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O varejo mudou radicalmente, e isso já não é novidade para lojistas e consumidores. A expansão do digital, que hoje ocupa papel de extrema relevância na estratégia de qualquer empresa, é exemplo clássico das mudanças pelas quais o comércio passou. 

 

Nesse cenário, o surgimento dos marketplaces representa uma importante quebra de paradigmas. Esses canais são especialmente vantajosos para lojas de pequeno e médio porte, já que favorecem a democratização do acesso de lojistas ao e-commerce

 

Semelhantes a shopping centers virtuais, esses canais permitem que lojistas anunciem produtos em grandes vitrines online. Alguns dos benefícios que os marketplaces oferecem aos lojistas são alta visibilidade, tráfego qualificado, boas taxas de conversão e baixos custos de investimento.

 

O marketplace da Magazine Luiza no último trimestre de 2017 teve um faturamento total de R$4,4 bilhões! Ou seja, não há motivos para sua loja virtual ficar de fora desse sucesso e alavancar as suas vendas!

 

E, tratando-se do cenário de vendas pela internet, em algum momento você, empreendedor, varejista, distribuidor, já ouviu o termo Marketplace, não é mesmo? Bom, vou começar esse post explicando o que são realmente os marketplaces!

 

Leia até o final, pois separei uma lista com 4 motivos pelos quais você deve investir em marketplace o mais rápido possível! Fique atento!

 

Além disso, no final do post separei também algumas dicas especiais caso você decida vender e investir em marketplaces e um lista com os principais marketplaces no Brasil atualmente! Confira!

O que é marketplace?

Bom, um Marketplace é um canal de vendas online que possibilita ao lojista anunciar e vender suas mercadorias em e-commerces de renome no país. Isso quer dizer que seus produtos e serviços terão maior visibilidade e seu nome estará vinculado a grandes plataformas de venda online, contribuindo para gerar mais lucros e atrair mais vendas.

 

Basicamente, estamos falando de locais na internet que reúnem vários e-commerces e lojistas para divulgarem seus produtos para uma audiência bem maior.

 

Vender em um Marketplace pode ser ótimo para seu negócio mas é preciso estar atento às suas vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

Motivos pelos quais você deve investir em marketplace

Credibilidade

A Magalu, o exemplo que dei lá em cima, consolidou como uma das lojas de varejo mais conhecida no país. Conseguiu obter o Selo Ebit na categoria Diamante, credibilidade dificilmente alcançada por lojistas menores.

 

Ou seja, as pessoas compram e confiam no marketplace.

 

Marketplaces conhecidos podem dar uma enorme visibilidade dos seus produtos, uma vez que sua base formada por marcas sólidas, com alto alcance e boa reputação agregam credibilidade a seu negócio quando um cliente que já conheça tais marcas tem a confiança para adquirir seus produtos por meio do Marketplace.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

Visibilidade

Com certeza,a visibilidade é a vantagem principal de se vender em Marketplaces.

 

É incontestável a visibilidade que você pode trazer para o seu negócio ao anunciar em um Marketplace, no caso da Magazine Luiza, segundo eles, o site tem um média de 35 milhões de acessos mensais.

 

Por já estarem há bastante tempo no mercado, a quantidade de visitas que recebem será bem maior do que a de um novo e-commerce, sendo assim, o investimento para atingir um público considerável é muito menor.

 

Sabendo disso, entende-se que é eliminada a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para publicidade e divulgação.

Aumento das Vendas

Os maiores marketplaces brasileiros possuem em média 40 milhões de potenciais compradores, o que significa que, trabalhando com esse mercado,você amplia em 80% sua possibilidade de novos clientes realmente interessados no seu produto

.

Sendo assim, o marketplace oferece uma grande oportunidade do aumento de vendas do seu negócio, devido a grande audiência dos Marketplaces.

 

Há a possibilidade de se realizar mais vendas em um menor espaço de tempo para aqueles lojistas que estão presentes no mesmo, com isso, é possível conquistar um maior número de clientes e aumentar de forma mais rápida a confiança dos consumidores a respeito de sua marca.

Custos e Retorno 

Geralmente, você deve negociar com o marketplace os valores de acordo, afinal, ele fornece uma vitrine cheia de curiosos para que você exponha os seu produtos e, consequentemente, receber tráfego e visitações.

