Quando Mark Zuckerberg idealizou o Facebook em 2004 não imaginava que estava criando uma rede social que teria em menos de uma década mais de um bilhão de usuários. Não tinha como saber que sua criação mudaria completamente a maneira como nos relacionamos e como compramos na internet.

 

Hoje o Facebook é uma arma em pról de mais vendas para as lojas online. Democrático, e com uma base gigantesca de usuários, todos os tamanhos de e-commerces podem tirar proveito da ferramenta. Abaixo listamos 3 dicas de como você pode usar a rede social para vender mais. Acompanhe!

Uma vitrine de seus produtos

Poucos meios de comunicação permitem um alcance tão grande quanto o Facebook. Basicamente, por dois motivos: primeiro que a forma como se compartilha conteúdo no Facebook é baseada na confiança. Ou seja, os usuários recebem conteúdo de amigos ou de páginas que eles curtiram. Dessa forma, é mais fácil alcançar boas taxas de conversão.

 

Outro fator importante é que o ingresso nele é gratuito. É possível pagar por anúncios e promoções, claro, mas não há custo para a loja publicar conteúdo. Entretanto, ela só terá um bom alcance se tiver uma base de fãs engajada. Isso depende muito da forma como ela lida todo o seu marketing digital.

 

Essas características acabaram por criar uma grande vitrine digital onde muitas marcas lançam novos produtos, fazem promoções e conversam com seus clientes. Essa dica serve tanto para empresas com milhares de fãs quanto para pequenas lojas online que estão apenas começando.

Canal de comunicação

Facebook é o lugar na internet onde todos estão. Começou com estudantes de Harvard e hoje, com um bilhão de usuários, se fosse um país, seria o terceiro mais populoso no mundo. A grande vantagem de se estar tão próximo de tantas pessoas é a possibilidade de conversar com cada uma delas. Literalmente. É possível engajar grandes grupos e comunidades, mas também cada usuário, individualmente, por chats e mensagens diretas.

 

Através de ferramentas que o próprio Facebook oferece qualquer loja online pode escutar seus clientes. Reclamações, elogios, críticas. Todo tipo de opinião passa pela rede social. Aproveite-se disso para criar um canal de feedback entre sua empresa e seus consumidores. É o melhor tipo de pesquisa de mercado que existe.

Social commerce

Apesar de ainda ser pouco explorado no Brasil, é uma grande vantagem para lojas virtuais. O social commerce aproveita-se das informações das redes sociais para entregar uma experiência mais personalizada e direcionada aos desejos do usuário. Isso serve para reduzir o risco de compra inadequada e aumentar as conversões de venda.

 

Outra vantagem do social commerce é a influência das indicações entre amigos. Uma sugestão de compra feita por alguém de confiança tem chances muito melhores de serem aceitas do que aquelas oferecidas por anúncios pagos.

 

O Facebook não pode ser visto como um substituto para as ferramentas convencionais, mas como um complemento na sua estratégia de vendas. Com uma barreira de entrada praticamente inexistente e enorme potencial de vantagens, não há hoje em dia muitas maneiras de justificar que ele seja inexplorado no plano de negócios da sua empresa!

 

Aproveite os comentários abaixo para nos contar sua experiência com o Facebook e sua loja online.

 

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