fbpx

Você sabia que é possível transformar o seu conhecimento em fonte de renda vendendo infoprodutos pela internet? Além de compartilhar suas habilidades e conhecimentos, esse pode ser o início da sua jornada no empreendedorismo digital.

 

Produzir conteúdo tornou-se rotina para qualquer pessoa com um smartphone e acesso às redes sociais. Afinal, sempre que você posta uma foto no Instagram, um status no WhatsApp ou uma mensagem de bom dia no Facebook, você está produzindo conteúdo.

 

Por outro lado, milhares de pessoas buscam informações e conhecimento diariamente na internet. Nunca foi tão fácil encontrar e compartilhar conhecimento, seja através de vídeos no YouTube, tutoriais em blogs e até mesmo em perfis dedicados em redes sociais.

 

Mas, ainda assim, existe todo um mercado bilionário de ensino que permite a milhões de pessoas comuns se tornarem empreendedores digitais através da venda de infoprodutos pela internet.

 

A grande vantagem de um infoproduto é a diversidade de formatos: e-books, cursos online, podcasts, webinars e até mesmo consultorias online. Essa variedade garante muita liberdade para você criar o seu produto digital no formato que melhor atenda aos seus objetivos e esteja dentro da sua realidade.

 

Neste artigo vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para vender infoprodutos pela internet. Um verdadeiro passo a passo com as principais dicas de quem acompanha esse mercado diariamente.

 

Preparado? Então vamos lá.

Como vender infoprodutos pela internet?

Como você viu nos últimos parágrafos, é possível transformar o seu conhecimento em fonte de renda através da venda de infoprodutos pela internet. Mas não basta apenas criar o seu produto digital. É preciso entender como funciona esse mercado e quais são os caminhos para levá-lo até o consumidor.

 

Um erro muito comum de quem resolve empreender através da internet, é criar o infoproduto e depois tentar “encaixá-lo” no mercado. Esse é o tipo de situação que frustra milhares de empreendedores digitais, desistindo antes mesmo de conquistar a primeira venda.

 

Se você está lendo este artigo, é porque deseja fazer tudo do jeito certo e garantir o sucesso do seu infoproduto. Sendo assim, o nosso objetivo é justamente mostrar como planejar, criar e distribuir o seu produto digital.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Seguindo as 6 dicas para vender infoprodutos pela internet que estamos oferecendo neste artigo, você verá que não existe mistério: se fizer do jeito certo, você aumenta consideravelmente as chances do seu produto digital ser um sucesso de vendas.

 

Vamos lá?

1. Crie um infoproduto incrível que mude a vida do consumidor

Para evitar o erro de criar um infoproduto sem público potencial e se frustrar com o fracasso de vendas, o primeiro passo é fazer um estudo completo do mercado que você deseja atuar.

 

Através desse estudo, você vai descobrir qual o seu nicho de atuação, qual é o tamanho desse mercado e como o seu produto pode curar as dores dos potenciais clientes.

 

Existem algumas dicas e ferramentas muito simples que podem te ajudar a fazer um estudo inicial. Vamos conhecer algumas delas?

Google e YouTube

Você sabia que o Google é o buscador mais usado no mundo? E se eu te contar que o segundo buscador mais usado é o YouTube? Sim, os dois são da mesma empresa e, ainda assim, são duas plataformas distintas que solucionam as dúvidas de bilhões de usuários diariamente.

 

Para entender se a ideia do seu infoproduto tem mercado, o ideal é fazer buscas por assuntos relacionados à dor da sua persona nessas duas plataformas.

 

Ao pesquisar no Google, você terá acesso a todos os sites, blogs e publicações disponíveis sobre um determinado assunto. Eventualmente, os vídeos relacionados também aparecem no resultado das buscas.

 

Já no YouTube, você consegue buscar todos os vídeos sobre este assunto e, através das visualizações de cada vídeo, é possível ver o potencial do mercado que você deseja alcançar.

 

 

Para refinar ainda mais essa pesquisa, você pode usar a ferramenta que indicaremos a seguir.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que te permite ver quais são as tendências e o volume de buscas sobre um determinado assunto.