 

A margem de lucro do modelo marketplace se torna ainda mais alta uma vez que você não precisa desembolsar com marketing, tecnologia e mídia. Levando em consideração também que,a grande maioria dos marketplaces trabalham com porcentagens sobre lucros ou comissões sobre vendas.

 

E aí, gostou dos motivos pelos quais você deve investir em marketplace o mais rápido possível? Te convenceu? Aposto que sim! Por isso, aqui vai algumas dicas para você arrasar vendendo em marketplaces!

Dicas para vender em marketplace

Vender produtos de alta demanda

Apesar de os marketplaces serem muito eficazes para a venda de itens de nicho, também é indicado utilizá-los para o comércio de produtos populares. Trabalhar com produtos de alta demanda é um dos fatores mais importantes para o sucesso em marketplaces.

 

Fazendo isso, sua loja pode ganhar volume de vendas e se tornar mais competitiva nos canais. Sendo assim, reforce o catálogo da loja com as mercadorias mais buscadas pelo público no seu segmento.

Faça um bom cadastro dos produtos

Outra dica essencial para vender bastante pelos marketplaces é fazendo com atenção e carinho o cadastro dos produtos na plataforma. Anúncios bem produzidos, com títulos e descrições atrativas e fotos de alta qualidade, conquistam as primeiras posições nos buscadores dos marketplaces

 

Fazendo isso, é possível ganhar maior visibilidade e gerar mais conversões. Portanto, dê atenção especial à etapa de cadastro. Crie anúncios que sejam objetivos, informativos e cativantes, de modo a tirar as dúvidas dos clientes e incentivá-los a efetuar a compra. 

Seja eficiente

Compras online geram grande expectativa nos clientes, que esperam ansiosos pela chegada dos produtos. Por isso, erros como atraso nas entregas e envio de produtos com defeito são extremamente prejudiciais. 

 

Ademais, isso também pode afetar a reputação da marca nos canais, tais falhas geram frustração no público e deixam clientes insatisfeitos. Por essa razão, seja eficiente e ágil no sistema operacional e em todas as etapas da venda, isso é decisivo para a sobrevivência de uma loja virtual ou de uma marca.

Ofereça um bom atendimento ao cliente

Cliente bem atendido é cliente fidelizado. 

 

Então, sempre ofereça o melhor suporte possível. Ao estabelecer um bom relacionamento com o público, você transforma clientes em promotores da marca e melhora a reputação da loja nos marketplaces.

 

Agora, como prometido, aqui vai uma lista com os principais marketplaces do Brasil atualmente para você se inspirar e decidir de vez investir neles!

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Principais marketplaces do Brasil

Os mais conhecidos no mercado atual são:

 

 

  • Americanas;
  • Submarino;
  • Shoptime;
  • Mercado Livre;
  • Amazon;
  • Walmart;
  • Netshoes;
  • Zattini;
  • Dafiti;
  • OLX;

 

  • Dentre outros.

 

Se você quiser conhecer mais sobre estes marketplaces, tenho um post perfeito para você sobre: ‘’10 marketplaces que podem impulsionar seu negócio’’.

 

Vender em Marketplaces é uma excelente estratégia para evoluir seu negócio. Eles são uma grande oportunidade para os lojistas apresentarem seu produto em uma loja já estabelecida no mercado, como os exemplos citados acima.

 

Lembrando que estar nos Marketplaces não impede que você tenha sua própria loja virtual e que realize vendas diretas ao consumidor final. A ideia é que uma plataforma complemente a outra, e assim, você consiga expandir seu alcance e suas vendas.

 

Ele não deve ser seu único canal de venda e que ter sua própria loja virtual é sempre uma opção mais segura.

 

Leia este post e aprenda mais sobre o Marketplace, suas características e importância para o e-commerce!

 

Agora que você sabe vários motivos pelos quais você deve investir em marketplace o mais rápido possível, você deve ter percebido que este modelo de vendas é bastante amplo e pode ser muito explorado por diversos segmentos diferentes.

 

Portanto, use o marketplace como uma ferramenta para alavancar as vendas de sua loja, fazer sua marca ser reconhecida na internet e, assim, conquistar a confiança dos consumidores que estão cada dia mais criteriosos e buscam, além de um bom preço, uma ótima experiência de compra.

 

Boa sorte e boas vendas!

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.
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