Qual é a primeira coisa que você faz quando precisa de uma informação? Certamente você vai até seu computador, abre o navegador e faz uma busca na internet. A informação, de toda e qualquer área do conhecimento tem sido tão buscada na rede mundial que já se tornou um produto: o infoproduto.

 

Esse tipo de produto é muito valioso, pois é também uma oportunidade bacana para quem quer começar seu negócio online. Já pensou em ganhar dinheiro dividindo o seu conhecimento com inúmeras pessoas? As vantagens de ter um infonegócio são muitas. O custo de produção é baixo em comparação à maioria dos segmentos, não há risco de vencimentos ou perdas na produção e você não precisa se preocupar com espaço para o estoque ou cobrança de frete.

 

Porém, mesmo com tantas facilidades, é preciso ficar atento a algumas questões. Afinal, por se tratar de uma “mercadoria” 100% digital, a dinâmica da venda de infoprodutos muda um pouco.

 

Escolher muito bem o nicho de atuação, criar produtos atraentes e gerar tráfego no seu site são as principais preocupações. Contudo, é preciso pensar também nas estratégias de promoção do infoproduto e em parcerias com afiliados para bombar suas vendas. Fique por dentro de algumas dicas para dar início a seu negócio com tranquilidade e segurança.

Encontre um nicho para seu infoproduto.

Apesar de trabalhoso, produzir um infoproduto não é uma tarefa complexa. Afinal, você já tem a matéria-prima básica: o seu próprio conhecimento. Encontre um nicho em que você seja expert.

 

Por exemplo, se você adora cozinhar e sempre recebe elogios de familiares e amigos quando prepara uma receita diferente, ou incrementa um prato já conhecido, está na hora de explorar esse talento gastronômico. Que tal produzir um infoproduto com dicas culinárias e suas próprias receitas? Separe as informações que você quer divulgar e faça uma pesquisa para identificar se há pessoas interessadas nelas.

Faça lives e webinars

Live ou Webinar é uma transmissão ao vivo feita em vídeo. Ela pode acontecer no Facebook, no YouTube, no LinkedIn, no Instagram ou na sua página da internet, por exemplo. O ideal é usar o canal onde seu público-alvo mais interage com a sua marca.

 

Esse conteúdo pode ser muito útil na sua estratégia de vendas, já que captura 4 vezes mais a atenção do seu público. E você provavelmente já sabe que prender a atenção da sua audiência é essencial para conseguir vender. Isso porque, sem atenção o potencial cliente não vai nem ouvir sobre os benefícios do seu infoproduto, muito menos comprar de você.

 

Por isso, invista em transmissões ao vivo e aumente as taxas de conversão do seu negócio para vender mais seus infoprodutos pela Internet!

Escolha o “pacote” certo

A informação digital pode ser “empacotada” de diversas formas. Para escolher o melhor formato, não pense apenas naquele que é mais fácil de ser produzido por você, mas também no tipo de informação que você quer vender e para quem ela se direciona.

 

Quer ver alguns exemplos de formatos?

 

  • E-book: Ele é prático de ser produzido e distribuído. O seu formato mais comum é o PDF, reconhecido por diversas plataformas e com o layout similar a de um livro impresso. Muitas vezes, para produzi-lo basta apenas ter um editor de texto como o BrOffice, que é gratuito;
  • Audiobook: Trata-se de um livro narrado e depois salvo em formato mp3. No entanto, para que o material possua qualidade, você precisará ter um microfone potente e um local isolado de ruídos externos. Além, é claro, de um conteúdo muito bom. Se o seu público for usuário de iPods, smartphones e players de áudio, essa é a mídia mais indicada para o seu infoproduto;
  • Podcast: São gravações parecidas com programas de rádio. Elas dão mais trabalho para produzir, porém são perfeitos se a informação que você quer vender é baseada em entrevistas ou debates;
  • Vídeos: O conteúdo pode ser o simples registro de uma palestra ou ter o formato de uma videoaula, na qual você passa as informações em um ambiente preparado. O screencast, vídeos filmados a partir da tela do computador, são indicados para conteúdos voltados à tecnologia, software e sites.