 

Tendo em mente as dores da persona do seu infoproduto, você pode ver se as buscas por solução são sazonais, se são frequentes e qual é o volume de pesquisas relacionadas a esses termos.

 

Dessa forma, você já começa a desenhar e planejar como o seu infoproduto pode se posicionar no mercado e quais são as principais pesquisas para a dor que ele soluciona.

Pesquisa na Amazon

A Amazon é, hoje, a maior plataforma de vendas de e-books do mundo. Por ser tão grande, é possível encontrar e-books sobre absolutamente qualquer assunto.

 

Portanto, na hora de avaliar o seu mercado em potencial, é importante também conferir quais são os e-books disponíveis na Amazon, o nível de qualidade que eles apresentam e, principalmente, o que os usuários falam nas avaliações disponíveis.

 

Essa é uma das melhores formas de obter insights valiosos para a criação de um infoproduto de sucesso.

 

Depois de identificar o seu nicho de atuação, você já pode colocar a mão na massa e criar o seu produto digital.

 

Através desse estudo, você conseguirá identificar qual é o melhor formato e como ele se encaixa no mercado.

 

Em seguida, você precisa escolher onde hospedar o seu produto. É o que veremos a seguir.

2. Escolha uma boa plataforma

O segundo passo para vender infoprodutos pela internet é escolher uma plataforma que seja segura, tenha grande variedade de produtos e ofereça suporte e informações detalhadas para produtores, afiliados e consumidores.

 

Além disso, é essencial que ela tenha uma área de membros completa e acessível para produtores e alunos, oferecendo ferramentas avançadas de aprendizado, gestão de turmas e de conteúdo.

 

Nesse sentido, a Monetizze é a plataforma que vem à mente de quem deseja vender produtos digitais pela internet. Ela foi eleita por três anos seguidos a Melhor Plataforma de Infoprodutos e duas vezes como a Melhor Plataforma de CPA pelo prêmio Afiliados Brasil, um dos mais relevantes do mercado digital.

 

Na parte de estrutura, o produtor que deseja vender infoprodutos vai encontrar a Membertizze, uma área de membros moderna e completa, com os principais recursos para transformar a experiência de ensino e aprendizado em algo único.

 

Em uma mesma plataforma, você hospeda o seu produto e faz a venda através de um sistema de pagamentos online rápido, seguro e personalizado. 

 

Para conhecer mais sobre a Monetizze, acesse o site da plataforma e conheça todos os benefícios oferecidos para produtos digitais.

3. Capriche na sua página de vendas

Depois de criar o seu infoproduto e escolher a plataforma onde hospedá-lo, é hora de criar a página de vendas. Ou seja, a página em que você mostrará todos os benefícios do seu produto, como ele transforma a vida de quem compra ou soluciona uma dor, os depoimentos de quem já usou e, o principal, a chamada para ação – o famoso Call to Action, que levará o usuário para o checkout.

 

A página de vendas é a porta de entrada para o usuário que será impactado pelos seus anúncios ou através de uma pesquisa no Google.

 

Para criar uma boa página de vendas, é importante dominar os conceitos de copywriting, gatilhos mentais e escrita persuasiva. Tudo trabalhando em sintonia para mostrar ao seu cliente em potencial como o seu produto é exatamente o que ele busca para solucionar um problema.

 

Uma página de vendas que converte deve possuir um design chamativo, limpo e focado na experiência do usuário.

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

 

Em termos de estrutura, a mais usada por quem vende infoprodutos é a seguinte:

 

  • Headline
  • Vídeo
  • Botão com CTA
  • Aviso indicando compra segura e opções de pagamento
  • Mais argumentos de venda
  • Grantia
  • Outro botão com CTA

Na headline você deve usar um título e um subtítulo chamativos, que prendam a atenção do usuário e levem-no a continuar a leitura da página.

 

Já o vídeo deve ser emocional, contar uma história que se conecta com o usuário, mostrando a transformação que o produto digital vai realizar na vida dele.

 

O primeiro botão com CTA leva o usuário para o checkout caso ele já esteja convencido.

 

Já o aviso indicado compra segura e opções de pagamento mostram que a estrutura de compra é segura e quais são as formas de pagamento oferecidas por você, infoproduto.

