que cada vez mais os clientes se relacionam de forma diferente com os negócios.

Eles precisam ter alguma conexão maior do que apenas o preço ou a qualidade do produto. Todo negócio deve ser muito mais do que isso.

Portanto, produzir conteúdo relevante, estar sempre disponível para conversar e interagir com a área de comentários, e ouvir o cliente é o caminho mais certo para se obter algum sucesso nos negócios.

É preciso lembrar que toda venda é baseada na construção de relacionamentos. Ao investir nisso, um negócio tem muito mais chances de bater as suas metas no fim do mês.

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais