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O Dia do Consumidor é a data perfeita para a sua loja turbinar o faturamento no primeiro semestre do ano. Então nem pense em deixar passar essa oportunidade! 

 

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março. Ele pode ser uma ótima oportunidade de vender mais e fidelizar clientes. A data foi criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy e começou a ganhar visibilidade no Brasil principalmente a partir de 2014.

 

E-commerces de diversos nichos têm aproveitado o Dia do Consumidor para oferecer bons descontos ao público e ganhar credibilidade online. Usar o Dia do Consumidor ao seu favor é uma estratégia que atrai clientes novos, aumenta a taxa de conversão e estimula o crescimento do ticket médio, além de estreitar o relacionamento com os consumidores.

 

Neste post, você ficará sabendo as vantagens de vender no Dia do Consumidor, como fazer isso e mais algumas dicas especiais para alavancar suas vendas nesta data importante para o e-commerce! Acompanhe!

Por que usar o Dia do Consumidor para vender mais?

Os resultados das edições anteriores do Dia do Consumidor falam por si só sobre o excelente potencial da data. Dentre os motivos para investir no Dia do Consumidor estão o aumento do número de visitantes, o alto ticket médio e o crescimento do faturamento. 

 

As buscas referentes à data cresceram 92% entre 2017 e 2018, conforme aponta uma pesquisa do Google. Ainda segundo esse estudo, os principais sites do Brasil recebem 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor. Interessante, não é?

Dicas para vender muito no Dia do Consumidor

Agora que você já sabe o quão vantajoso o Dia do Consumidor é, vou dar algumas dicas para que seu e-commerce aproveite bastante essa data comemorativa!

Se planeje com antecedência

Aja com antecedência para identificar os produtos mais competitivos do mercado, reforçar o estoque da loja, avaliar quais descontos serão oferecidos e planejar a campanha de divulgação.

 

Com planejamento e estratégias eficientes, o seu negócio com certeza conseguirá aproveitar ao máximo o potencial do Dia do Consumidor

 

Neste post, veja 7 dicas para começar o planejamento do seu negócio e fazê-lo crescer.

 

Os resultados disso serão clientes novos e fidelizados, sucesso de vendas e um faturamento muito maior do que em datas comuns!

Decida as promoções que irá fazer

O primeiro passo para se destacar da concorrência no Dia do Consumidor é colocar em oferta produtos competitivos, que realmente despertem o interesse do público. Para isso, é preciso agir com antecedência para identificar as mercadorias que estão em tendência, negociá-las com os fornecedores e reforçar o estoque desses itens na loja.

 

Uma dica é utilizar recursos como o Google Trends para descobrir que produtos estão entre os mais buscados pelos clientes. Dentre os mais procurados, estão:

 

 

  • Moda e acessórios;
  • Eletrônicos;
  • Beleza e Saúde;
  • Informática.

 

 

O que mais influencia na decisão de compra dos consumidores é o preço, mas também a confiança na marca e na loja. Por isso, também é interessante investir em estratégias de marketing e trabalhar na identidade visual da sua empresa.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

Entre as ações que podem fazer você vender mais no Dia do Consumidor estão aplicar preços agressivos em determinados itens, oferecer descontos progressivos e montar kits de mercadorias para aumentar o ticket médio das compras. 

Invista em divulgação e na satisfação dos seus clientes

Visando atrair o maior número possível de clientes, reforçar a presença na internet permite que a marca ganhe visibilidade e alcance novos públicos. Por isso, invista em divulgação das promoções durante datas como Dia do Consumidor.

 

Use as redes sociais para promover as ofertas e estimular o engajamento do público e aproveite o potencial de mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads.

 

Mais do que aumentar as vendas no Dia do Consumidor, o seu objetivo deve ser fidelizar os clientes e estabelecer um relacionamento mais próximo

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Sendo assim, o ponto-chave é proporcionar uma experiência de compra memorável ao público. O mais importante é dar um atendimento excepcional, que realmente cative o consumidor. 

 

Além disso, contar com uma operação agilizada também é muito bem visto pelo público. Outras sugestões são enviar recados de agradecimento, oferecer um bom unboxing e incentivar as avaliações de compra!

Como vender no dia do consumidor

Primeiramente, faça um planejamento para o dia do consumidor. Uma tendência que se intensifica a cada data comemorativa é a de investir em uma semana de ofertas e não liquidações de um dia único. Por isso, pense em preparar seu estoque, antecipar suas divulgações e organizar suas promoções.

 

Outra ação importante é revisar sua loja virtual e seu funcionamento. Se o seu site ainda não é adaptado à navegação em dispositivos móveis, está na hora de rever essa situação. 

 

Uma boa revisão das formas de pagamento que você oferece para os consumidores comprarem de você sempre é outro fator interessante. Dessa forma, mantenha-se atualizado quanto às principais tendências no comportamento digital dos consumidores. Atualmente, o cartão de crédito é o recurso utilizado por 67% dos usuários, de acordo com a Ebit/Nielsen.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

Também é importante garantir que sua página de produto está otimizada para conversão no dia do Consumidor. Para isso, concentre-se em alguns elementos críticos que afetam a experiência de compra online.

 

Assim como em outras datas comemorativas e promoções especiais, é importante saber alavancar o senso de urgência. Isso significa fazer com que o cliente tome a decisão imediatamente por considerar fatores que podem fazê-lo perder a oportunidade, como: estoque limitado, duração das ofertas, produtos ou valores agregados com duração limitada, entre outros elementos.

 

O objetivo de alavancar o senso de urgência é reforçar a assertividade do cliente, ou seja, tirá-lo “de cima do muro” e fazer com que tenha certeza que está fazendo um bom negócio ao avaliar suas ofertas e todos os benefícios agregados.

 

Aproveite todas estas dicas sobre o Dia do Consumidor e não deixe de se preparar com antecedência para conseguir os melhores resultados. Boa sorte e boas vendas!

 

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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