Com a modernização e o passar dos anos, o número de pessoas comprando de forma online vem crescendo de maneira acelerada.

Para você lojista que está buscando formas de vender mais e melhorar o desempenho do e-commerce, você está no lugar certo!

Leia o artigo até o fim e descubra agora como melhorar o desempenho do e-commerce através de diversas ações.

 

Crescimento do e-commerce

Conforme os dados da 44º edição do Webshoppers (pesquisa sobre o e-commerce) realizada pela Ebit|Nielsen, constatou que o e-commerce brasileiro cresceu 31% no primeiro semestre de 2021.

Esse crescimento foi alimentado pelo aumento de 22% no ticket médio.

Além da ampliação, os números mostram que o setor de vendas online está amadurecendo, principalmente com relação à adoção de meios eletrônicos de pagamento, como é o exemplo do nosso querido Pix.

Dessa forma, as organizações precisam criar maneiras de atender às novas necessidades do cliente, que já está mais maduro, mais exigente e espera ter uma série de opções não apenas de produtos, mas também em formas de pagamento.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

Melhorando o desempenho do e-commerce

Prepare bons anúncios

Uma ótima estratégia para aumentar o desempenho do e-commerce é priorizar os anúncios da sua loja virtual.

A página do produto deve estar completa e bem convincente, visto que, em uma loja virtual não existe vendedor para auxiliar o cliente durante sua compra.

Isso engloba ter boas fotos, tiradas de diferentes ângulos e que exibam o produto como se o cliente tivesse ele em mãos.

Outra dica interessante é, humanizar as imagens do seu e-commerce.

Utilizar imagens de pessoas usando o produto que está sendo vendido é uma ótima maneira de fazer isso.

Assim, o cliente consegue visualizar detalhes como, por exemplo, o tamanho do item.

Além disso, a descrição dos produtos também exerce um papel fundamental.

Ela é responsável por informar o consumidor sobre o item, contribui para o SEO da loja, ajudando o cliente a encontrar seu anúncio através dos sites de pesquisa.

Uma descrição bem feita e humanizada consegue incentivar o cliente a comprar e melhora o desempenho do e-commerce.

 

Otimize a experiência de compra

A conclusão da compra é a etapa em que todos querem chegar, portanto, ela deve ser muito bem desenvolvida.

Você também pode aprimorar sua loja virtual fazendo ajustes nessa etapa. Dessa forma, é possível evitar frustrações e abandonos de carrinhos por parte dos clientes.

Partindo do ponto de que o cliente está com a clara intenção de comprar, você deve auxiliá-lo para que a venda aconteça de forma simples e rápida.

No caso dos clientes que já compraram em sua loja antes, você pode ajudá-los na realização de novas compras, completando previamente os dados de entrega e cobrança recorrendo ao cadastro deles.

Quanto menos informações o consumidor precisar preencher nessa hora, melhor.

Também é interessante oferecer aos potenciais clientes facilidades, sendo possível associar suas contas ao e-mail ou a alguma rede social, agilizando o cadastro e melhorando o desempenho do e-commerce.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Observe o tempo de carregamento da sua loja virtual

Sua loja virtual pode até ser chamativa e oferecer produtos bons com preços acessíveis, mas se as páginas do seu e-commerce demoram para carregar, o possível consumidor pode acabar desistindo.

A velocidade de carregamento das páginas do seu e-commerce cria impacto direto no SEO, além de ser determinante para a concretização da compra.

Em sua loja virtual, as imagens em formatos e tamanhos adequados, código fonte limpo e bem escrito com banco de dados dedicados são aspectos capazes de melhorar o tempo de carregamento.

Um bom tempo de carregamento é fator decisivo para promover uma experiência de compra agradável ao consumidor.

 

Ofereça promoções e condições especiais

Entre as opções mais chamativas para os clientes, estão o frete grátis, descontos para quem recomendar sua loja virtual para amigos que fecharem negócio e para o cliente que realizar uma compra acima de determinado valor.

Oferecer condições especiais em datas sazonais também é uma ótima estratégia para aumentar o desempenho do e-commerce.

Basta analisar com calma todas as possibilidades para evitar prejuízo e manter uma boa taxa de lucro.

 

Trabalhe na responsividade da sua loja virtual

Cresce a cada dia o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis, e é por esse motivo que adequar sua loja virtual ao modelo de navegação responsivo é tão importante!

O ideal é pensar em um layout que favoreça a navegação, considerando que na compra online por um dispositivo móvel, o consumidor busca pela mesma eficiência e facilidade de seu e-commerce em um computador.

Perante isso, os serviços, conteúdos e itens da sua loja virtual devem ser adaptados para melhorar a experiência na plataforma mobile e consequentemente aumentar o desempenho do e-commerce.

 

Saiba como o design responsivo vai diminuir as taxas de abandono, melhorar a experiência de compra e alavancar os negócios em sua loja virtual. Confira!

 

Melhorar o ranqueamento orgânico

Um e-commerce que não aparece nos resultados dos mecanismos de buscas terá suas vendas afetadas.

Por esse motivo que investir na otimização do site com técnicas de SEO é fundamental para melhorar o desempenho do e-commerce.

Mas você sabe o que é SEO? Search Engine Optimization, traduzindo, otimização para motores de busca.

O tráfego gerado de maneira orgânica, em geral, é qualificado, pois surge de uma necessidade do visitante de saber mais sobre determinado assunto, e o melhor, é grátis!

Garantir um posicionamento nas primeiras páginas de busca consegue melhorar as suas vendas.

 

Desempenho do e-commerce

 

Ter uma persona bem definida

Você sabe o que é uma persona? Uma persona é, de forma resumida, o perfil do seu consumidor ideal.

Na hora de criar uma persona para o seu negócio, você deve pesquisar e examinar seus clientes atuais e futuros, respondendo às seguintes perguntas:

  • Qual o tipo favorito de conteúdo?
  • Qual a faixa etária?
  • O que gostam e o que não gostam?
  • Quais os interesses, necessidades e problemas?
  • Quais as redes sociais que mais usa?
  • Entre outras.

A partir das respostas, você pode montar um mapa sobre os seus consumidores e poderá criar a partir dele, estratégias de venda mais voltadas para determinado público.

A criação da persona busca ajudar sua empresa a vender mais e melhor, pois, faz com que seu negócio trabalhe da forma correta para aquele público específico.

Nesse artigo você pode acompanhar um pouco sobre algumas atitudes capazes de te ajudar a melhorar o desempenho do seu e-commerce.

Agora resta a você lojista, escolher qual delas se encaixa melhor no seu modelo de negócio e colocar a mão na massa! Vamos lá?

 

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