As vendas online têm se tornado populares, e muitas pessoas já preferem comprar seus eletrodomésticos, smartphones, computadores, entre outros muitos itens em ambientes virtuais. Para os empresários, a dificuldade está em escolher a melhor plataforma para divulgar os seus produtos.

 

Pensando nisso, elaboramos este post, que apresenta informações importantes sobre duas alternativas: Loja Virtual ou Mercado Livre, qual é a melhor? Continue a leitura e confira!

Como funciona a loja virtual?

Loja virtual é uma página na internet com funções complexas para o gerenciamento de venda de produtos online. A loja virtual será sua, então você terá uma grande liberdade na gestão. O começo demandará mais responsabilidade com pesquisa, planejamento e investimento e por isso você pode demorar um pouco para colher os frutos.

 

Em contrapartida, uma loja virtual dará maior possibilidade em relação à interação com os clientes, o que torna o fortalecimento da marca mais evidente, podendo, inclusive, fazer com que a loja se torne mais vantajosa.

 

Apesar de mais complexo, existem empresas diferenciadas que ajudam no processo de criação e manutenção de uma loja virtual a um baixo custo, o que torna a escolha do tipo de loja virtual ainda mais fácil.

Prós

  • maior liberdade e personalização;
  • custos operacionais mais baixos;
  • mais estabilidade e segurança;
  • maior interação e fidelização com os clientes;
  • construção e fortalecimento da sua marca.

Contras

  • requer investimento em marketing;
  • é necessário um planejamento;
  • o retorno pode ser um pouco mais demorado.

Como funciona o Mercado Livre?

O Mercado Livre é um Marketplace, ou seja, é um portal de e-commerce (muitas vezes também chamado de shopping virtual) funcionando em dois princípios: de um lado temos os clientes e do outro os lojistas, interagindo na mesma plataforma, ainda que de maneira distinta.

 

É, sem dúvida, uma excelente ferramenta para iniciar suas vendas, devido a uma série de fatores. A infraestrutura está pronta e graças a isso, começar a vender é fácil: basta fazer um cadastro, anunciar seus produtos (de graça ou pagando uma taxa para que eles tenham maior visualização dentro da plataforma) e aguardar os clientes começarem a comprar.

 

Outra grande vantagem é a quantidade de visitas que o site recebe por mês: em junho de 2015, segundo o relatório da com Score Media Metrix, registrou impressionantes 127,2 milhões de acessos. Isso significa que é o e-commerce com o maior número de visitas em todo o Brasil.

Prós

  • milhões de visitantes por mês;
  • facilidade para vender, principalmente iniciantes;
  • muitas opções para atingir maior e mais variado público.

Contras

  • concorrência muito alta;
  • as regras podem mudas a qualquer momento;
  • taxas elevadas.

Loja virtual ou mercado livre: qual é a melhor escolha?

Como você pôde ver, tanto a loja virtual quanto o Mercado Livre têm prós e contras, então, um dos fatores que vai determinar a sua decisão é o nível em que você está.

 

Se você for iniciante é recomendado, pela facilidade que oferece, o Mercado Livre. Porém, mesmo sendo iniciante, você também poderá optar pela loja virtual, que apesar de demandar mais pesquisa e planejamento, poderá trazer inúmeras vantagens para você e seu negócio.

 

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também:  TwitterFacebookInstagram eYouTube.

 

Vender no Mercado Livre sem saber isso, PODE TE QUEBRAR!