Razões para comprar on-line não faltam: praticidade, variedade, preços competitivos e por aí vai. Cada vez mais, lojistas atentos a essa conversão em massa tentam entrar no jogo. Mas, com a enorme competição, especialmente das gigantes .com, o marketing digital para e-commerce é essencial. Veja como as redes sociais têm um papel importante nessa estratégia.

O efeito do marketing digital para e-commerce

O marketing digital para e-commerce tem grande impacto no sucesso do seu negócio virtual. Se for bem feito, os números provavelmente vão te agradar muito ao fim de cada mês, mas se for mal feito ou até ignorado por completo, sua loja pode fechar antes da hora por falta de vendas.

 

De forma mais específica, estar nas redes sociais tem pelo menos 2 efeitos positivos para o seu negócio:

Reconhecimento de marca

A quantidade de pessoas conectadas, inclusive por conta do aumento da internet móvel, é impressionante  — já são mais de 50% dos brasileiros — e só aumenta. Desses milhões de potenciais compradores, boa parte está nas redes sociais seguindo suas marcas favoritas e decidindo o que comprar. Logo, marcar presença nesse ambiente vai aumentar o reconhecimento da sua marca e suas chances de venda.

Maior envolvimento com o público

Outro fator a levar em conta é que a relação com o público nas redes sociais é mais próximo e informal, o que permite a aproximação com o cliente por meio de ações realmente criativas e que levem em conta quem deseja atrair.

4 estratégias que você deve usar desde já

As redes sociais podem ser usadas de diferentes maneiras na sua estratégia de marketing digital para e-commerce, então veja 4 formas que podem ser bem úteis:

Suporte ao cliente

Muitas empresas usam canais como Twitter e Facebook como canais de atendimento e suporte ao consumidor. Como o ambiente é dinâmico, favorece respostas rápidas e ajudam a resolver rapidamente pequenos problemas que garantem a satisfação dos clientes.

 

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Curadoria de conteúdo

As redes sociais também são valiosas fontes informação para as pessoas. Então, diversas marcas separam — e também produzem  — as matérias mais relevantes sobre o mercado ao qual pertencem e compartilham com os seguidores, o que dá credibilidade e gera autoridade para a marca.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

Extensão da sua loja

Outra opção interessante é a de usar as redes sociais como uma extensão da sua loja virtual por apresentar os produtos de forma atrativa. Mas cuidado: se decidir mostrar seus produtos, mescle com a curadoria de conteúdo para não cansar os seguidores tentando forçá-los a comprar.

Fonte de ideias e feedback

Do mesmo modo como é mais fácil falar com o consumidor nas redes sociais, também é importante usar esse canal para ouvir. Então, esteja atento e aberto às críticas, ideias de produtos e outras sugestões que os clientes estejam dispostos a dar. Eles logo perceberão que têm uma voz e se tornarão mais leais à sua marca.

 

Muitos ainda encaram as redes sociais como algo passageiro ou sem valor para os negócios, mas não é preciso muito para ver que essas ideias são mitos. Dentro do marketing digital para e-commerce, que envolve uma série de ações, as redes sociais se mostram fundamentais, e quanto antes começar, mais cedo verá os resultados.

 

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Gostou de aprender mais sobre como usar as redes sociais para destacar seu e-commerce? Deixe um comentário!

 

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