Quando falamos de Black Friday e e-commerce, não podemos deixar de fora um dos maiores aliados para os lojistas na hora de fidelizar e conquistar clientes novos.

É claro que estamos falando do e-mail marketing.

Essa estratégia é extremamente funcional para datas comemorativas do comércio, como é o exemplo da Black Friday.

É essencial se preparar para o evento com certa antecedência, dessa forma você consegue lembrar o consumidor sobre sua marca na hora dele realizar suas compras.

Leia o artigo até o fim e descubra estratégias infalíveis de e-mail marketing para a Black Friday da sua loja.

E-mail marketing para a Black Friday

1- Urgência e escassez

Existem dois principais motivos que nos fazem comprar:

  1. Aproveitar uma oportunidade repentina de forma não planejada;
  2. Porque realmente precisamos de algo.

No primeiro caso, a sacada é conseguir entender quais os gatilhos mentais são capazes de levar seu público a fazer a compra por impulso.

Durante o evento de Black Friday, grande parte das compras são feitas por nosso senso de escassez e urgência.

Por isso, é bom utilizar em suas campanhas de e-mail marketing falas que demonstram uma possível falta dos itens e a necessidade do cliente aproveitar o tempo restante das promoções.

Dessa forma, trabalhar com promoções de um dia só, GIFs e cronômetros com contagens regressivas são super indicados nesse caso.

Se comunicar de forma direta e objetiva também é capaz de fazer a diferença nesse momento, levando em consideração que durante a data a caixa de entrada dos consumidores estará lotada de e-mails.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

2- Atenção ao título

É importante na hora de escrever seu título não utilizar termos como “promoção”, “ofertas”, “desconto” etc.

Isso é indispensável para não fazer com que sua mensagem seja considerada como spam.

Opte por utilizar “Black Friday” e outros diversos termos criativos para chamar a atenção do consumidor logo de primeira.

Algumas ideias para você:

  • Dia de se surpreender: novidades na loja!
  • Para você aproveitar seu dia: lançamento de tal produto!
  • Descubra o que preparamos para você, é só abrir!

 

3- Ofereça alguma coisa a mais

Itens com preço promocional não faltam durante o evento. Já pensou em utilizar o e-mail marketing para oferecer algo a mais?

Quem sabe um brinde ou um cupom de frete grátis? Essas são excelentes opções para fidelizar o consumidor e aumentar suas conversões.

Além disso, essas ações geram credibilidade para seus e-mails, elas fazem com que seus clientes se atentem todas as vezes que um e-mail da sua empresa chegar na caixa de entrada dele.

 

 

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4- Segmentação

Segmentar seu público de forma assertiva é muito importante, não disparar e-mails com a mesma mensagem para todos é um diferencial.

Além de criar uma comunicação mais personalizada, ela deve suprir a necessidade de cada cliente.

Algumas formas de fazer isso são:

  • Conferir o histórico de navegação dos visitantes. O tempo gasto em cada página, as páginas mais visitadas, mapas de calor, capazes de destacar elementos da sua página que os visitantes mais interagiram;
  • Use como informação os produtos deixados no carrinho de compras. Ofereça produtos semelhantes para o consumidor, baseado nos itens que cada pessoa colocou em seu carrinho;
  • Analise o histórico de compras dos consumidores. Apresente ofertas de produtos que sejam complementares ao que eles compraram;
  • Veja o histórico dos e-mails enviados por você. Quem apresentou interesse quando você entrou em contato sobre um produto específico. Talvez seja interessante informá-lo que aquele item entrará em oferta durante a Black Friday.

 

5- Preparação para o evento

É interessante que você comece a trabalhar na sua estratégia de e-mail marketing cerca de 20 a 30 dias antes do evento.

Você pode, por exemplo, enviar uma série de e-mails, um por semana, informando ao consumidor sobre a faixa de descontos que será oferecida pela sua marca.

Existem informações que não podem faltar no seu e-mail como por exemplo, a data da Black Friday, algumas ofertas que estarão disponíveis.

Dessa maneira você não pega o consumidor desprevenido, e ele pode preparar seu orçamento com antecedência para comprar os produtos que deseja.

É legal também utilizar uma contagem regressiva quando o evento estiver se aproximando.

 

6- Campanhas anteriores

Verifique suas campanhas de e-mail marketing feitas durante os eventos de Black Friday passados.

Dessa forma, provavelmente você terá informações importantes que irão te ajudar a montar suas campanhas do ano atual.

Estude os disparos que tiveram os melhores resultados dentro dos KPIs, analise sua campanha de forma geral, o modelo de abordagem que foi usado e em quais horários os envios foram feitos.

Isso vai ajudar sua campanha de e-mail marketing atual a alcançar um resultado ainda melhor.

 

7- Responsividade

Precisamos lembrar que não existe uma forma de prever em qual dispositivo os consumidores irão utilizar para abrir seu e-mail.

Portanto, faça uma otimização em seus e-mails, crie um layout amigável.

Um e-mail que tem muito texto e é muito longo, pode apresentar uma experiência desagradável para quem está utilizando um smartphone.

Isso também vale para vídeos e imagens muito pesadas, eles podem atrapalhar o carregamento do e-mail e acabar gerando desinteresse no usuário.

Dessa forma, é importante pensar num modelo de e-mail marketing que seja responsivo.

 

 

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8- Chamada para a ação

Chamada para a ação ou CTA, é o botão que incentiva o usuário a tomar uma ação desejada por você.

Portanto é interessante utilizar palavras no modo imperativo, por exemplo: “Compre”, “Veja”, “Aproveite” etc.

Esses botões irão levar o usuário a acessar o site da sua loja ou visitar a landing page de um determinado produto.

É importante lembrar que, o botão de CTA precisa apresentar um contraste em relação aos outros elementos que estão dispostos no e-mail marketing.

Isso é feito com o intuito de gerar destaque para eles e consequentemente aumentar as chances deles serem acessados.

Vale lembrar também que o botão de CTA precisa ser grande para chamar atenção, porém que não tome a tela inteira, não se esqueça que diversos usuários estarão abrindo seu e-mail via dispositivo móvel.

Como você pode perceber nesse artigo, o e-mail marketing é indispensável para uma boa campanha durante o evento de Black Frida

Utilizar mensagens bem feitas e criadas para cada etapa do processo de divulgação, aumenta o engajamento e a percepção da sua marca, além de gerar mais credibilidade para sua empresa.

Portanto, aproveite ao máximo todas essas dicas, aumente suas conversões e se destaque da concorrência durante a Black Friday.

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[AULA 19] – Fluxos de e-mail marketing para e-commerce