Use a conversão por impressão para alavancar seus resultados no e-commerce

A CPI (conversão por impressão), é que uma métrica que nos mostra a proporção entre impressões e conversões.

 

Não é tão simples definir os objetivos de mensuração, porque há várias situações nas quais você pode ter uma CTR alta e uma taxa de conversão baixa, mostrando que os usuários estão clicando em seus anúncios, mas sem resultar na conversão que você espera; ou que você em uma baixa taxa de cliques em seus anúncios, mas tem uma alta taxa de conversão.

 

De fato, não é possível escolher apenas uma ou outra.

 

Voltando ao CPI (Conversão Por Impressão), ela acaba com suas dúvidas e combina a Taxa de Conversão com o CTR, apontando qual anúncio receberá mais conversão quando aparecer.

 

Agora você deve estar se perguntando “Porque medir a bendita impressão?”

 

Pense comigo: Toda vez que seu anúncio aparece em determinado canal, automaticamente ele gera uma chance de conversão, correto?

 

Alguém pode clicar no anúncio, visitar seu site e comprar algo.

Como o CPI é calculado

A CPI é calculada dividindo o total de impressões pelo total de conversões.

 

CPI = conversões / impressões

A vantagem de usar o CPI como sua métrica de teste

Essa métrica é importante quando você deseja o máximo possível de conversões.

 

Por conta dessa métrica levar em consideração a CTR e a taxa de conversão, é uma métrica simples que mostrará qual anúncio levará ao maior número de conversões possível.

Porque usar o CPI?

Há momentos em que, ao analisar as métricas completas, em conjunto com vários anúncios, é comum acabar não escolhendo os de melhor desempenho.

 

Para você entender com funciona na prática, vamos a um exemplo final simulando uma campanha com vários anúncios e métricas disponíveis!

 

 

Se tivéssemos apenas querendo o máximo de conversão, o Anúncio 03 seria nosso vencedor! A cada 10.000 impressões, ele recebe 15 conversões. Veja como o CPI é uma métrica fundamental. Repare que nosso anúncio vencedor, não ganha em CTR, quem vence esse duelo é o anúncio 04, enquanto na taxa de conversão quem ganha é o 06.

 

Repare também que, em comparação aos outros anúncios, o Anúncio 03 tem uma boa CTR e também boa taxa de conversão, além disso, ele não é o principal ganhador ou perdedor nessas duas métricas.

 

Quando aplicamos a conversão por impressão, ele se tornou o vencedor!

 

Se estivéssemos analisando a CTR para medir a taxa de qualidade do anúncio, o vencedor seria o Anúncio 04, que tem uma CTR alta e, consequentemente, seu custo por clique é de R$ 1,00 apenas.

 

Supondo que nossos objetivos comerciais fossem gerar leads e pagar menos que R$ 30,00 cada um, ao analisar os dados, pausaríamos todos os anúncios com Custo de Aquisição maiores que R$ 30!

 

Depois, analisando a coluna de Conversões por Impressão, o anúncio campeão seria o de número 05, pois ele tem custo de aquisição de R$ 29,62, mas CPI de 0,13%.

 

Em outra simulação, temos como meta gerar apenas 10 vendas ou clientes e devemos pagar o mínimo possível por eles, então nosso anuncio número 06 seria o campeão, uma vez que gerou a quantidade de leads desejado e está com o menor custo de aquisição.

 

Viu como é importante saber o que analisar?

 

Agora que você já sabe como analisar e definir quais dos seus anúncios têm melhor chance de conversão, você vai parar por aí? Jamais!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Você ainda tem bons insights para usar!

Em sua campanha, você tem um anúncio com um CTR (taxa de cliques) campeão, o anúncio de número 04. Mas porque?

 

Cabe a você, agora, ver se ele tem um design atraente, se o texto do anúncio está mais persuasivo, se o título chama mais a atenção.

 

Lembre-se que ele foi o campeão de cliques, ele tem algo especial!

 

Você pode duplicar esse anúncio e criar um novo teste com ele, afinal, ele é bom e o que é bom deve ser usado!

 

Seu anúncio de número 06 teve mais conversões, porém um CTR (taxa de cliques) muito baixo perante os outros anúncios. É possível que os usuários desse anúncio são mais qualificados para seu negócio, ou até mesmo o texto desse anúncio, ter filtrado potenciais compradores.

 

Bom você já deve ter em mente o que fazer agora, não é? Não?

 

Poxa, você tem um anúncio que é campeão de cliques, com outro anúncio que é campeão de conversões.

 

Vamos criar um super anúncio! Isso! Já pensou num anúncio com os padrões de design e texto que geram muitos cliques combinado ao direcionamento e público que mais converteu anteriormente?

 

Um bom design para e-commerce pode trazer muito mais resultados do que você imagina e, principalmente, pode lhe ajudar a aumentar suas vendas!

 

É um potencial muito grande para uso!

 

São várias possibilidades que você pode pensar e colocar em prática, mas o principal é manter o foco em suas análises, pois como você percebeu no exemplo acima, cada métrica corresponde a um indicador e se você não tem em mente qual deles é essencial para determinada análise, você tomará decisões equivocadas!

 

Até a próxima!

 

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