Crescimento do e-commerce e a Black Friday deste ano

O e-commerce brasileiro cresceu no primeiro semestre de 2020 em níveis não vistos nos últimos 20 anos.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020.

 

O que já sabíamos era que e-commerce já vinha crescendo nos últimos anos e estava projetado para crescer 18% em 2020, mas as medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus impulsionaram o setor, que ganhou milhões de novos consumidores!

 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online apenas durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%. Com esses dados, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Do total, 58% compraram ao menos quatro vezes em 2020, enquanto 20% concluíram mais de dez pedidos no período.

 

Além de todos estes dados animadores, o índice MCC-ENET também revelou em junho de 2020 que as vendas online aumentaram em 137,35%.

 

Mesmo com o fechamento do comércio físico, o comércio eletrônico emplacou entre consumidores e lojistas e encerrou o semestre com alta de 145% nas vendas, o que mostrou sua consolidação no Brasil e ainda apontou que seu crescimento exponencial não pretende parar!

 

E tem mais, o e-commerce promete muito para os próximos anos! O mercado de varejo online deverá crescer de 17% a 25% até o final de 2020, de acordo com estudo da consultoria PwC. De acordo com as estatísticas, vendas no varejo de e-commerce global atingirão $4.9 trilhões em 2021, marcando a taxa de 265% de crescimento, ao subir de $1.3 trilhão (2014) a $4.9 trilhões (2021).

 

As notícias são sempre as melhores para qualquer segmento. Uma pesquisa do Google mostrou que as vendas por e-commerce irão dobrar em cinco anos, chegando a R$85 bilhões.

 

Esses números expressam mais uma vez que o futuro do e-commerce é estável, sem indícios de queda. Agora, as lojas virtuais estão sendo consideradas o principal canal de vendas. As notícias sobre criar uma loja virtual no Brasil são as melhores possíveis. O crescimento do e-commerce mostra que o futuro do varejo, na verdade, é online!

 

 

E a Black Friday continua se mostrando como uma grande oportunidade para varejistas expandirem suas vendas e conquistarem novos públicos. A grande incógnita deste ano está em torno da incerteza por ser um período histórico e nada convencional. 

 

Porém, é possível dizer que o mundo todo está passando por uma “Black Friday” desde o mês de abril de 2020. 

 

A ABComm registrou a abertura de mais de uma loja por minuto, no início da pandemia. Semelhantemente, o Mercado Livre contou com mais de 5 milhões de novos compradores online na América Latina e registrou alta de aproximadamente 80% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Na Black Friday de 2019, o e-commerce registrou uma alta de 23% em relação ao mesmo período de 2018. Faturando um montante de aproximadamente 3 bilhões de reais, a Black Friday 2019 teve um dos melhores desempenhos até então, o que só aumenta a ansiedade para a Black Friday 2020!

 

O primeiro impacto da pandemia para o mercado online foi a súbita queda nas vendas, pelo medo do desconhecido. O segundo momento foi viver intensamente um dos melhores períodos de crescimento das vendas online. Este é o motivo da grande expectativa do mercado para o que acontecerá nessa Black Friday, uma vez que as vendas ainda não desaceleraram desde o início da quarentena, pelo contrário, tem aumentado!

 

A Black Friday em meio à pandemia deve trazer bons resultados. “As expectativas para a edição de 2020 devem seguir fortes, superior a 20% contra 2019”, afirma Matheus Vieira, Head of Partnerships & Projects na Behup.

 

Então, o que você está esperando? A hora de abrir seu e-commerce é agora, assim como se preparar para a maior Black Friday de todos os tempos!

 

 

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais  também:  Twitter,  Facebook,  InstagramLinkedIn YouTube.


Comentários

Comentários

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Não perca nenhuma novidade!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail as novidades e posts recentes da iSET

Novidades iSET

Nossas redes sociais