Em 2018, o Instagram bateu 1 bilhão de usuários ativos na plataforma. Já em 2020 os dados mostram que cerca de 500 milhões de pessoas acessam seus perfis por dia, de acordo com a Flyon. Ou seja, a média é de 500 milhões de usuários ativos por dia!

 

Sendo assim, vender no Instagram para consolidar a sua marca é uma ótima ideia, uma vez que essa rede social é uma poderosa ferramenta para as lojas virtuais.

 

Além de ser um meio ideal para comunicação com seus clientes e potenciais clientes, o Instagram oferece a possibilidade de criar uma loja dentro da plataforma, funcionando como uma vitrine para vender no Instagram os seus produtos, legal não é?

 

Esses dois fatores combinados: poder de relacionamento e venda; junto do visual atrativo que você pode criar com suas publicações, o Instagram se torna um motor de vendas incrível!

 

Atualmente as redes sociais são ótimas para atrair, engajar e converter, o que também é perfeito para a consolidação da sua marca.

 

Quer descobrir como vender no Instagram e consolidar sua marca usando a rede social? Confira nossas dicas a seguir!

 

Faça uma conta comercial para vender no Instagram

O primeiro passo para vender pelo Instagram é ter uma conta comercial na rede social e uma página no Facebook, pois apenas contas comerciais podem vender no Instagram Shopping.

 

Além disso, é muito mais profissional usar uma conta comercial do que uma conta pessoal para a sua loja virtual, não é?

 

Portanto, para tornar sua conta comercial, siga os passos abaixo:

 

1- Entre no seu perfil no Instagram.

2- Acesse as configurações da conta.

3- Clique em “Alternar para perfil comercial”.

4- Depois disso, integre com a página da loja no Facebook.

 

 

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar em vendas no Instagram? Então, confira nossas dicas!

 

Prontinho, agora seu perfil já é comercial! Hora de ir para o próximo passo:

 

Crie uma loja no Instagram Shopping

Depois de configurar o perfil comercial, você já pode criar uma loja no Instagram Shopping e utilizar as funcionalidades para contas comerciais.

 

Quando mudamos o perfil de pessoal para comercial nós contamos com diversas métricas, como:

 

  • Alcance: número de contas únicas que viram seu post;
  • Impressões: total de views da postagem;
  • Atividades dos seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em dia;
  • Visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;
  • Cliques: número de usuários que acessaram o link da bio;
  • Salvas: número de usuários que salvaram um post seu;
  • Respostas: Dado específico do Stories. Mostra quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct por lá;
  • Saídas: Outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor foi de uma de suas Stories para a de outro perfil;
  • Dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.

 

 

Ao vender no Instagram Shopping, você terá uma “vitrine” dentro da rede social, exibindo todos os seus produtos, que ainda podem ser marcados nos posts do feed e dos stories.

 

 

Para acessar os produtos, os usuários podem ver as marcações nos posts, clicar na aba no menu principal da rede social — com ícone de uma sacola — ou selecionar o botão “Ver loja” no seu perfil.

 

No catálogo, eles podem ver mais fotos, salvar ou compartilhar os produtos e ir até a sua loja virtual para fazer uma compra.

 

Para que tudo isso se torne realidade, você precisa carregar o catálogo de produtos no Instagram. Para isso, utilize o Gerenciador de Comércio do Facebook e acesse a opção de criar um catálogo.

 

Depois de criar o catálogo, cadastrar os produtos e vincular ao seu perfil no Instagram, é preciso enviar a conta para análise para começar a vender no Instagram de verdade.

 

Vá até as configurações da conta, cadastre-se para o recurso “Compras” e siga os passos para enviar à análise.

 

Depois que for aprovada, é só ativar o recurso no mesmo local e começar a marcar os produtos nas suas publicações. Pronto, agora você já está preparado para iniciar suas vendas!

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

 

 

Melhore a biografia do perfil

Para vender no Instagram, na biografia do seu perfil você deve contar aos seus seguidores o que você faz e/ou vende, e como poderá ajudá-lo. Uma outra coisa muito importante é colocar o link para a sua loja virtual, caso você tenha uma, na biografia – existe um campo especificamente para isso.

 

Você pode ir mais a fundo usando ferramentas que permitem criar um link onde há uma página com vários outros links com até mesmo títulos, descrição e imagem. 

 

Alguns exemplos são:

 

  • Promoção imperdível, 50% de desconto [LINK DA PROMOÇÃO];
  • Inscreva-se em nosso youtube [LINK DO CANAL NO YOUTUBE];
  • Curta nossa página no Facebook [LINK DA PÁGINA NO FACEBOOK];
  • Conheça nossa loja virtual [LINK DA LOJA VIRTUAL].

 

Uma ferramenta legal para isso é o Biolinky, por exemplo.

 

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Use vídeos chamativos

Os vídeos são peças publicitárias poderosas e você também pode e deve usá-las para vender no Instagram!

 

Sempre que puder, faça vídeos com bastante qualidade, conteúdo e informação sobre aquilo que deseja vender, mas lembre-se, os vídeos devem ter no máximo 1 minuto de duração.

 

 

Faça Lives

Você já deve ter percebido que sempre que alguém faz alguma live, o Instagram imediatamente envia uma notificação, e este pode ser um recurso que você pode tirar vantagem!

 

Além disso, as Lives aparecem junto dos stories, mas na frente de todos eles, aparecendo muito mais para os seus seguidores!

 

Em uma live os seus seguidores podem interagir com você em tempo real, o que faz ser ainda melhor do que vídeos para ofertar produtos. Mas não faça uma live para anunciar apenas um produto. Utilize também para sanar dúvidas pertinentes de seus clientes.

 

Aparecendo desse modo, você estará criando mais presença na rede social e consolidando sua marca!

 

Usar o Close Friends também é uma ótima maneira de fidelizar clientes no Instagram! Leia também: Close Friends: fidelização de clientes pelo Instagram

 

 

Invista nas Hashtags

Muita gente ainda não sabe a finalidade das hashtags e por este motivo acabam não dando a atenção que elas merecem.

 

A hashtag serve para marcar o conteúdo na base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa pelo mesmo. O ideal é que tenha até 10 hashtags por post.

 

Pesquise as hashtags mais utilizadas pelas contas que são referência para o seu negócio, usar sinônimos também é legal, mas não use palavras genéricas demais.

 

Para saber se uma hashtag é boa para o seu conteúdo, use o buscador do próprio Instagram para saber quais hashtags as pessoas mais utilizam.

 

[rock-convert-cta id=”49570″]

 

Outra ideia muito interessante é criar sua própria hashtag relacionada a sua marca.

 

Depois de descobrir quais as melhores hashtags para consolidar sua marca, crie uma lista e utilize sempre as hashtags desta seleção, isso facilitará seu trabalho.

 

  • Importante: não edite o post depois de publicado para acrescentar hashtags, isso pode diminuir o alcance.

 

Essas foram as melhores dicas sobre como vender no Instagram e consolidar a sua marca na rede social! Espero ter ajudado, agora basta que você coloque essas ações em prática!

 

Leia também: Saiba como vender pelo Instagram com sua loja virtual

 

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