A falta de um controle e planejamento financeiro, tem sido uma das causas do fechamento de muitas empresas que iniciam suas atividades no mercado. Assim, se o seu negócio não está indo bem, a causa pode estar, justamente, em um controle financeiro deficitário ou realizado de forma inadequada.

 

Às vezes, seja por inexperiência ou mesmo por desconhecimento, alguns empreendedores e gestores, acabam negligenciando a importância do controle financeiro para o seu negócio e cometem alguns erros que podem colocar em risco, não só o futuro do seu negócio como também a saúde financeira de sua família.

 

Conheça algumas ferramentas que podem ser muito úteis na gestão financeira de seu negócio.

Vários são os erros que se pode cometer, ao realizar o controle financeiro e, muitos deles, podem ocorrer diariamente, independente do tamanho de sua empresa.

 

Portanto, a fim de evitar o acúmulo de problemas que podem gerar grandes perdas no futuro ou mesmo a estagnação e possível quebra de seu negócio, é imprescindível ficar atento na realização de seu controle financeiro, tornando-o o mais eficiente possível, procurando evitar erros que venham comprometer o futuro de seu negócio.

 

Será que você tem cometido alguns desses erros?

 

Convido você a conhecer 4 desses erros que devem ser evitados, no dia a dia de seu negócio. Vamos lá?

1. A falta de um planejamento financeiro estratégico

Não basta apenas abrir uma loja e colocar produtos à venda. É preciso mais que isso. É preciso planejamento, buscar conhecer o mercado e os seus possíveis concorrentes, conhecer o seu público e a melhor forma de interagir com ele.

 

É preciso também realizar uma previsão de seus custos e de suas receitas, além de calcular, muito bem, o valor de venda de seu produto ou serviço, que seja compatível com o mercado e que seja capaz de cobrir seus custos e ainda auferir algum lucro.

 

Você deve calcular o faturamento ideal, para que seu negócio possa, no mínimo, atingir o ponto de equilíbrio, onde receitas sejam iguais à despesas, além de possuir uma reserva financeira, capaz de cobrir os seus custos operacionais, até que a empresa venha a obter lucro, suficiente, para se manter sozinha.

 

Aprenda a definir objetivos claros para alcançar suas metas de maneira eficiente.

Ao planejar o seu controle financeiro é indispensável que você determine o registro de todas as entradas e saídas do caixa de sua empresa e, mesmo que os números não sejam precisos e ocorram ganhos maiores ou menores do que aqueles que foram estipulados, é necessário que se realize a projeção desses ganhos, levando-se em conta os vários tipos de cenários futuros que podem ocorrer.

 

Principalmente, em tempos de crise, este planejamento será fundamental para antever situações e permitir a manutenção da empresa no mercado.

2. Não investir em boas ferramentas de controle financeiro

Investir em boas ferramentas de controle financeiro é muito importante, pois, deixar tudo apenas no “caderninho” será uma forma de colher resultados ruins e imprecisos, além de impossibilitar o cálculo das projeções futuras de seu negócio.

 

Com a utilização de ferramentas de controle, como planilhas e softwares de gestão financeira, será possível obter relatórios completos, capazes de oferecer dados importantes, relativos à saúde financeira de seu negócio, além de possibilitar projetar a situação futura do mesmo.

 

Os dados obtidos, através do uso destas ferramentas, serão mais precisos e contribuirão para auxiliar nas tomadas de decisões e consequentemente no resultado da empresa.

 

Ao realizar um eficiente controle financeiro de seu negócio, é possível:

 

  • Manter a competitividade no mercado;
  • Garantir o equilíbrio mínimo das finanças e do fluxo de caixa;
  • Evitar imprevistos que venham a inviabilizar o seu negócio;
  • Possibilitar ao empresário ter uma visão mais ampla da real situação financeira de seu negócio, se o mesmo está gerando lucro ou incorrendo em prejuízo;
  • Ter um maior controle de seus custos e despesas e o melhor momento de investir no crescimento de seu negócio.
Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

3. Não manter um bom controle do fluxo de caixa

Um fluxo de caixa impreciso pode ocasionar a perda do controle de suas finanças. É preciso elencar todas as entradas e saídas em seu fluxo de caixa, desde os menores gastos, como um simples cafezinho, até os grandes pagamentos a fornecedores. Tudo deve ser rigorosamente registrado.

 

Quanto menor for a precisão neste controle, maior será o risco de se acumular prejuízos, sem se dar conta, comprometendo a saúde financeira de seu negócio.

 

Assim, é preciso manter o seu fluxo de caixa o mais atualizado possível, somente assim o gestor poderá ter uma noção clara de como seu negócio está caminhando.

 

Para tal, um bom sistema de controle, poderá auxiliá-lo nesta tarefa, permitindo um acompanhamento diário de suas finanças e auxiliando em suas tomadas de decisões e futuros investimentos.

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

4. Misturar as contas pessoais com as contas da empresa

Este é o erro mais comum e ocorre em muitas empresas, principalmente se for o dono ou algum familiar o responsável por realizar o controle financeiro. Porém, essa prática pode ser extremamente danosa para a empresa.

 

Dentre alguns danos que este erro pode causar podemos enumerar:

 

  • Inviabiliza o efetivo controle das entradas e saídas diárias, desequilibrando o fluxo de caixa;
  • Desorganiza as contas da empresa, dificultando o trabalho do contador;
  • Prejudica o controle financeiro, tanto o da empresa quanto o pessoal;
  • Com o fluxo de caixa desestruturado, todo o funcionamento da empresa poderá ser afetado.

Assim, o empresário que faz uso dessa prática, na verdade está se auto sabotando, pois, ao realizar um saque aqui e outro acolá, poderá perder o controle e criar um enorme rombo em suas finanças. Isto poderá lhe trazer grandes problemas futuros, obrigando-o a tomar empréstimos, não planejados, promovendo um aumento desse rombo e criando uma verdadeira bola de neve.

 

Bem pessoal, chegamos ao fim de mais um artigo que buscou informar sobre alguns dos erros cometidos, ao realizar o controle financeiro, que devem ser evitados, a fim de garantir a saúde financeira de seu negócio.

 

[rock-convert-cta id=”46725″]

 

Espero que estas informações tenham sido úteis e que contribuam para o sucesso de seu empreendimento. Até breve!