Entenda o que é RFID e como ela pode ser útil em sua loja virtual

Provavelmente você já se deparou com algum leitor ótico posicionado sobre o código de barras em algum produto, certo? O código de barras é utilizado para identificar e mostrar as informações pertinentes ao produto como: preço, validade e fabricante.

 

Agora, imagine um armazém de um grande e-commerce com centenas de produtos que precisam ser cadastrados no sistema. A mão de obra necessária para realizar o cadastramento é enorme!

 

No artigo de hoje, apresentaremos uma tecnologia que vem agilizando o processo de cadastramento de produtos. Explicaremos o que é RFID, quais são suas vantagens e como implementar em seu e-commerce. Não deixe de conferir!

Afinal, o que é RFID?

RFID é a sigla de Radio-Frequency Identification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência. Basicamente, ele captura os dados utilizando a frequência de rádio.

 

Há alguns anos o e-commerce tem usado essa tecnologia para agilizar o processo de cadastramento e rastreamento dos seus produtos. O processo é feito por meio da leitura automática das etiquetas que são postas nos produtos.

 

Mas, para que o RFID funcione corretamente, é necessário que a empresa tenha um ERP instalado no sistema. Se você ainda não sabe o que é ERP, ele é um software que faz a integração entre os sistemas, ou seja, faria a integração do RFID com sua loja virtual.

 

A utilização dessa tecnologia traz uma série de vantagens para o comércio eletrônico, duvida?

Quais as vantagens do uso do RFID?

Por meio da utilização de etiquetas é possível fazer a identificação automática do produto. Com isso, todas as informações pertinentes são registradas no sistema da loja.

 

Além da agilidade no cadastramento, facilita o rastreamento dos produtos. Geralmente, um produto passa por vários pontos de controle antes de chegar ao consumidor final. Com a utilização dessa tecnologia, o processo de checagem fica mais rápido.

 

O controle de estoque também será mais eficiente, já que não é necessário uma verificação manual dos produtos. Com a utilização da frequênciade rádioé possívelsaber quantos produtos realmente estão em estoque.

 

Esse processo é feito por meio das etiquetas que são postas nos produtos, mas existem 3 tipos de etiquetas.

Quais são os 3 tipos de etiquetas?

São utilizados 3 tipos de etiquetas que você entenderá quais são e quais as diferenças entre elas.

Etiquetas passivas

São as mais comuns devido à sua simplicidade e baixo custo. Elas não possuem bateria e se alimentam das ondas eletromagnéticas que as antenas dos leitores emitem. Com isso, não é possível iniciar uma comunicaçãoautomática.

Etiquetas semipassivas

Essas etiquetas possuem bateria, mas servem somente para alimentação dos circuitos internos e são incapazes de criar a comunicação automática com os leitores.

Etiquetas ativas

Possuem baterias próprias que fazem a própria alimentação dos circuitos e, com isso, conseguem fazer a comunicação automática com os leitores. Por causa dessas características o valor acaba sendo mais elevado.

 

Mas, existem alguns pontos negativos que podem ser obstáculos para sua implementação.

E os obstáculos para a implementação, quais são?

Para que o RFID funcione corretamente é necessário que a loja virtual possua o ERP. Existe uma grande variedade de softwares e cada qual tem o seu valor. O investimento inicial pode ser elevado e esse é um dos pontos negativos.

 

Além do ERP, é preciso instalar as etiquetas de identificação em cada produto. Dependendo do modelo a ser utilizado, o valor investido pode ser alto para os e-commerces que possuem estoque baixo.

 

E como o sistema precisa ser mais robusto, para que funcione corretamente é requisitada uma antena para captação dos sinais e, consequentemente, fazer a leitura dos dados.

 

A utilização dessa tecnologia é recheada de vantagens tanto para os e-commerces quanto para os consumidores, já que proporciona maior agilidade, segurança e comodidade para ambas as partes.

 

Por isso, se a sua loja virtual está interessada em deixar sua estrutura de logística mais robusta e segura, é interessante incluir o RFID em seu planejamento.

 

E então, tirou suas dúvidas sobre o que é RFID? Deixe seu comentário sobre o assunto!

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIne YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais