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O Marketing de Afiliados é um novo formato de marketing que tem como objetivo ampliar as formas e canais de comunicação que consigam chamar a atenção do consumidor.

 

Se você nunca ouviu falar sobre Marketing de Afiliados e nem sabia que esta é uma maneira de trabalhar na internet, acompanhe este post e descubra tudo sobre esse assunto!

 

Marketing de afiliados é uma daquelas oportunidades que só o meio digital pode proporcionar de maneira tão efetiva. Essa é uma estratégia que permite, por exemplo, que qualquer pessoa ganhe dinheiro com um blog e fazendo publicações em redes sociais.

 

A ideia por trás do Marketing de afiliados é promover produtos de outras pessoas, ganhando uma comissão se as pessoas realmente comprarem o produto graças ao seu marketing.

 

O Marketing de afiliados deu tão certo que, hoje em dia, existem vários e-commerces que abrem seus produtos para afiliação com o intuito de fazer mais vendas.

 

Se você tem interesse em se tornar um afiliado, essa é a oportunidade de tirar suas dúvidas! Então, continue lendo!

O que é Marketing de Afiliados?

Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial em que o Afiliado divulga o produto de uma empresa em troca de uma comissão por cada venda realizada, por exemplo. 

 

O Marketing de Afiliados é uma alternativa extremamente interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma ótima ferramenta para quem que deseja aumentar a divulgação dos seus produtos online.

 

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Apesar de parecer uma novidade, esse modelo de negócios surgiu na década de 90, quando a Amazon começou a disponibilizar o serviço para quem quisesse divulgar os produtos disponíveis na loja.

 

Tudo que ela precisava fazer era criar um banco de cadastros e esperar que os Afiliados fizessem todo o trabalho de divulgação por ela. Se a estratégia resultasse em vendas, ótimo! Se não, eles não gastavam nenhum centavo. Genial, não é?

 

Portanto, o Marketing de Afiliados pode ser visto como um processo de espalhar a criação de um produto, e fazer o marketing desses produtos através de diferentes partes, onde cada parte recebe uma parcela da renda, de acordo com a sua contribuição.

 

O Marketing de Afiliados é uma excelente forma de trabalhar em casa pela internet e de alcançar um público bem maior, caso você seja uma empresa.

Grupos que formam o Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é formado basicamente por quatro grupos, que são:

 

  • Produtores (vendedores);
  • Afiliados;
  • Clientes;
  • Canais ou rede.

Produtores (vendedores)

Essa é a parte que cria o produto.

 

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Os produtores (ou vendedores) são as empresas ou empreendedores que criam (possuem) um produto para que seja vendido através do Marketing de Afiliados.

 

Para impulsionar as vendas do seu produto, o produtor (vendedor) ou a empresa utiliza plataformas de afiliados sempre que pensa em lançar ou divulgar um novo produto.

 

Através do Marketing de Afiliados, o produtor (vendedor) ou a empresa aumenta o alcance do público-alvo e, consequentemente, as vendas também.

Afiliados

Os afiliados são as pessoas que divulgam o produto através de estratégias de marketing digital e que recebem uma comissão por cada venda que for realizada.

 

A divulgação do produto do Marketing de Afiliados pode ser em suas redes sociais, através de um blog, anúncios, banners em blogs de terceiros, entre outras estratégias.

Clientes

Os clientes são as pessoas atraídas pelo afiliado e que fecham a compra do produto oferecido.

Canais

Os canais do Marketing de Afiliados funcionam como um intermediário entre o afiliado e o comerciante

 

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Algumas vezes, os afiliados têm que passar por um canal para conseguir promover um produto. Um exemplo disso é quando o comerciante lança o seu produto no canal. O canal do Marketing de Afiliados, então, serve de base de dados de muitos produtos, dos quais o afiliado pode escolher qual ele quer promover.

Tipos de marketing de Afiliados

Existem diversos formatos para programas de Afiliados. Cabe ao Produtor decidir qual deles é o mais adequado para o seu negócio e para os seus objetivos e metas. A seguir, explicamos cada um dos diferentes Programas de Afiliados, continue lendo.

Custo por Clique (CPC)

Neste tipo de programa, o Afiliado ganha a comissão por clique, ou seja, ele ganha toda vez que alguém clicar no banner, pop-up, ou qualquer publicidade que estiver em exibição no seu blog, site ou redes sociais. 

Custo por Ação (CPA) ou Custo por Lead Válida (CPL)

Já no custo por ação, o Afiliado só é remunerado se os usuários clicarem na publicidade e realizarem alguma ação na página de destino do anúncio, que pode ser realizar um cadastro, solicitar um orçamento ou fazer uma compra.

Custo por Mil Impressões (CPM)

No formato Custo Por Mil Impressões (CPM), o anunciante paga um valor fixo para o Afiliado, quando o banner publicitário alcança mil visualizações. 

Custo por Venda (CPV)

Neste modelo, o Afiliado só recebe a comissão quando o link compartilhado por ele gera vendas e é a melhor opção para o pequeno produtor.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

Custo por Formulário (CPF)

No Custo por Formulário, o afiliado é remunerado sempre que o usuário preencher um formulário, deixando os seus dados para contato. Nesse tipo de divulgação, a empresa ou produtor paga por cada formulário registrado.

 

E aí, já escolheu o formato de anúncio que você vai fazer ao aderir a um programa de Marketing de Afiliados?

Canais utilizados para marketing de afiliados

Primeiro vale ressaltar que para fazer o Marketing de Afiliados com sucesso, não é necessário que você tenha um canal exclusivo para isso, embora seja altamente recomendável que você tenha, caso queira alcançar seus consumidores onde quer que eles estejam. 

 

Separei alguns canais que podem ser utilizados para fazer o Marketing de Afiliados e venda de produtos.

Site

A principal vantagem de ter um site é a liberdade editorial que o Afiliado tem para divulgar, além da quantidade de opções que ele pode utilizar para deixar a página com a cara da sua audiência.

Blog

Ter um blog também é útil para quem faz muitos reviews sobre produtos, pois permite que você utilize argumentos visuais e escritos para persuadir seus leitores e reforçar a sua autoridade naquele assunto.

 

Você pode usar o blog para publicar conteúdo útil e de qualidade para o público que você deseja atingir e ainda acrescentar quantos links achar necessário, sem ser punido por isso, o que não é possível em plataformas de terceiros.

 

Você pode monetizar o conteúdo do seu blog de algumas formas, como: deixando o seu link de afiliado no decorrer do conteúdo; colocando banners nas laterais ou no final da página; criando conteúdo relacionado com o produto ou serviço que você promove (resenhas, por exemplo).

 

Quanto mais valor você oferecer ao seu público-alvo através do conteúdo do seu blog, mais tráfego orgânico você vai conseguir atrair e, consequentemente, mais vendas.

Redes sociais

As Redes sociais são os canais mais utilizados para divulgar produtos e serviços, e podem trazer resultados expressivos em vendas.

 

As principais redes utilizadas com essa finalidade são Facebook ,Twitter, Instagram, Pinterest e Youtube. Devido ao seu alcance, são excelentes canais para quem deseja se tornar reconhecido.

 

Além disso, é preciso identificar em qual dessas redes sociais o seu público-alvo está, antes de fazer algum investimento. As redes sociais também ajudam a gerar engajamento, o que é um item muito importante no Marketing de Afiliados, então, bem muito nas suas estratégias. Isso porque o engajamento potencializa a conversão de leitores em leads e leads em clientes.

E-mail marketing

Muitas empresas ainda usam o e-mail marketing como canal de divulgação de um produto ou serviço e continuarão usando por muito tempo.

 

O Afiliado que possui uma base sólida de e-mails tem a oportunidade de construir um relacionamento a longo prazo com seus leads, entregar conteúdo de qualidade para essas pessoas, e até convencê-las a fazer a compra por meio do e-mail marketing.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

 

Trata-se de uma estratégia simples e ao mesmo tempo eficaz, pois mostra para as pessoas que te acompanham que você não está interessado apenas em fazer a venda, mas sim em agregar valor à jornada de compra dessas pessoas, aprofundando os conhecimentos que esses usuários têm sobre o seu produto ou solução. 

 

É importante que você não envie somente ofertas do produto, para não incomodar o futuro cliente, correndo o risco de perdê-lo de vez.

YouTube

Se você ainda não faz vídeos para o YouTube, é hora de considerar essa possibilidade. O formato audiovisual tende a crescer e é uma boa opção para o Marketing de Afiliados.

 

79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo para conhecer um produto do que ler um texto em uma página, sabia? Então, não tenha dúvidas de que criar um canal no YouTube é uma boa opção.

Vantagens de trabalhar com marketing de afiliados

As vantagens e benefícios do Marketing de Afiliados são tanto para as empresas que vendem os produtos ou serviços quanto para o afiliado. E, além disso, esse tipo de marketing tem um potencial grande para venda, pois não é um tipo de propaganda invasiva, assim não existe tanta resistência da audiência

 

Sendo assim, se você tem interesse em aderir a programas de Marketing de Afiliados, saiba que essa é uma estratégia para obter uma renda extra no mês.

 

E a boa notícia é que você também não vai precisar pagar por isso, pois a adesão às redes de afiliados é gratuita.

 

Atuando no Marketing de Afiliados, você terá mais liberdade para organizar seus horários e poderá trabalhar de qualquer lugar.

 

Para trabalhar com o Marketing de Afiliados não é preciso ter um curso superior no assunto. O mais importante nessa profissão é saber utilizar sua influência e seu poder de persuasão para indicar produtos ou serviços que sua audiência pode realmente gostar.

 

Desde que você conheça bem seu público, é mais fácil selecionar produtos ou serviços que solucionam as dores dele.

 

O empreendedor que opta pelo Marketing de Afiliados economiza tempo e dinheiro com a divulgação de seus produtos, já que outras pessoas estão desempenhando essa tarefa. Com isso, ele consegue ter mais tempo para investir em melhorias no produto, por exemplo.

 

E o melhor de tudo isso é que, para isso, o produtor economiza muito dinheiro que gastaria com anúncios.

 

Ademais, quanto maior a exposição de seu produto, mais gente acessa seu site. Sendo assim, maiores serão as suas chances de fazer vendas, o que é, basicamente, o objetivo de qualquer empreendedor.

 

Para trabalhar como afiliado você não precisa desembolsar quase nada. Praticamente tudo que você vai precisar para trabalhar com o Marketing de Afiliados é disponibilizado de maneira gratuita, começando pela inscrição e afiliação nas plataformas especializadas até a estrutura de um canal para trabalhar a divulgação do produto. Muito bom, não é?

 

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Como afiliado, você não vai precisar oferecer um serviço de suporte ao cliente, pois a empresa ou o produtor é quem fica responsável por essa parte, mais uma vantagem!

Como ser um Afiliado

Escolha um Programa de Afiliados

O primeiro passo é escolher um bom Programa de Afiliados para fazer parte. 

 

Existem diversas empresas que oferecem Programas de Afiliados, sejam de produtos físicos ou digitais. Você deve pesquisar bastante antes de escolher a sua, para garantir que seu trabalho será bem recompensado. 

Escolha os produtos certos para divulgar

O segundo passo para se tornar um Afiliado de sucesso é escolher os produtos adequados para a sua audiência.

 

Também é interessante que você conheça bem os produtos antes de anunciá-los, para fazer uma publicidade que passe credibilidade. Por isso, peça informações sobre o produto, avalie a pontuação dada pelos consumidores e peça para o Produtor te enviar uma amostra, por exemplo.

Faça publicidade paga

A publicidade paga é um caminho relativamente mais curto para alcançar a sua persona enquanto você trabalha sua estratégia de alcance orgânico.

 

Além disso, você terá um tráfego maior não apenas em publicações onde faz marketing de afiliados, mas no seu canal digital como um todo.

Escolha os canais para divulgação

Se você trabalha como um influenciador digital, seu ponto forte são suas redes sociais. Portanto, as chances de seus seguidores verem um link em seu canal no YouTube ou em sua página no Facebook são muito maiores do que se você utilizasse outros meios para sua divulgação. Por isso, escolar os canais de divulgação certos para começar o Marketing de Afiliados!

 

Uma das melhores formas de convencer os possíveis compradores sobre a qualidade daquele produto que você está revendendo com o Marketing de Afiliados é fazendo demonstrações, por meio de webinars e outras transmissões online como stories e vídeos curtos no Instagram e Facebook, por exemplo. 

 

Assim, os espectadores também podem interagir e fazer perguntas, o que te ajudará a entender as reais necessidades deste público e, assim, aprimorar a sua estratégia de vendas.

Conclusão

Neste post, você aprendeu que o Marketing de Afiliados é uma boa maneira de começar a fazer um negócio online e ele pode ser muito vantajoso quando feito corretamente. Viu o que ele é, os tipos, quem o compõe, os canais de divulgação e os benefícios de ser um afiliado.

 

Espero ter te ajudado e tirado todas as suas dúvidas! Se gostou do post ou quer fazer alguma pergunta sobre o Marketing de Afiliados, deixe seu comentário!

 

Saiba como fazer o seu e-commerce decolar nas vendas!

 

Se deseja saber mais sobre o Marketing de Afiliados, leia este post sobre: “Programa de Afiliados: o que é, como funciona e sua importância”!

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Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no time de Marketing e Comunicação na iSET e amante de gatos.
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