Lembre-se que para ter sucesso, seu infoproduto precisa ajudar as pessoas a resolverem um problema ou passar algum conhecimento que elas desejam adquirir. Vale perguntar aos potenciais clientes se eles pagariam pelo produto que você quer comercializar.

Conte com uma boa plataforma de e-commerce

Para profissionalizar seu negócio, tenha uma plataforma de e-commerce para vender seus produtos digitais. Ela facilita seu trabalho e oferece estrutura segura de armazenamento. Basta cadastrar seus infoprodutos, publicá-los no site e começar a vender.

 

A plataforma também deve proporcionar um sistema de entrega automatizado e confiável. Ela identifica o momento em que o cliente faz o pagamento e, em seguida, envia por e-mail os dados necessários para download do material. Esse sistema também é muito vantajoso para o consumidor pois ele não precisa pagar pelo frete e recebe o produto com mais rapidez.

Muitas plataformas também contam com afiliados, pessoas que ajudam os criadores de produtos digitais a divulgar seus infoprodutos na internet e ganham uma comissão por isso.

Está na hora de dar o primeiro passo e finalmente criar sua loja virtual!

Ofereça uma amostra grátis

Para instigar novos consumidores a adquirir seu infoproduto, mostre um pouquinho do que você produziu. Se você tem um blog de turismo e decidiu lançar um guia de viagens pela América do Sul em formato e-book, coloque à disposição gratuitamente o primeiro capítulo da publicação.

 

Ou se você partiu para o mercado de softwares – que também podem ser considerados infoprodutos – e desenvolveu um programa de mixagem de músicas, permita que os visitantes do seu site baixem uma versão mais simples para que eles conheçam todo o potencial da sua criação.

Use as redes sociais

A divulgação em redes sociais é uma estratégia usada para a divulgação de diferentes tipos de produtos e serviços, não seria diferente para seu planejamento de como vender infoproduto.

 

Use esses canais para ampliar o alcance do produto, gere engajamento através de conteúdo relevante, tire dúvidas, use grupos e fóruns para divulgar seu trabalho.

 

O interessante das mídias sociais é que, se os usuários gostarem do seu conteúdo, eles o compartilharão em suas próprias redes. Isso ajuda você a expandir seu alcance além do seu público existente. Também permite que você alcance um público que, de outra forma, permaneceria inacessível.

 

Os influenciadores digitais podem ser bons aliados de sua campanha. Da mesma forma, um influenciador pode ajudar a aumentar o tráfego no seu e-commerce / canal do YouTube.

 

Os influenciadores compartilham um relacionamento amigável com seus seguidores e têm o poder de moldar suas decisões e escolhas.

Tenha um blog e um canal no Youtube

Você pode escrever uma postagem no seu blog ou criar um vídeo para o seu canal do YouTube fazendo análises dos seus produtos e mostrando como ele funciona. A escolha do meio depende de onde seu público-alvo está mais ativo.

 

Se você estiver escrevendo uma postagem no blog, faça-a detalhadamente. Liste todas as especificações, mas não hesite em ignorar os contras. Se sua análise não for genuína e útil, seu público imediatamente perceberá que você está motivado monetariamente.

 

Certifique-se de apresentar o link para o seu e-commerce várias vezes no seu conteúdo. Isso dificulta o leitor ignorar o link.

 

Faça a revisão crível compartilhando suas experiências pessoais e histórias de uso do produto. Além disso, você deve usar palavras-chave relevantes e populares em seu conteúdo. Isso ajuda a garantir que a postagem do seu blog seja exibida nos resultados relevantes dos mecanismos de pesquisa, como o Google.

 

Essas análises provavelmente enviarão um tráfego mais qualificado ao site do produto e dessa forma você terá como vender infoprodutos todo dia!

Anuncie descontos e promoções exclusivas

Uma das melhores maneiras de impulsionar e de como vender infoprodutos é lançar ofertas promocionais. Afinal, quem não gosta de um bom negocio? Desconto sempre são sinal de vantagem para o comprador. Você pode fazer isso oferecendo ao seu público cupons de desconto e ofertas exclusivas. É uma das melhores estratégias de marketing que o ajudará a gerar conversões. Depois de criar a oferta, promova-a ativamente nas mídias sociais e por e-mail. 

 

Já sabe quais informações você quer comercializar? Então comece agora a produzir infoprodutos e monte seu negócio!

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