O Dia do Cliente, data de homenagem ao cliente, é uma grande oportunidade para estreitar os laços entre consumidor e empresa e, claro, vender mais no mês de setembro!

 

Segundo a pesquisa do Google Trends de 2016, houve um aumento de 64% na quantidade de buscas por Dia do Cliente” em relação ao ano anterior, o que mostra que a data vem ganhando cada vez mais importância e a chance de vender mais e investir na fidelização de clientes.

 

Claro que já sabemos da importância de valorizar os clientes e entregar uma experiência de qualidade, mas: como fazer essas coisas da forma correta? Como proporcionar boas experiências, atingir a satisfação do público e, por consequência, fazer com que sua marca se destaque no mercado?

 

É sobre isso que falaremos no post de hoje!

Qual é a data do Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil.

A origem do Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A data foi oficializada no mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas no varejo físico, pois o mês é marcado por dois feriados no Estado.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?

É importante ressaltar que são datas diferentes. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de Março, e caracteriza-se pela defesa dos direitos do consumidor. A data foi oficializada mundialmente em 1985, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Já o Dia do Cliente, foco de nossa análise, nasceu de uma proposta com caráter promocional, mais orientada a homenagear os clientes. É essencial não confundir as datas, pois ambas exigem dedicação especial no planejamento, com propostas diferentes na essência. Por isso, é muito importante já saber a distinção para conseguir se preparar corretamente.

A importância do cliente para sua empresa

Sem cliente, não há venda e sem venda, não há motivo para a existência de uma empresa. Por isso, você deve aproveitar essa data não somente para aumentar as suas vendas nesse dia específico, mas para fidelizar os clientes.

A importância do Dia do Cliente

Segundo pesquisa do Google, o Dia do Cliente vem crescendo muito em demanda de buscas, ou seja, vem crescendo a busca dos clientes por promoções relacionadas à data. O primeiro destaque na série histórica foi registrado em 2016, quando houve um aumento de 64% em relação ao ano anterior.

 

Dessa forma, podemos observar que o público apresenta alto interesse no assunto, mesmo que a data ainda não seja tão explorada pelo comércio.

 

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Para Vinícius Ghise, CEO da Global AD, os dados indicam uma boa oportunidade para que os varejistas possam converter interesse em novas vendas, sobretudo se considerarmos o crescimento das buscas nos últimos anos.

 

Ainda segundo o Google, a data vem movimentando pesquisas por categorias específicas, mostrando que a intenção de compra e o ticket médio destes tipos de produtos está entre médio e alto.

 

Um estudo realizado pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, revelou que 43% dos consumidores pretendem comprar no Dia do Cliente e aproveitar os descontos da data. 37,3% considera que ainda pode ser convencido a comprar nesse período.

O que fazer para comemorar o Dia do Cliente?

O mais relevante é saber como elaborar ações efetivas considerando o perfil do seu público e a proposta desta data comemorativa. Ter organização é muito importante, então comece a se preparar com antecedência.

 

A seguir, veja algumas dicas para acertar nos preparativos para vender mais no Dia do Cliente!

 

Leia também: Por que presentear seu cliente no Dia do Cliente

As pessoas querem boas experiências

Uma pesquisa realizada NewVoiceMedia fez um estudo sobre a experiência que os consumidores têm com as marcas. A pesquisa mostra que 58% dos consumidores não voltam a comprar com uma marca que proporciona experiências negativas.

 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, marcas que proporcionam experiências positivas têm tudo para aumentar seus resultados. 69% dos entrevistados recomendariam uma empresa que atendeu suas expectativas.

 

Portanto, não só no Dia dos Clientes, invista na qualidade da experiência dos seus clientes para vender mais nesta data!

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Conheça seus clientes

Quando você conhece as preferências do seu público, quais são os seus interesses, é mais fácil agradá-los. Ao definir suas personas, você vai agir de acordo com que os clientes desejam e não simplesmente produzir e vender o que julga importante.

 

Conhecer as principais dificuldades dos clientes, quais as motivações deles e seus objetivos, a longo e curto prazo, são exemplos do que você deve fazer. Essas informações podem ser obtidas através de entrevistas e/ou pesquisas com o seu público como um todo, dependendo do que for mais efetivo para estabelecer os perfis.

 

Além disso, também é essencial saber onde encontrá-los. Os clientes costumam usar redes sociais? Quais? Com quais finalidades?

 

Saber a resposta dessas perguntas pode ajudar você a definir quais canais sua marca deve estar e o quão presente ela deve ser neles. Tendo esse tipo de informação, você passa a produzir conteúdo em canais acessados com maior frequência pelas pessoas que podem se interessar pelo seu negócio.

Automatize e seja humano

A automação de marketing é um facilitador entre quem pretende vender algo e quem pode comprar. Um dos principais benefícios de utilizar softwares de automação de marketing é conseguir estabelecer uma comunicação com o público de acordo com os seus interesses. Com essa estratégia, você otimiza seu tempo, pois não precisará repetir uma série de processos todas as vezes que desejar fazer alguma ação.

 

Mas não se esqueça de ser humano! Esteja presente caso seu cliente precise de ajuda ou tirar um dúvida!

 

Leia este post e descubra cinco diferentes tarefas que podem ser automatizadas em seu e-commerce!

Use o e-mail marketing

O canal que apresenta melhor retorno sobre investimento é, definitivamente, uma boa alternativa para suas estratégias de marketing e vendas. O e-mail marketing permite que você estruture uma comunicação com seu público, considerando o que interessa a cada um dos contatos, trabalhando ações de relacionamento e oferecendo o que sua marca tem de melhor.

