6 dicas de gestão de e-commerce para sua loja virtual bombar!

A gestão de e-commerce é uma atividade até mais intensa e complexa que a de lojas físicas. Por isso, é preciso contar com as ferramentas certas para se destacar no mercado virtual.

 

Muito mais do que simplesmente adicionar produtos na plataforma, o controle de uma loja virtual envolve conceitos como finanças, logística, marketing e tecnologia.

 

Seja para atrair clientes, aumentar as vendas ou gerenciar os diferentes setores da empresa, o correto uso da tecnologia possibilita fazer muito mais com menos.

 

O e-commerce no Brasil e no mundo vem passando por um ótimo momento. Em plena crise o setor é um dos mais atrativos, justamente por conta do distanciamento social.

 

Com um público cada vez mais consolidado e crescente, é preciso dar atenção especial para a gestão de e-commerce e criar um diferencial para se manter competitivo.

 

Ter um bom planejamento, definir metas, medir os resultados, dar atenção à logística, são processos necessários em qualquer negócio, porém, a gestão de e-commerce possui desafios específicos para garantir seu crescimento saudável.

 

Sabendo disso, separamos 6 dicas de gestão de e-commerce para elevar sua loja virtual a outro nível.

Faça um bom controle financeiro

O controle financeiro é essencial para qualquer tipo de negócio e não seria diferente para o e-commerce.

 

Mantenha sempre os números da sua empresa atualizados, anotando tudo o que entra e o que sai. Uma simples planilha no Excel resolve, porém, para um controle mais eficaz um sistema ERP simples é o ideal.

 

Com ele, além de gerenciar melhor suas contas, você pode medir facilmente os resultados das vendas, fluxo de caixa, estoque, etc.

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

Acompanhe os resultados

Mensurar e acompanhar os resultados de qualquer negócio é fundamental, mas na loja virtual existem mais números que devem ser acompanhados.

 

Além das vendas, o número de visitas ao site, engajamento nas redes sociais, tempo médio de retenção, são alguns dados importantes para traçar metas e estratégias que convertam essas interações em vendas.

Escute seus clientes

Valorize o feedback dos clientes e aprenda a usá-los a seu favor para melhorar seu serviço de e-commerce.

 

Mais do que ler os comentários, incentive o feedback. Aproveite para criar proximidade com os clientes, assim como colher informações importantes do que os clientes esperam e como pode ajudá-los.

 

Uma forma de fazer isso é enviar um formulário com perguntas após uma venda e manter um canal aberto nas redes sociais para que eles possam se expressar e deixar suas opiniões.

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

Olhe para o mercado

Às vezes o empreendedor olha tanto para dentro do seu negócio que se esquece de acompanhar as mudanças que estão ocorrendo do lado de fora.

 

Por isso, uma boa gestão envolve também acompanhar o mercado e estar atento às inovações e ao que a concorrência está fazendo.

 

Identifique possíveis falhas e brechas do mercado para aprimorar seu serviço.

 

Esteja também sempre atualizado em relação às inovações do mercado. Faça cursos, participe de eventos, palestras da área e acompanhe as novas tecnologias que facilitam a gestão do seu e-commerce.

Cuide da logística

A logística é de fundamental para o comércio eletrônico, afinal, esse ramo vende facilidade e comodidade. Por isso, a entrega influencia diretamente no sucesso da sua loja.

 

Prazo de entrega curto e frete grátis têm influência sobre o resultado das vendas.

 

Porém, a logística não se resume somente a isso, mas também às condições de entrega, embalagem, armazenamento, transporte e logística reversa.

Tenha um bom sistema de gestão integrado

Investir em um software de gestão empresarial, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), é importante para qualquer negócio, mas no caso dos e-commerces, ele é essencial para se destacar.

 

Esse software integra todas as tarefas e setores da empresa em um único lugar, facilitando o gerenciamento de todos os processos.

 

Com ele não é mais necessário um sistema para cada setor, pois ele unifica e organiza processos como faturamento, balanço contábil, fluxo de caixa, controle de estoque, pedidos, entre outros.

 

Conheça os 5 indicadores de desempenho mais importantes.

 

Dessa forma, torna a gestão de e-commerce muito mais eficiente, produtiva e confiável.

 

Esqueça as planilhas manuais, os erros e o tempo perdido com tarefas trabalhosas. O sistema ERP automatiza inúmeros processos, integra a gestão dos seus canais físicos com o online, otimizando os processos de estoques, pedidos e controle financeiro.

 

Além de facilitar o controle, o sistema de gestão com armazenamento em nuvem permite o acesso de dados de qualquer lugar, com total segurança dos dados. Não importa o que aconteça com sua plataforma de vendas, seus dados estarão armazenados e você não corre o risco de perdê-los.

 

Então, gostou das nossas dicas de gestão de e-commerce?

 

Não pense duas vezes para deixar seu negócio muito mais produtivo. Conte com as ferramentas corretas para de dar o controle e a visão necessária para tomar as melhores decisões e converter em vendas para a sua loja virtual.

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 

 

Autor convidado: Isabella Soares, formada em Publicidade pela PUC Minas e Analista de Marketing no GestãoClick, um Software de Gestão Empresarial que ajuda a Organizar e Aumentar as Vendas de milhares de pequenas e médias empresas.

 


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais