Cada vez mais, novas ferramentas e formas de resoluções para rotinas de operações surgem no mercado, com funcionalidades e propostas diferentes. Estar por dentro dessas novidades é fundamental para otimizar seu dia a dia e impulsionar os resultados do seu negócio.

Tanto os ERPs quanto os Hubs de integração surgiram com foco em otimizar processos e trazer automações à operação, mas cada um com suas próprias características e meios para tornar o trabalho mais ágil e assertivo.

Neste conteúdo, você conhecerá um pouco mais sobre essas ferramentas, suas particularidades e como elas podem auxiliar nos processos diários do seu negócio.

 

O que é um ERP?

ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning”, que pode ser traduzido por “Planejamento de Recursos Empresariais”.

Na prática, um ERP é um sistema integrado de gestão desenvolvido para centralizar o gerenciamento de empresas e tornar mais organizada, ágil e eficiente a rotina de operação.

Atualmente, são muitas as opções no mercado, dos mais tradicionais, instalados em um provedor físico, aos mais atualizados, hospedados integralmente em nuvem, com planos de preços para empresas de todos os portes, condições distintas entre outras particularidades.

 

Principais funções de um ERP

Ainda que sejam muitas as opções, existe uma série de funcionalidades em comum que os ERPs costumam cobrir. Confira abaixo algumas das principais.

  • Controle de estoque;
  • Emissão de Notas Fiscais;
  • Gerenciamento de contas a pagar e a receber;
  • Centralização das vendas;
  • Integração com plataformas de e-commerce e marketplaces.

 

O que é um Hub de integração

O Hub tem o papel principal de conectar diferentes marketplaces de forma integrada, para que o vendedor consiga acompanhar o progresso dos seus negócios de forma prática e automatizada.

Os marketplaces são ótimas alternativas para quem quer vender online, mas não possui loja online própria, ou para aqueles que querem expandir seus canais de vendas. Contudo, https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar as vendas em diversos canais da rede sem o auxílio de um sistema de gerenciamento pode ser uma grande dor de cabeça.

Foi para solucionar problemas como esse que surgiram os Hubs de integração, uma ferramenta que centraliza as vendas e permite ter uma visão geral de cada marketplace individualmente ou contextualizado entre os demais em que o usuário comercializa seus produtos.

 

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Principais funções de um Hub de integração

O uso de um Hub na sua rotina assegura a integração entre a sua empresa e um ou mais marketplaces de forma segura, prática e dedicada, mas isso não é tudo. Há algumas funções que acompanham essa solução. Confira a seguir as principais funções de um Hub de integração.

  • Acompanhamento de etapas de venda;
  • Indicativos dos requisitos específicos de diferentes marketplaces;
  • Estimativa de frete na plataforma;
  • Relatório de vendas.

 

ERP ou Hub de integração?

Quando o assunto é buscar a melhor solução para o seu negócio, a resposta é que depende. Pode até ser um pouco frustrante, mas a verdade é que cada caso tem suas particularidades que devem ser avaliadas no detalhe para não ter arrependimentos no futuro.

Na hora de bater o martelo de escolha entre Hub, ERP ou mesmo ambos, vale repassar todos os pontos relevantes das características de cada solução e avaliar o que faz sentido para a rotina do seu negócio.

Um Hub é uma solução dedicada à integração com marketplaces, por isso seu escopo é mais concentrado. Não se trata de um sistema limitado, mas sim de uma proposta que se compromete com a solução de uma dor em específico.

Sua aplicação pode ser extremamente abrangente, sendo muito comum para vendedores que estão iniciando no online e precisam focar em uma comunicação prática e eficiente entre seus canais de venda.

O ERP tem uma proposta de gestão global, portanto acaba cobrindo áreas que um Hub, normalmente, não consegue alcançar. Com um sistema integrado de gestão é possível conectar diferentes canais de venda e https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar todas as frentes do seu negócio em um único lugar.

Assim como acontece em um Hub, as aplicações de um ERP são inúmeras, podendo ser encontrado em operações dos mais variados portes e momentos.

Vale ressaltar que, em alguns casos, as soluções podem ser aplicadas em conjunto. Isso acontece normalmente quando um ERP não cobre alguma integração com um marketplace específico, o que poderia travar o fluxo de uma rotina eficiente. E é aí que o Hub surge como um solucionador.

Na prática, o importante é trazer mais eficiência para a sua rotina. O Tiny ERP é um sistema integrado de gestão desenvolvido em módulos, o que significa que você pode personalizar suas funcionalidades de acordo com as necessidades do seu negócio e operar da forma como preferir.

 

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Conclusão

Vai começar a vender online e precisa otimizar a organização do seu negócio? Contar com um Hub de integração ou um ERP trará mais organização, agilidade, eficiência e redução de erros no seu dia a dia.

Mas vale ter atenção, pois cada ferramenta tem a sua proposta. Enquanto o ERP está voltado para a gestão de forma geral, podendo cobrir, inclusive, as integrações entre marketplaces, o Hub é uma solução dedicada especificamente à venda em múltiplos canais.

Dessa forma, é fundamental avaliar as funcionalidades de cada solução e mapear como sua operação será beneficiada, a fim de fazer a escolha mais assertiva.

 

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