5 meios de comunicação para diferentes tipos de clientes no e-commerce

Atualmente, para alcançar pessoas realmente interessadas na sua marca é preciso usar estratégias bem pensadas e planejadas.

O marketing digital veio justamente para te ajudar nessa questão. Uma estratégia muito importante para a captação de clientes no e-commerce é a segmentação.

Segmentar seu público-alvo de acordo com o comportamento das pessoas é essencial para uma comunicação mais precisa e que alcança resultados.

Isso quer dizer que, segmentando, você poderá entender melhor que tipos de comunicação é a melhor para usar com cada tipo de cliente.

Então, pensando nisso, no post de hoje iremos apresentar os 5 tipos de comunicação para diferentes tipos de clientes de e-commerce. Vamos lá!

 

1- Blog para e-commerce

O blog para e-commerce é um tipo de comunicação usado nas estratégias de marketing de conteúdo.

O blog é o principal canal de comunicação que permite a criação e produção de conteúdos ricos e valiosos para os seus potenciais clientes consumirem em qualquer momento.

Esse é um dos tipos de comunicação que estimula o aprendizado e reconhecimento do problema, primeiros estágios da jornada de compra do cliente.

Sendo assim, esse é o melhor tipo de comunicação para o tipo de cliente negociador.

O cliente negociador é a pessoa que procura sempre se informar bastante sobre o produto que está procurando comprar. Ele irá atrás das melhores e mais completas informações sobre a área e pesquisará pela empresa com maior autoridade no assunto.

Portanto, o blog para e-commerce é o melhor canal para convencer esse tipo de cliente que a sua marca é a opção certa para ele realizar compras online!

 

 

2- WhatsApp Business

Se você quer usar diferentes tipos de comunicação, o WhatsApp é um meio que você deve usar.

O WhatsApp Business é um aplicativo que funciona como uma extensão do WhatsApp, porém para empresas. Ele serve para a melhor interação entre negócio e cliente de modo rápido, prático e até automático, se tornando um ótimo tipo de comunicação e suporte para seus clientes.

 

 

O aplicativo possui várias ferramentas de automatização e de catálogo de produtos, além de vários recursos que ajudam na organização da comunicação da empresa.

Como você já deve saber, as conversas pelo WhatsApp costumam ter respostas mais rápidas, por isso, usar diferentes tipos de comunicação por esse meio é excelente para clientes impulsivos.

Isso mesmo! Clientes impulsivos são aqueles que não estão atrás de informação, eles querem apenas fazer a compra de forma simples e objetiva.

 

 

Desse modo, esses clientes acabam comprando rápido demais e podem acabar errando em alguma especificação do produto.

Então, é essencial ter um canal de atendimento rápido, mesmo no pós-venda, para atender esses clientes e não deixá-los frustrados.

O bom atendimento no pós-venda também pode evitar devoluções e até mesmo reclamações da sua empresa no Reclame Aqui, manchando sua marca.

Para se ter uma ideia, 92% dos consumidores utilizam o Reclame Aqui antes de fazer uma compra. Portanto, ter uma boa reputação no site ajuda muito na hora de conquistar novos clientes.

Além disso, o WhatsApp também é perfeito para se comunicar com os clientes simpáticos.

Os clientes simpáticos são pessoas com as quais não vai faltar conversa, já que usam tipos de comunicação mais bem-humorados.

Por isso, pelo WhatsApp é mais fácil se aproximar mais deles e criar novas oportunidades de venda!

Ao investir nos tipos de comunicação pelo WhatsApp, apenas tenha cuidado com as distrações e mantenha o foco da conversa.

 

3- Chat online

O chat online é um dos tipos de comunicação mais prático na loja virtual que funciona como um canal para prestar suporte aos seus clientes e tirar dúvidas de potenciais clientes.

Pelo chat online, você pode atender os visitantes do seu e-commerce no momento da necessidade deles.

