Você sabia que as cores do seu site têm grande influência nas suas taxas de conversão? Isso ocorre porque as tonalidades despertam diferentes reações nos usuários que navegam pela página, o que pode conduzi-los mais facilmente a realizar alguma ação.

 

Para obter melhores resultados nesse sentido, o melhor a ser feito é testar diversas cores buscando encontrar uma paleta adequada. Essas variações são fundamentais para chegar à escolha ideal.

 

Quer saber mais sobre o assunto e aprender como as cores do seu site podem aumentar as taxas de conversão do seu negócio? Então continue lendo este post!

Buscando as melhores cores

As tonalidades usadas no seu site devem ter relação com as cores institucionais, afinal, não é interessante fugir da identidade visual da empresa. O que você pode fazer é buscar variações nos tons para gerar uma experiência mais agradável aos usuários.

 

Procure focar sempre no uso básico de três cores diferentes. Cada uma delas deve estar presente em 60%, 30% e 10% do total da página. A distribuição deve ser feita de forma gradativa, com as mais fortes compondo os 10%. Quanto mais suave for a cor, mais ela pode estar presente.

Relação das cores com o CTA

O call to action, ou CTA, é a chamada para a realização de uma ação dentro da página, que pode ser a assinatura de um e-mail ou uma compra. Essa frase precisa estar sempre em destaque para atrair a atenção do usuário.

 

Para isso, a cor utilizada precisa ser mais forte. É recomendado usar as tonalidades que compõem 10% da página, pois esse contraste desperta a curiosidade do usuário, fazendo-o perceber que ali há uma chamada para ação. Lembre-se de que a cor certa transmite a segurança necessária para a eficácia do CTA.

Realizando testes sobre as taxas de conversão

As cores atingem as pessoas que navegam pelo site de formas diferentes. Por isso, é importante observar como elas reagem às diversas tonalidades. Uma boa maneira de definir isso é realizando o teste A/B.

 

Nessa estratégia, você disponibiliza duas páginas iguais, mas com cores distintas. A página “A” é a cor atual e a “B” é a que configura o teste. As páginas aparecerão aos usuários de forma aleatória, funcionando normalmente. Depois disso, analise as métricas e verifique qual das duas obteve melhor desempenho nas taxas de conversão.

Entendendo a psicologia das cores

Comprovadamente, as cores despertam diferentes sentimentos, reações e sensações nas pessoas. É fundamental levar isso em conta na hora de posicionar tonalidades em seu site, conforme a sua intenção ao se relacionar com o cliente. A seguir, confira o que as cores primárias oferecem a níveis psicológicos:

 

  • Vermelho: provoca um estado de alerta e senso de urgência, fazendo o usuário se agitar diante de um CTA;
  • Azul: sinal de seriedade, serenidade e confiança, sendo bastante neutra;
  • Amarelo: cor que remete ao dinheiro, riqueza e prosperidade, caindo muito bem com alertas de promoções e ofertas;
  • Verde: assim como o semáforo, significa permissão para seguir em frente em algo positivo e vantajoso;
  • Laranja: traz um ar jovem, inteligente e descontraído, ativando a mente;
  • Preto: cor que remete a elegância, mas deve ser usada com cautela para não representar autoridade em excesso;
  • Branco: sofisticação, objetividade e simplicidade, fundamental para sites que buscam uma pegada minimalista, dando destaque às informações de texto.

 

Ao conhecer melhor o papel das cores e sua influência no desempenho das taxas de conversão, você poderá fazer uma análise mais bem conceituada da sua página e, assim, garantir resultados mais satisfatórios.

 

Gostou deste post? Então aproveite para conferir outros 4 fatores que influenciam sua taxa de conversão.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.