 

Sendo assim, abuse do e-mail marketing para divulgar as promoções da sua loja no Dia do Cliente. Aproveite sua base de e-mails de clientes que já compram da sua marca para se comunicar de forma mais direta, agradecendo pela parceria de sempre e mostrando a preocupação em tê-lo sempre por perto.

 

Usar a base de e-mails das pessoas que já conhecem a sua marca tende a performar bem pois já possuem afinidade com os produtos. São pessoas que querem se sentir especiais em datas comemorativas e esperam por algum tipo de benefício. Aproveitar isso é tiro certeiro, pois o cliente também sente que a empresa não quer só vender, mas sim manter um relacionamento sólido e ofertar benefícios especiais.

Crie campanhas de mídia específicas

Com o aumento das buscas por produtos em promoção no Dia do Cliente, você deverá estar atentas às campanhas de Google Pesquisa. Consequentemente, os lances de CPC se tornam mais altos que o normal, necessitando de um acompanhamento e análise contínua da equipe de mídia.

 

O aumento nas pesquisas torna esse período mais competitivo, assim como a Black Friday, já conhecida por seus super descontos e ofertas. Por isso, é um bom momento para focar em campanhas de retargeting, aumentando os lances e criando anúncios específicos com promoções para esse dia.

Invista em conteúdo para redes sociais

Use conteúdo nas redes sociais nas para engajar seus públicos! O Dia do Cliente é uma boa oportunidade para usar o conteúdo de forma que os clientes se sintam querido pela empresa ou marca.

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Foque em: ressaltar a importância do cliente, se comunicar com proximidade usando uma linguagem mais informal e direta com as pessoas e criar posts que promovam a interação com o público.

 

Aqui o ponto essencial é humanizar e aproximar. Aposte em um bom relacionamento, ele é a chave para o sucesso. As pessoas gostam de encontrar o ponto humano das empresas, se sentindo próximas, rindo das mesmas coisas e consumindo conteúdos que acrescentem em algo na vida delas.

Ações específicas para clientes fiéis

Para vender mais no Dia do Cliente, pense em oferecer vantagens para os seus clientes fiéis, aqueles que sempre retornam e sempre escolhem a sua marca.

 

A ideia é criar uma ação específica para eles como a concessão de um desconto mais significativo em alguns itens, frete grátis, dentre outras. É válido ressaltar que realizar ações para os clientes fidelizados não exclui realizar ações para atrair novos clientes. São duas estratégias que podem ser levadas em paralelo.

Ofereça vantagens para compra de mais de um item

Para que o volume de vendas aumente não é necessário sair em busca de uma grande quantidade de novos clientes. A forma mais simples de conseguir aumentar o ticket médio da sua loja virtual é fazer com que os seus clientes atuais comprem mais.

 

Para aumentar o valor do carrinho de compras dos consumidores da sua empresa é possível apostar na estratégia da criação de vantagens em que ao adquirir o produto A se pode levar o B junto pela metade do preço, por exemplo.

Promova ações personalizadas para cada cliente

Saber os gostos pessoais e as necessidades dos clientes não é difícil. Basta dar uma olhada em seu histórico de compras. Montar uma base de dados e consultá-la sempre pode auxiliar na realização de ações comemorativas personalizadas.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Descubra por quais categorias de produtos/serviços o cliente tem maior interesse e ofereça descontos especiais nelas. Além disso, você também pode fazer o envio personalizado de mensagem de promoção para clientes. Assim, ele se sentirá valorizado e terá um incentivo extra para adquirir aquele produto que ama.

 

Trabalhar dessa forma faz com que os consumidores sintam que suas opiniões importam e são levadas em consideração.

Ofereça brindes especiais

Em seu dia, o cliente espera ser mimado. Então, não o decepcione! Mostre aos consumidores que são especiais através de pequenas ações, como oferecer brindes especiais. Acesso a cursos e conteúdos especiais, envio de cartas manuscritas, ingressos para o cinema, cupons de desconto e pequenos brindes como bombons, cadernetas ou adesivos são opções válidas e simples para presentear o cliente.

Sua reputação é importante

Um estudo feito pela Social Miner/Opinion Box sobre o Dia do Cliente 2019 apontou que os consumidores deixariam de comprar no Dia do Cliente caso as marcas tivessem notas baixas em sites de reputação.

 

Portanto, mais do que nunca, se preocupe com a reputação do seu e-commerce.

 

Esteja sempre atento ao que as pessoas podem comentar sobre sua marca em canais como o Reclame Aqui, na fanpage do Facebook ou mesmo na timeline do Twitter. Quando encontrar alguma reclamação, não se desespere. Entenda o problema relatado e busque encontrar formas de resolvê-lo, apresentando, de forma pública, uma resposta ao comentário feito.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

No caso do Reclame Aqui, por exemplo, uma das informações sobre sua marca é o número de reclamações respondidas, ou seja, a quantidade de vezes que um consumidor registrou uma reclamação e a empresa apresentou algum retorno sobre ela.

 

Além disso, tomar essas ações já em setembro pode ser ótimo para as suas estratégias para a Black Friday em novembro, por exemplo!

 

O Dia do Cliente é uma data comemorativa em que o consumidor espera encontrar promoções, receber brindes e ser homenageado, lembre-se disso. Não fique de fora e aproveite esta oportunidade para vender mais!

 

Gostou dessas dicas de como vender mais no dia do cliente? Não perca mais tempo e comece a colocar as estratégias em prática!

 

Descubra aqui mais dicas para vender mais no dia do cliente!

 

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