 

 

Pensando nessa questão, esse tipo de comunicação é perfeito para um tipo de cliente apressado, nervoso e ansioso.

Esses tipos de cliente querem rapidez e agilidade para realizar a compra e, em caso de dúvidas, é importante ter um suporte ágil para atendê-lo.

O atendimento em tempo real pode ser utilizado para melhorar e agilizar as transações, solucionando problemas, tirando dúvidas rapidamente e oferecendo produtos ou serviços, ampliando as taxas de conversão.

 

JivoChat é um aplicativo grátis de comunicação para conversar e monitorar visitantes através de chat online, Facebook messenger, telefone e e-mail em tempo real.

 

4- Redes sociais

As redes sociais são fundamentais para criar credibilidade para um negócio online. Elas também são uma ótima vitrine para os seus produtos e serviços.

Usá-las como aliadas do seu e-commerce é uma estratégia de marketing digital muito boa e que funciona quando feita da forma certa e com planejamento.

Além disso, as redes sociais também podem ser usadas como um tipo de comunicação com os seus clientes.

Você pode mandar mensagens, fazer stories interativos, responder comentários e ganhar engajamento do seu público.

Por isso, esse é um dos melhores tipos de comunicação para o tipo de cliente indeciso. Aquele tipo de cliente que dará muitas voltas antes de finalizar a compra no seu e-commerce.

Ele analisa e compara preços, qualidade, descontos, prazo de entrega e formas de pagamento em diferentes lojas concorrentes.

Assim, você pode usar o perfil da sua marca nas redes sociais para disponibilizar informações complementares sobre o seu produto e marca e sempre mantê-las atualizadas e com novidades.

Ah, e tem mais! As redes sociais também são perfeitas para manter contato com o tipo de cliente tímido. Aqueles que evitam ter que entrar em contato com a equipe de atendimento e preferem fazer a compra com mais autonomia.

O cliente tímido também gosta de conhecer bem os produtos que vai adquirir para ter mais segurança na hora da compra.

Então, as redes sociais funcionam muito bem para lidar com clientes com esse perfil, oferecendo o máximo de detalhes sobre o produto e mostrar quais são seus diferenciais usando diferenciados formatos: texto, imagem, vídeo e muito mais!

Leia também: Produção de conteúdo para redes sociais: 9 dicas importantes

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

5- E-mail marketing

Por fim, mas não menos importante, na verdade, uma das estratégias mais importantes na captação de clientes para e-commerce, é o e-mail marketing!

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital muito eficaz que aproxima você do seu cliente com uma comunicação mais direta. Esse tipo de comunicação possibilita diversos assuntos e ações diferentes, como promoções, cupons, newsletters e muito mais!

Assim, esse é um dos tipos de comunicação perfeito para o tipo de cliente oportunista.

O cliente oportunista é aquele que procura identificar as melhores ofertas, comparando preços, prazos e especificações em diferentes lojas para se beneficiar em outras negociações.

Por isso, enviar cupons de desconto para esses clientes por e-mail marketing é uma excelente ação de marketing digital para atrair essas pessoas para comprarem na sua loja virtual.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Pronto, chegamos ao fim do post e você pôde conferir os 5 tipos de comunicação para diferentes tipos de clientes de e-commerce. Sendo eles:

1- Blog para e-commerce: bom para os tipos de clientes negociadores.

2- WhatsApp: ótimo para clientes impulsivos e simpáticos.

3- Chat online: ideal para o tipo de cliente apressado, nervoso e ansioso.

4- Redes sociais: podem ser usadas para os clientes indecisos ou tímidos.

5- E-mail marketing: combina muito bem com o cliente oportunista.

Agora que você já sabe quais são os melhores tipos de comunicação para lidar com cada tipo de cliente que você possa ter no seu e-commerce, é só investir nesses canais e montar suas estratégias de comunicação e marketing digital.

Espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!

Boa sorte e boas vendas!

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