Entenda o que é advocate marketing e como ele pode ajudar seu e-commerce!

Uma das mais poderosas armas que uma empresa pode usar para se destacar é o apoio de defensores leais para promover os seus produtos ou serviços entre conhecidos. Essa prática é tão valorizada que ganhou um nome só para ela: advocate marketing.

Neste post, vamos te mostrar por que e como usá-la no seu e-commerce. Acompanhe:

O que é advocate marketing

O advocate marketing, também chamado de marketing de defensores, se trata basicamente de encontrar pessoas apaixonadas pelo seu e-commerce a ponto de se tornarem “embaixadores” dele.

Quando falamos em encontrar, queremos dizer criar relações profundas com os clientes e parceiros a ponto de eles se tornarem leais e desejarem promover os seus produtos para outros.

Isso é bem diferente de pagar formadores de opinião para divulgar a sua marca, por exemplo, já que tem de ser algo espontâneo e duradouro.

Como aplicá-lo no seu negócio

O advocate marketing não é só um conceito, mas já é praticado há muitos anos por empresas de fama mundial, como Walmart, Coca-Cola, IBM, Airbnb e Starbucks.

Mas não pense que se trata de ter um orçamento astronômico. Essencial mesmo para aplicá-lo no seu e-commerce — e as empresas citadas fizeram isso muito bem — é aproveitar a base de clientes e parceiros com sabedoria para conquistar novos consumidores.

3 dicas práticas para usar o advocate marketing com sucesso

Conseguir com que outros promovam a sua loja não é um pedido pequeno a fazer. Por isso, é preciso ter muito cuidado para não queimar pontes na hora de colocar sua estratégia em ação. Veja 3 dicas valiosas:

Crie uma boa relação

Ninguém recomenda uma marca da qual não gosta. Então, crie uma relação de amizade com seus clientes. Eles precisam sentir confiança, admiração e valor prático nos seus produtos.

E não se esqueça dos parceiros e funcionários, que podem ser defensores ativos, se receberem o incentivo certo e forem bem envolvidos nas suas campanhas.

Para conseguir isso, produtos de qualidade e processos eficientes são a chave: desde o design do site até a rapidez das entregas, passando pelo bom atendimento, cada detalhe conta.

Depois de lançar essa base, crie um programa de indicações e incentive todos a participar.

Promova, promova, promova

Para ter um programa de indicações bem-sucedido, todo mundo precisa ficar sabendo dele. E quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maiores as chances da estratégia ter impacto significativo.

Com isso em mente, coloque o programa em destaque nas redes sociais e no site, principalmente em páginas específicas, como logo após a pessoa realizar uma compra ou avaliar positivamente um produto.

Deixe os benefícios bem claros

Ao se deparar com esse tipo de programa, as pessoas geralmente ficam ansiosas para saber o que podem ganhar em troca. Aproveite essa antecipação natural e reforce os benefícios.

Em vez de se ater a benefícios como desconto em compras futuras, procure primeiro entender quem são seus defensores e o que os motiva. Nem sempre a motivação financeira é a principal.

O advocate marketing, se benfeito, tem tudo para dar certo e fazer seu e-commerce ter mais sucesso do que sequer imaginou. Não é à toa que tantas empresas de sucesso mundial têm feito uso dele, e com essas dicas práticas você já tem o suficiente para iniciar uma estratégia vencedora.

Gostou de saber como usar o advocate marketing para ter mais resultados? Veja também por que o blog é o maior aliado do seu e-commerce!


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais