Quando falamos em ticket médio, estamos falando sobre vendas. O ticket médio é uma métrica e uma das mais importantes quando o assunto é aumento das vendas e do lucro no e-commerce.

 

Mas o que é ticket médio? Bom, essa e outras dúvidas que você tem sobre esse assunto, como qual a importância e como calcular, você vai conferir neste post!

 

O que é ticket médio?

Ticket médio é um indicador de performance de vendas. 

 

Ou seja, o ticket é o valor gasto em um compra por um cliente seu em sua loja virtual. Assim, o ticket médio é o valor de todas as suas vendas divididas pelo número de vendas, é assim que ele é calculado.

 

Assim, se você quer entender plenamente o que é ticket médio, deve levar em conta esses dois ângulos de visão: valor gasto em um compra e número de vendas, apenas.

 

  • Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês

 

 

Ele é um indicador de desempenho, na medida em que mostra o quanto a sua equipe comercial tem conseguido fechar negócios mais vantajosos para a empresa, por exemplo.

 

Existem vários tipos e modos de calcular um ticket médio.

 

Um conceito de ticket médio baseado no número de clientes pode ser útil para avaliar quais são os clientes mais importantes do seu negócio, aqueles que mais contribuem para seu faturamento e lucratividade.

 

Com essa métrica, é possível avaliar as suas ações e planejar como aumentar as suas vendas, obtendo lucros ainda maiores.

 

Mas para ele ser analisado, é preciso definir um contexto, pois o ticket de empresas pode variar muito de acordo com seus segmentos.

 

Um ticket alto para uma loja de presentes pode ser de R$ 100,00, enquanto em um comércio de eletrônicos pode girar em torno de R$ 3.000,00, por exemplo.

 

Para saber se um ticket médio está satisfatório ou não, a empresa precisa levar em conta seu próprio histórico e os custos que cada venda gera no seu negócio online.

 

Um ticket médio que cobre os custos de aquisição de clientes e garante uma margem de lucro é o que toda empresa busca. 

 

Além disso, um ticket que aumenta mês a mês ou trimestre a trimestre indica que os clientes estão gastando mais a cada compra com você, o que sempre é positivo!

 

Então, se você estava se perguntando o que é o ticket médio, agora já sabe! Mas ainda existem informações importantes que você deve conferir, vamos lá!

 

Qual a importância de calcular o ticket médio?

Basicamente, um ticket médio alto é sinal de uma ótima performance em vendas.

 

Mas o ticket médio pode servir para você entender várias esferas do seu e-commerce. Ele é uma métrica fundamental para entender e projetar o crescimento de um negócio. 

 

Confira as funções do ticket médio abaixo!

 

Ajuda na estratégia comercial

Um ticket médio baixo pode indicar a necessidade de aumentar a atenção da sua equipe comercial em relação aos seus clientes.

 

O ticket médio mediano pode servir como um sinal de investir em um processo comercial mais arrojado, como inside sales ou marketing de afiliados.

 

Quando o ticket médio é alto, o mais indicado é incluir no processo comercial field sales – uma forma de estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente.

 

Então, o ticket médio do seu negócio é que determina a estrutura ou estratégia comercial que a sua empresa vai poder utilizar.

 

Facilita o planejamento estratégico

Com a análise do ticket médio, é possível identificar quais são os pontos que podem ser melhorados no seu ciclo de vendas, aumentando suas chances de reter clientes!

 

Aumentar o ticket médio do seu e-commerce significa ter um aumento no faturamento da empresa, o que tem tudo a ver com sua saúde financeira e crescimento sustentável.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Como calcular o ticket médio?

O ticket médio é uma das métricas de negócios mais fáceis de serem calculadas, algo simples e bastante importante para o seu e-commerce.

 

Para calculá-lo, basta pegar o faturamento bruto da empresa em um certo período de tempo e dividi-lo pelo volume de vendas desse tempo. 

 

Ou então, no caso de uma métrica baseada no número de clientes, ele pode ser calculado a partir da soma total de vendas dividida pelo número de clientes que fizeram compras nesse período.

 

Para calcular o ticket médio da sua loja virtual, siga os seguintes passos:

 

1- Defina no que se basear

Como dito anteriormente, existem vários tipos de ticket médio que podem ser calculados em uma loja virtual.

 

Portanto, cabe a você definir qual área será analisada. Veja os exemplos abaixo:

 

  • Categoria de produto ou serviço;
  • Linhas de produtos;
  • Pontos de venda;
  • Regionais;
  • Vendedores.

 

2- Escolha um período

Depois de definir no que se basear, é hora de definir o período em que fará a análise.

 

Escolha a semana, mês, semestre ou ano e se concentre em olhar apenas para os dados referentes a esse período de tempo escolhido. Assim, fica mais fácil a aplicação do cálculo do ticket médio.

 

3- Separe os números que têm em mãos

Você só precisa ter em mãos alguns valores, que são:

 

  • Faturamento bruto;
  • Volume de vendas (total de vendas);
  • Número de clientes.

 

4- Use a fórmula

Baseando no seu objetivo, agora é só usar a fórmula adequada.

 

  • Ticket médio = faturamento bruto / volume de vendas
  • Ticket médio = volume de vendas / número de clientes que compraram de você

 

Esses dados devem ser todos do mesmo período de tempo para que a fórmula funcione corretamente, tudo bem?

 

Dicas para aumentar o ticket médio

Agora que você já sabe o que é ticket médio, qual a sua importância e como calculá-lo, separei algumas dicas incríveis para você aumentar o ticket médio da sua loja virtual. Tudo pronto? Vamos lá!

 

1- Aumente a variedade de produtos oferecidos

Sabe aquela compra por impulso que, às vezes, é difícil resistir?

 

Numa loja online, eles podem ser simples acessórios, produtos não muito caros, mas que chamam a atenção dos consumidores, aumentando as chances deles comprarem mais e influenciando o aumento do ticket médio.

 

Se você vende roupas, esses produtos podem ser meias e cintos. Se você vende produtos eletrônicos, esses produtos podem ser capinhas de celular e carregadores.

 

2- Ofereça promoções e descontos

Promoções e cupons de desconto funcionam muito bem para atrair os clientes para comprarem mais no seu e-commerce.

 

3- Agregue mais valor aos seus produtos

Mostrar para o cliente que aquilo que você vende é único e indispensável ajuda a agregar mais valor aos seus produtos.

 

Quanto maior for o valor que seu cliente enxergar no seu produto, vendo ele como uma solução, mais ele tende a comprar de você e menos vai contestar preços.

 

4- Ofereça diferente formas de pagamento

Dar flexibilidade ao cliente, certamente, eleva os níveis de satisfação dele. Com várias possibilidades de pagamento, ele se sente mais confortável com compras maiores.

 

Além disso, isso vai mostrar o quanto sua empresa se preocupa com o que é melhor para ele, aumentando as chances de fidelização.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

5- Tenha um atendimento ao cliente de qualidade

É muito importante que o atendimento ao cliente da sua empresa vá além de respostas automáticas e frias, por isso, faça com que a pessoa do outro lado saiba que está falando com pessoas reais. Então, priorize um atendimento humanizado.

 

Também seja rápido, otimize os seus processos e esteja sempre atento a garantir a satisfação do seu consumidor para que ele não só volte, mas também divulgue a sua marca.

 

Você pode aproveitar bastante as redes sociais (como Instagram, Facebook, Twitter) e responda sempre os comentários para que os novos visitantes (e possíveis clientes) vejam que há pessoas reais trabalhando em nome da sua empresa!

 

6- Faça combinações de produtos

Para que o consumidor leve mais produtos da sua loja ou contrate mais seus serviços, mostre para ele novas oportunidades.

 

Pense em quais combinações de produtos pode fazer para que ele possa adquirir mais de uma solução por um valor especial. Montar combos e kit de produtos é uma ótima ideia, grandes empresas já fazem isso.

 

Assim, o cliente adquirindo mais produtos de uma vez, seu ticket médio aumentará!

 

7- Ofereça frete grátis

Seus olhos também brilham quando você está pesquisando um produto e, entre diversas opções disponíveis na internet, você vê uma com frete grátis? Os meus também!

 

  • O frete grátis é um ótimo modo de aumentar o seu ticket médio, pois as pessoas vendo que podem economizar no frete, gastam mais com seus produtos!

 

Então, pense em oferecer cupons de frete grátis ou frete grátis acima de um valor mínimo de compra.

 

Para não tornar o custo do envio um prejuízo, procure pesquisar a melhor opção de transporte e negocie as condições de entrega.

 

 

8- Recomende produtos relacionados

Sugerir outros produtos ou serviços relacionados é outra estratégia para vender mais e, dessa forma, aumentar o ticket médio do seu e-commerce.

 

E-book 6 Estratégias pouco exploradas por quem vende em e-commerce

 

O cliente colocou um celular no carrinho? Ofereça carregadores portáteis, capinhas e outros acessórios relacionados.

 

Além de facilitar a vida dele, isso tende a aumentar a satisfação, enquanto você melhora os resultados do seu negócio.

 

Uma boa ideia é pensar em uma lógica de cross selling e up selling, ou seja: vendas complementares ou upgrades. Assim, você trabalha ofertas com tickets variados e pode estimular que os clientes consumam mais.

 

 

A estratégia de up selling é uma forma de subir o ticket médio da categoria de produtos ou serviços, oferecendo upgrades conforme a necessidade do cliente. Para vendas cruzadas/complementares, você aumenta o ticket médio por cliente.

 

Pronto, agora você está pronto para começar a vender mais online e aumentar o seu ticket médio!

 

Nesse post, você pôde aprender o que é o ticket médio, qual sua importância e como calculá-lo, além disso, ainda conferiu as melhores dicas para aumentar o ticket médio da loja virtual.

 

Agora, basta colocar essas dicas incríveis em prática no seu e-commerce e nas suas estratégias. Espero ter ajudado!

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

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