Nesse artigo você vai aprender:

O Dia do Consumidor é a data perfeita para a sua loja turbinar o faturamento no primeiro semestre do ano. Então nem pense em deixar passar essa oportunidade!

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março. Ele pode ser uma ótima oportunidade de vender mais e fidelizar clientes.

A data foi criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy e começou a ganhar visibilidade no Brasil principalmente a partir de 2014.

E-commerces de diversos nichos aproveitam o Dia do Consumidor para oferecer bons descontos ao público e ganhar credibilidade online.

Usar o Dia do Consumidor ao seu favor é uma estratégia que atrai clientes novos, aumenta a taxa de conversão e estimula o crescimento do ticket médio, além de estreitar o relacionamento com os consumidores.

Neste post, você ficará sabendo as vantagens de vender no Dia do Consumidor, como fazer isso e mais algumas dicas especiais para alavancar suas vendas nesta data importante para o e-commerce! Acompanhe:

 

Por que usar o Dia do Consumidor para vender mais?

Os resultados das edições anteriores do Dia do Consumidor falam por si só sobre o excelente potencial da data.

Dentre os motivos para investir no Dia do Consumidor estão o aumento do número de visitantes, o alto ticket médio e o crescimento do faturamento.

As buscas referentes à data cresceram 92% entre 2017 e 2018, conforme aponta uma pesquisa do Google. Ainda segundo esse estudo, os principais sites do Brasil recebem 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor. Interessante, não é?

 

 

Dicas para o Dia do Consumidor

Agora que você já sabe o quão vantajoso esse dia é, vou dar algumas dicas para o dia do consumidor para que seu e-commerce aproveite bastante essa data comemorativa!

 

Se planeje com antecedência

Aja com antecedência para identificar os produtos mais competitivos do mercado, reforçar o estoque da loja, avaliar quais descontos serão oferecidos e planejar a campanha de divulgação.

Com planejamento e estratégias eficientes, o seu negócio com certeza conseguirá aproveitar ao máximo o potencial do Dia do Consumidor.

Os resultados disso serão clientes novos e fidelizados, sucesso de vendas e um faturamento muito maior do que em datas comuns!

 

Decida as promoções que irá fazer

O primeiro passo para se destacar da concorrência no Dia do Consumidor é colocar em oferta produtos competitivos, que realmente despertem o interesse do público.

Para isso, é preciso agir com antecedência para identificar as mercadorias que estão em tendência, negociá-las com os fornecedores e reforçar o estoque desses itens na loja.

Uma dica é utilizar recursos como o Google Trends para descobrir que produtos estão entre os mais buscados pelos clientes. Dentre os mais procurados, estão:

  • Moda e acessórios;
  • Eletrônicos;
  • Beleza e Saúde;
  • Informática.

O que mais influência na decisão de compra dos consumidores é o preço do produto além da confiança na marca e na loja. Por isso, também é interessante investir em estratégias de marketing e trabalhar na identidade visual da sua empresa.

Entre as ações que podem fazer você vender mais no Dia do Consumidor estão: aplicar preços agressivos em determinados itens, oferecer descontos progressivos e montar kits de mercadorias para aumentar o ticket médio das compras.

 

 

Invista em divulgação e na satisfação dos seus clientes

Visando atrair o maior número possível de clientes, reforçar a presença na internet permite que sua marca ganhe visibilidade e alcance novos públicos. Por isso, invista na divulgação das promoções durante datas como Dia do Consumidor.

Use as redes sociais para promover as ofertas e estimular o engajamento do público e aproveite o potencial de mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads.

Mais do que aumentar as vendas no Dia do Consumidor, o seu objetivo deve ser fidelizar os clientes e estabelecer um relacionamento mais próximo.

Sendo assim, o ponto-chave é proporcionar uma experiência de compra memorável ao público. O mais importante é dar um atendimento excepcional, que realmente cative o consumidor.

Além disso, contar com uma operação agilizada também é muito bem-visto pelo público.

Outras dicas para o dia do consumidor são enviar recados de agradecimento, oferecer um bom unboxing e incentivar as avaliações de compra!

 

 

Como vender no Dia do Consumidor?

Primeiramente, faça um planejamento para a data. Uma tendência que se intensifica a cada data comemorativa é a de investir em uma semana de ofertas e não liquidações de um único dia.

Por isso, pense em preparar seu estoque, antecipar suas divulgações e organizar suas promoções.

Outra ação importante é revisar sua loja virtual e seu funcionamento. Se o seu site ainda não é adaptado à navegação em dispositivos móveis, está na hora de rever essa situação.

Uma boa revisão das formas de pagamento que você oferece para os consumidores comprarem de você sempre é outro fator interessante.

 

 

Dessa forma, mantenha-se atualizado quanto às principais tendências no comportamento digital dos consumidores. Atualmente, o cartão de crédito é o recurso utilizado por 67% dos usuários, conforme a Ebit/Nielsen.

Também é importante garantir que sua página de produto está otimizada para conversão no dia do Consumidor. Para isso, concentre-se em alguns elementos críticos que afetam a experiência de compra online.

Assim como em outras datas comemorativas e promoções especiais, é importante saber alavancar o senso de urgência.

Isso significa fazer com que o cliente tome a decisão imediatamente por considerar fatores que podem fazê-lo perder a oportunidade, como: estoque limitado, duração das ofertas, produtos ou valores agregados com duração limitada, entre outros elementos.

O objetivo de alavancar o senso de urgência é reforçar a assertividade do cliente, ou seja, tirá-lo “de cima do muro” e fazer com que tenha certeza que está fazendo um bom negócio ao avaliar suas ofertas e todos os benefícios agregados.

Gostou das nossas dicas para o Dia do Consumidor?

Aproveite estas dicas para o Dia do Consumidor e não deixe de se preparar para conseguir os melhores resultados. Boa sorte e boas vendas!

 

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