 

Em mais argumentos de vendas você pode apresentar ainda mais vantagens do seu produto e, principalmente, focar nas provas sociais. Ou seja, nos depoimentos dos seus clientes que tiveram as vidas transformadas pelo seu infoproduto.

 

Já a parte de garantia é essencial para que o cliente se sinta seguro e saiba como proceder caso se arrependa da compra do produto.

 

Por fim, a página encerra com mais um botão com CTA para levar os clientes para a página de checkout e converter a venda.

 

Lembre-se: seja sincero e não faça promessas impossíveis. O seu produto digital tem que ser eficaz e cumprir o que é prometido na página de vendas.

4. Produza conteúdo relevante sobre o seu infoproduto

Vender infoprodutos pela internet é um desafio. É preciso ter em mente que existem concorrentes brigando pela atenção do seu público em potencial e a melhor forma de se destacar é através da produção de conteúdo relevante.

 

Podemos dizer que existem três tipos de consumidores do seu infoproduto, cada um deles com um nível de consciência: 

 

  • aqueles que ainda não têm ciência do problema até se deparar com algum conteúdo sobre o assunto;
  • aqueles que sabem que tem um problema e estão dispostos a comprar a sua solução;
  • Por fim, aqueles que têm consciência do problema e não estão dispostos a comprar o seu produto.

Para cada um desses níveis de consciência, você precisa trabalhar um tipo de conteúdo que mostrará ao seu consumidor que você tem solução para o seu problema.

 

Conhecendo a sua persona, você saberá quais são os tipos de conteúdo que eles buscam e os melhores formatos. Além disso, a produção de conteúdo ajuda a criar autoridade, mostrando que você é especialista em determinado assunto.

 

Dessa forma, você conquista a confiança do seu consumidor, tornando-se uma pessoa da qual ele respeita as opiniões e as indicações.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

5. Ofereça iscas digitais

Muitas vezes o consumidor não está disposto a comprar o seu infoproduto antes de ter uma “amostra”. É natural que isso aconteça, principalmente se for o primeiro contato com a solução que você oferece.

 

Para solucionar esse problema, um dos caminhos mais simples é o oferecimento de iscas digitais. Como o próprio nome já diz, uma “isca digital” é um conteúdo que “fisga” o seu cliente em potencial, oferecendo uma versão muito mais simples do seu infoproduto.

 

Se o seu infoproduto é um curso online de culinária, você pode oferecer um e-book de receitas mais simples para quem está começando a aprender a cozinhar. Já se você oferece um curso de violão, que tal liberar as duas primeiras aulas de forma gratuita para quem preencher um formulário?

 

Ao oferecer essas iscas, você pode informar ao consumidor que existe uma versão mais completa dessa solução, apresentando o seu curso de forma completa.

6. Anuncie o seu infoproduto

Criar conteúdos relevantes é essencial para uma estratégia de vendas. Porém, é um trabalho em que os frutos serão colhidos a médio e longo prazo. Entretanto, para muitos empreendedores digitais existe a necessidade de ter um retorno mais imediato.

 

A melhor maneira de vender o seu infoproduto pela internet e ter retorno financeiro rápido é através da criação de anúncios. Ao publicar um anúncio, em questão de minutos você alcançará o seu público-alvo, conquistando as primeiras vendas.

 

Sendo assim, é importante separar uma verba para investir em anúncios, de forma planejada, para que você consiga ter retorno sobre o seu investimento e escalar as suas campanhas.

 

Conclusão

Vender infoprodutos pela internet não é algo impossível. Como falamos no início deste texto, se você fizer tudo da maneira correta, é questão de tempo até conquistar as suas primeiras vendas.

 

Tentamos reunir as 6 principais dicas para vender produtos digitais para que você possa colocar em prática imediatamente, de forma simples e eficaz.

 

É claro que, eventualmente, você pode aplicar outras estratégias para vender os seus infoprodutos. Entretanto, essas podem ser aplicadas para qualquer nicho de atuação.

 

Não se esqueça de compartilhar este artigo com outros empreendedores digitais que também desejam vender produtos digitais.

 

Até a próxima.


Comentários

Comentários

Autor convidado
Os autores convidados do blog iSET são aqueles fazem parceria de Guest Post!
Post criado 102

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo