Live commerce: o que é, como funciona e como aumentar as vendas com isso

Talvez você não saiba, mas é provável que já tenha participado de uma live commerce.

Sim, provavelmente você já se deparou com essa estratégia e tenha até sido influenciado por ela a comprar um produto pela internet.

Hoje em dia, em um mundo cada vez mais conectado, surgem novas tendências todos os dias. E, nesse post, falarei sobre a novidade que veio da China: o live commerce!

As vendas pela Internet estão se reinventando diariamente e encontrando novas formas de chegar até o consumidor e, principalmente, fazê-lo comprar produtos online.

Então, se você tem uma empresa e não quer ficar para trás, esse post é para você! Quer saber o que é o live commerce, como funciona e como você pode aumentar as suas vendas online com isso? Leia até o final!

 

O que é o live commerce e como funciona?

Como dito anteriormente, a China foi a precursora do live commerce e fez mais de 10 milhões de transmissões ao vivo, que tiveram 50 bilhões de visualizações e resultaram na venda de 20 milhões de produtos no primeiro semestre de 2020.

A média foi de 55 mil sessões de streaming e 110 mil itens comercializados por dia, segundo dados do Ministério do Comércio da China.

 

 

Mas, afinal, o que é live commerce? Bom, como o nome já diz, o live commerce é uma modalidade de venda que une o live streaming com o comércio eletrônico.

Live commerce é uma modalidade de venda que une o live streaming com o comércio eletrônico.

O grande trunfo dessa modalidade é a interação proporcionada pela transmissão ao vivo, que possibilita que vendedor e consumidor tenha uma maior proximidade que resulta em um maior engajamento e, consequentemente, maior conversão.

Sendo assim, as lives funcionam com a presença de alguma personalidade que é querida pelo público da loja. Seja um influenciador, um artista… Isso ajuda a dar maior credibilidade para as informações transmitidas.

As lives costumam ser realizadas por meio das redes sociais ou plataformas especializadas para as transmissões ao vivo.

O live streaming no comércio eletrônico tem certas semelhanças com as tradicionais transmissões ao vivo da televisão, nas quais os apresentadores mostram produtos. A grande diferença está na interação, que é muito maior e contínua no live commerce, e na compra, que pode ser finalizada em um único canal.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Dicas para começar a fazer lives de vendas

O live commerce insere um aspecto inédito no e-commerce tradicional: o fator humano. E na situação atual do mundo de quarentena e distanciamento social, tem sido muito valorizado as comunicações mais humanizadas.

A compra pelo site é estática e sem interação, bem diferente das lives, em que o apresentador consegue envolver a pessoa em uma história. Se ela gostar do que vê, pode acabar comprando.

Portanto, se você quer vender mais online, é uma boa ideia adotar essa nova estratégia! Por isso, separamos algumas dicas para você aumentar as vendas, vamos lá!

 

Escolha a plataforma de live commerce

Hoje, as marcas brasileiras transmitem as lives no Instagram, no Facebook, no YouTube, e os consumidores finalizam a compra no e-commerce ou na própria rede social.

Mas para entregar uma experiência completa e sem interrupções, opte pelas plataformas de live commerce, que permitem que tudo seja feito em um mesmo ambiente, sem a necessidade de troca de abas no navegador ou de aplicativos no celular.

Alguns exemplos de ferramentas disponíveis para você fazer as lives commerce para vender mais:

 

 

Prepare a estratégia

Depois de escolher a melhor plataforma para fazer a transmissão da live commerce, é hora de se preparar para a estratégia.

Então, primeiramente, tenha clareza dos seus objetivos com a live. Eles podem ser vários, dependendo da necessidade da sua empresa no momento. Por exemplo:

  • Reconhecimento de marca;
  • Lançamento de produtos;
  • Vendas gerais;
  • Outros.

 

Parece óbvio, mas não custa reforçar que toda transmissão deve ter roteiro, cenário, equipe de gravação e de backstage, apresentador, equipamentos, enfim, contar com infraestrutura que permita a transmissão ao vivo, as vendas e a interação com os consumidores.

Antes de cada live, também pense em um planejamento de marketing e vendas. Entenda o que o que você espera com cada uma delas: aumentar as vendas, ganhar market share, lucro etc. Assim você saberá como guiá-la da melhor forma.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Crie necessidade e desejo

Para atingir seus objetivos de vender mais online com a live commerce, é preciso despertar no consumidor uma necessidade de comprar.

Para isso, mostre o produto na prática, suas formas de uso, fale sobre seus benefícios e conte como ele resolve um problema.

 

Segmente a live commerce

Neste ponto, o e-commerce de nicho leva vantagem sobre grandes varejistas que vendem um pouco de tudo.

Quando você mostra produtos de trilha para quem realmente se interessa por eles, por exemplo, as chances de conversão são muito maiores.

Por isso, faça as lives segmentadas, focando no público que deseja atingir. Assim, fica mais fácil vender mais online.

 

Crie um roteiro para a live

Há quem tenha o dom da oratória e do improviso. Porém, não conte com isso e crie um roteiro para a live commerce.

Prepare um roteiro com um conteúdo assertivo, linguagem fluida e acessível e que traga informações relevantes e únicas. Evite repetições desnecessárias e selecione dois ou três pontos para dar enfoque.

 

Seja ou tenha um bom apresentador

O apresentador da live commerce deve ter carisma, didática, desenvoltura, costume com câmeras e público, além de conseguir se sair bem em situações inusitadas ou de improvisos, por exemplo

Essas são características essenciais para o seu apresentador. Não basta apenas que ele seja uma pessoa conhecida do seu público. Para segurar uma audiência por uma hora (tempo médio de duração das lives), é preciso ir além.

Por isso, faça uma boa pesquisa para achar a pessoa ideal para apresentar sua live commerce.Ou, se preferir, você mesmo pode fazer isso, basta desenvolver as habilidades citadas acima.

 

Invista em um bom cenário

Crie um cenário personalizado dedicado, com elementos que atraiam o seu público e remetam à sua marca.

Questões de estrutura também são importantes, como isolamento acústico e equipamentos profissionais de iluminação, sonorização e captação de imagem.

Mais do que seguir a moda, é preciso entender o por que e como fazer com qualidade, sempre objetivando a melhor experiência do cliente. Somente assim, você conseguirá vender mais online.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Portanto, siga as dicas que demos nesse post e coloque tudo em prática. E, se precisar, procure contratar um profissional de marketing ou de especialista em transmissões ao vivo, por exemplo.

Bom, no mais, espero que esse post tenha te ajudado a tirar todas as dúvidas sobre o live commerce e como usar isso para vender mais!

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que respondemos!

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